BARROSO, Adriana Lobo et al.. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60439>. Acesso em: 23/12/2024 04:08
A REFLEXÃO ÉTICA PERPASSA TODOS OS ASPECTOS DA SOCIEDADE COMO A POLÍTICA, A ECONOMIA, A ECOLOGIA, OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E RELIGIOSAS. NO ENTANTO, EXISTE ATUALMENTE UM DESRESPEITO GERAL EM RELAÇÃO A TUDO, POR QUE NA BASE NÃO ESTÃO SENDO TRABALHADOS E CONSTRUÍDOS OS VALORES HUMANOS. FALA-SE MUITO EM CRISE DE VALORES NO MEIO SOCIAL, MAS NÃO SE FALA EM FORTALECER A BASE EDUCACIONAL, INTRODUZINDO A ÉTICA NO CURRÍCULO ESCOLAR. OBJETIVAMOS A ÉTICA EM CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS COMO SERES HUMANOS E, SOBRETUDO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, POIS ASSUMIRÁ O FOCO EQUITATIVO, ONDE TODOS TÊM OS MESMOS DIREITOS E, SOBRETUDO SE RECONHECERÁ AS HABILIDADES E CAPACIDADES DE CADA UM DENTRO DE SUAS NECESSIDADES. POR OUTRO LADO, O ALUNO TAMBÉM IRÁ PERCEBER QUE, ASSIM COMO ELE, O OUTRO TAMBÉM PODE E DEVE APRENDER A RESPEITAR SEU POTENCIAL E SEU CONHECIMENTO. O TRABALHO INVESTIGATIVO DESTA PESQUISA, ATRAVÉS DE ANÁLISE DOCUMENTAL E DISCURSIVA, VISA PROPORCIONAR UMA TROCA DE CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIAS EM TER OS EDUCANDOS, UM AUXILIANDO O OUTRO E TODOS CONSTRUINDO UM SABER DIFERENCIADO, ELABORADO NA COLETIVIDADE, NO DIÁLOGO IGUALITÁRIO, NO RESPEITO À INTELIGÊNCIA CULTURAL, CONTRIBUINDO COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, A PARTIR DE UMA DIMENSÃO INSTRUMENTAL, NA CRIAÇÃO DE SENTIDOS, SEM EXCLUIR A SOLIDARIEDADE E A IGUALDADE DE DIFERENÇAS. TUDO ISSO SE FAZ POSSÍVEL, QUANDO SE TRABALHA A ÉTICA E A TECNOLOGIA COMO ALIADAS NO COTIDIANO ESCOLAR, ATENDENDO ASSIM AS EXIGÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PÓS-MODERNA.