Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE TECNOLOGIAS SOCIAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DOS ALUNOS DO CAMPO: UMA DISCUSSÃO EMINENTE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, INCLUSÃO, TECNOLOGIA SOCIAL, COOPERATIVISMO Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62916
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5989
    "inscrito_id" => 12763
    "titulo" => "USO DE TECNOLOGIAS SOCIAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DOS ALUNOS DO CAMPO: UMA DISCUSSÃO EMINENTE"
    "resumo" => "NÃO TEM COMO FALAR DE TECNOLOGIA SOCIAL SEM FALAR DE INCLUSÃO, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AOS ESTUDANTES DE ESCOLAS DO CAMPO, ONDE AO LONGO DE DÉCADAS FORAM ESCOLAS INVISÍVEIS, VIVENDO À SOMBRA DE MODELOS FRACASSADOS DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS, E QUE POUCO VALORIZOU A IDENTIDADE E CULTURA INDIVIDUAL COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, COMO DIZ PAULO FREIRE NO SEU LIVRO SOBRE A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA.  O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI UTILIZAR AS TECNOLOGIAS SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZADO E AVALIAR ESSA FERRAMENTA COMO RECURSO DE INCLUSÃO PARA OS ALUNOS DO CAMPO. O PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA FOI DESENVOLVIDO NO CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO RECÔNCAVO JONIVAL LUCAS, LOCALIZADA NA CIDADE DE SAPEAÇU-BA, NO PERÍODO DE JULHO A SETEMBRO DO ANO LETIVO 2019 NA TURMA DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, SENDO ESTA TURMA DO CURSO DE INFORMÁTICA. COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM, FOI SOLICITADO AOS ALUNOS QUE, FUGINDO UM POUCO DESSE MODELO TECNOLÓGICO FRUTO DO CAPITALISMO, ELES PENSASSEM DE QUE FORMA A TECNOLOGIA SOCIAL PODERIA ESTAR INSERIDA NO CONTEXTO DE CADA UM, GERANDO PRODUTOS QUE FOSSEM ECONOMICAMENTE VIÁVEIS E DE INTEGRAÇÃO SOCIAL. COMO PRODUTOS, FORAM CRIADOS PELOS ESTUDANTES, UMA CALHA CONSTRUÍDA COM GARRAFA PET, QUE SERÁ COLOCADA EM UMA ÁREA DA ESCOLA PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA, CRIAÇÃO DE UM COMEDOURO E UM BEBEDOURO COM GALÕES DE ÁGUA DESCARTADOS, QUE SERÁ UTILIZADO EM UM GALINHEIRO E UMA COMPOSTEIRA JÁ ADOTADA PELA ESCOLA. DURANTE TODAS AS ETAPAS DE PRODUÇÃO, HABILIDADES COMO A COMUNICAÇÃO, A COLABORAÇÃO, E A CRIATIVIDADE FORAM TRABALHADAS NA PERSPECTIVA DE POSSIBILITAR EXPERIÊNCIAS QUE PUDESSEM DE FATO GERAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, INCLUSÃO, TECNOLOGIA SOCIAL, COOPERATIVISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID12763_03102019234933.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAUL LOMBA BULHOSA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SAUL LOMBA"
    "autor_email" => "lombasaul1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO BAIANO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62916
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5989
    "inscrito_id" => 12763
    "titulo" => "USO DE TECNOLOGIAS SOCIAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DOS ALUNOS DO CAMPO: UMA DISCUSSÃO EMINENTE"
    "resumo" => "NÃO TEM COMO FALAR DE TECNOLOGIA SOCIAL SEM FALAR DE INCLUSÃO, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AOS ESTUDANTES DE ESCOLAS DO CAMPO, ONDE AO LONGO DE DÉCADAS FORAM ESCOLAS INVISÍVEIS, VIVENDO À SOMBRA DE MODELOS FRACASSADOS DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS, E QUE POUCO VALORIZOU A IDENTIDADE E CULTURA INDIVIDUAL COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, COMO DIZ PAULO FREIRE NO SEU LIVRO SOBRE A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA.  O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI UTILIZAR AS TECNOLOGIAS SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZADO E AVALIAR ESSA FERRAMENTA COMO RECURSO DE INCLUSÃO PARA OS ALUNOS DO CAMPO. O PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA FOI DESENVOLVIDO NO CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO RECÔNCAVO JONIVAL LUCAS, LOCALIZADA NA CIDADE DE SAPEAÇU-BA, NO PERÍODO DE JULHO A SETEMBRO DO ANO LETIVO 2019 NA TURMA DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, SENDO ESTA TURMA DO CURSO DE INFORMÁTICA. COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM, FOI SOLICITADO AOS ALUNOS QUE, FUGINDO UM POUCO DESSE MODELO TECNOLÓGICO FRUTO DO CAPITALISMO, ELES PENSASSEM DE QUE FORMA A TECNOLOGIA SOCIAL PODERIA ESTAR INSERIDA NO CONTEXTO DE CADA UM, GERANDO PRODUTOS QUE FOSSEM ECONOMICAMENTE VIÁVEIS E DE INTEGRAÇÃO SOCIAL. COMO PRODUTOS, FORAM CRIADOS PELOS ESTUDANTES, UMA CALHA CONSTRUÍDA COM GARRAFA PET, QUE SERÁ COLOCADA EM UMA ÁREA DA ESCOLA PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA, CRIAÇÃO DE UM COMEDOURO E UM BEBEDOURO COM GALÕES DE ÁGUA DESCARTADOS, QUE SERÁ UTILIZADO EM UM GALINHEIRO E UMA COMPOSTEIRA JÁ ADOTADA PELA ESCOLA. DURANTE TODAS AS ETAPAS DE PRODUÇÃO, HABILIDADES COMO A COMUNICAÇÃO, A COLABORAÇÃO, E A CRIATIVIDADE FORAM TRABALHADAS NA PERSPECTIVA DE POSSIBILITAR EXPERIÊNCIAS QUE PUDESSEM DE FATO GERAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, INCLUSÃO, TECNOLOGIA SOCIAL, COOPERATIVISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID12763_03102019234933.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAUL LOMBA BULHOSA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SAUL LOMBA"
    "autor_email" => "lombasaul1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO BAIANO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

NÃO TEM COMO FALAR DE TECNOLOGIA SOCIAL SEM FALAR DE INCLUSÃO, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AOS ESTUDANTES DE ESCOLAS DO CAMPO, ONDE AO LONGO DE DÉCADAS FORAM ESCOLAS INVISÍVEIS, VIVENDO À SOMBRA DE MODELOS FRACASSADOS DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS, E QUE POUCO VALORIZOU A IDENTIDADE E CULTURA INDIVIDUAL COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, COMO DIZ PAULO FREIRE NO SEU LIVRO SOBRE A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI UTILIZAR AS TECNOLOGIAS SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZADO E AVALIAR ESSA FERRAMENTA COMO RECURSO DE INCLUSÃO PARA OS ALUNOS DO CAMPO. O PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA FOI DESENVOLVIDO NO CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO RECÔNCAVO JONIVAL LUCAS, LOCALIZADA NA CIDADE DE SAPEAÇU-BA, NO PERÍODO DE JULHO A SETEMBRO DO ANO LETIVO 2019 NA TURMA DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, SENDO ESTA TURMA DO CURSO DE INFORMÁTICA. COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM, FOI SOLICITADO AOS ALUNOS QUE, FUGINDO UM POUCO DESSE MODELO TECNOLÓGICO FRUTO DO CAPITALISMO, ELES PENSASSEM DE QUE FORMA A TECNOLOGIA SOCIAL PODERIA ESTAR INSERIDA NO CONTEXTO DE CADA UM, GERANDO PRODUTOS QUE FOSSEM ECONOMICAMENTE VIÁVEIS E DE INTEGRAÇÃO SOCIAL. COMO PRODUTOS, FORAM CRIADOS PELOS ESTUDANTES, UMA CALHA CONSTRUÍDA COM GARRAFA PET, QUE SERÁ COLOCADA EM UMA ÁREA DA ESCOLA PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA, CRIAÇÃO DE UM COMEDOURO E UM BEBEDOURO COM GALÕES DE ÁGUA DESCARTADOS, QUE SERÁ UTILIZADO EM UM GALINHEIRO E UMA COMPOSTEIRA JÁ ADOTADA PELA ESCOLA. DURANTE TODAS AS ETAPAS DE PRODUÇÃO, HABILIDADES COMO A COMUNICAÇÃO, A COLABORAÇÃO, E A CRIATIVIDADE FORAM TRABALHADAS NA PERSPECTIVA DE POSSIBILITAR EXPERIÊNCIAS QUE PUDESSEM DE FATO GERAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.