A FORMAÇÃO INICIAL DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E O OBJETO DA SURDEZ: LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE LICENCIADOS DA UFPA/CAMETÁ.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58367 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1965 "inscrito_id" => 2883 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E O OBJETO DA SURDEZ: LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE LICENCIADOS DA UFPA/CAMETÁ." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO INTITULADO “A FORMAÇÃO INICIAL DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E O OBJETO DA SURDEZ: LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE LICENCIADOS DA UFPA/CAMETÁ”, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR E PROBLEMATIZAR OS DIZERES DOS GRADUANDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS SOBRE O OBJETO EDUCAÇÃO DE SURDOS E LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. EM SÍNTESE, O PRESENTE ARTIGO FARÁ UMA ABORDAGEM SOBRE A SURDEZ NO CAMPO LEGAL E SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA SE CARACTERIZOU EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, CARACTERÍSTICO DE UM ESTUDO DE CASO. PARA COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE A ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA E A ANÁLISE DE CONTEÚDO DIVIDIDO EM CATEGORIAS ANALÍTICAS. DESSA FORMA, OS RESULTADOS OBTIDOS DESTACAM QUE A DISCIPLINA LIBRAS, COM 51 HORAS, NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS É A ÚNICA QUE PROPORCIONA CONHECIMENTOS RELACIONADOS A SURDEZ, CONTUDO, É UNANIME NA FALA DOS ENTREVISTADOS A SUPERFICIALIDADE ENCONTRADO EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA, SEGUNDO OS ENTREVISTADOS SOMENTE ELA NÃO É O SUFICIENTE PARA A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA DESENVOLVER UMA AULA DE CIÊNCIAS QUE REALMENTE OS ALUNOS SURDOS ENTENDAM O ASSUNTO QUE ESTÁ SENDO MINISTRADO FAZENDO USO DA LIBRAS E METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, COMO POR EXEMPLO, OS RECURSOS IMAGÉTICOS. SOMANDO-SE A ISSO, DESTACA AO FATO DA DISCIPLINA SER OFERTADA NO ÚLTIMO SEMESTRE DA GRADE CURRICULAR, APÓS AS DISCIPLINAS DE ESTÁGIOS E PRÁTICAS DOCENTES, TAMBÉM FOI QUESTIONADO, PRINCIPALMENTE POR AQUELES QUE TIVERAM EXPERIÊNCIAS NO PERÍODO DOS ESTÁGIOS COM ALUNOS SURDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, SURDEZ, LIBRAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2883_15082019114746.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEICILENE FERREIRA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "LENE MONTEIRO" "autor_email" => "lenemonteiro1996@gmail.co" "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58367 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1965 "inscrito_id" => 2883 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E O OBJETO DA SURDEZ: LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE LICENCIADOS DA UFPA/CAMETÁ." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO INTITULADO “A FORMAÇÃO INICIAL DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E O OBJETO DA SURDEZ: LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE LICENCIADOS DA UFPA/CAMETÁ”, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR E PROBLEMATIZAR OS DIZERES DOS GRADUANDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS SOBRE O OBJETO EDUCAÇÃO DE SURDOS E LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. EM SÍNTESE, O PRESENTE ARTIGO FARÁ UMA ABORDAGEM SOBRE A SURDEZ NO CAMPO LEGAL E SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA SE CARACTERIZOU EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, CARACTERÍSTICO DE UM ESTUDO DE CASO. PARA COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE A ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA E A ANÁLISE DE CONTEÚDO DIVIDIDO EM CATEGORIAS ANALÍTICAS. DESSA FORMA, OS RESULTADOS OBTIDOS DESTACAM QUE A DISCIPLINA LIBRAS, COM 51 HORAS, NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS É A ÚNICA QUE PROPORCIONA CONHECIMENTOS RELACIONADOS A SURDEZ, CONTUDO, É UNANIME NA FALA DOS ENTREVISTADOS A SUPERFICIALIDADE ENCONTRADO EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA, SEGUNDO OS ENTREVISTADOS SOMENTE ELA NÃO É O SUFICIENTE PARA A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA DESENVOLVER UMA AULA DE CIÊNCIAS QUE REALMENTE OS ALUNOS SURDOS ENTENDAM O ASSUNTO QUE ESTÁ SENDO MINISTRADO FAZENDO USO DA LIBRAS E METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, COMO POR EXEMPLO, OS RECURSOS IMAGÉTICOS. SOMANDO-SE A ISSO, DESTACA AO FATO DA DISCIPLINA SER OFERTADA NO ÚLTIMO SEMESTRE DA GRADE CURRICULAR, APÓS AS DISCIPLINAS DE ESTÁGIOS E PRÁTICAS DOCENTES, TAMBÉM FOI QUESTIONADO, PRINCIPALMENTE POR AQUELES QUE TIVERAM EXPERIÊNCIAS NO PERÍODO DOS ESTÁGIOS COM ALUNOS SURDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, SURDEZ, LIBRAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2883_15082019114746.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEICILENE FERREIRA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "LENE MONTEIRO" "autor_email" => "lenemonteiro1996@gmail.co" "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }