Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROGRAMA PNAIC E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR

Palavra-chaves: PROGRAMA PNAIC, CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61623
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1003
    "inscrito_id" => 2734
    "titulo" => "O PROGRAMA PNAIC E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS DA PESQUISA REALIZADA NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO, QUE TEVE COMO INTUITO PRINCIPAL ANALISAR O PROGRAMA PNAIC E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. PARA TANTO, DEFINIMOS TRÊS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CARACTERIZAR AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR, CONSIDERANDO SEU PERCURSO FORMATIVO E AS BASES DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PNAIC; DESCREVER E ANALISAR O PROCESSO E AS MEDIAÇÕES DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO E ANALISAR AS IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA PNAIC PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR, TENDO COMO REFERÊNCIA A PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. A TRILHA METODOLÓGICA TEVE COMO BASE AS TÉCNICAS DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ANÁLISE DOCUMENTAL, O LOCAL DA PESQUISA FOI NAS TURMAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA ESCOLA URBANA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM. A PESQUISA REVELOU QUE A PROPOSTA METODOLÓGICA DO PROGRAMA PNAIC, DESENVOLVIDA DURANTE AS FORMAÇÕES CONTINUADAS, INCIDIU DIRETAMENTE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS, POIS ELEMENTOS DA PROPOSTA FORAM INCORPORADOS NA ROTINA DAS PROFESSORAS COM AS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO. VERIFICOU-SE SER VIÁVEL, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, AS IDEIAS E O USO DOS RECURSOS PROPOSTOS PELO PROGRAMA PNAIC. MAS VALE RESSALTAR QUE AS IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA PNAIC AINDA NÃO ALTERARAM, EFETIVAMENTE, A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA PNAIC, CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID2734_07082019123616.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH ARAUJO D ACUNHA"
    "autor_nome_curto" => "RUTH CUNHA"
    "autor_email" => "pedagogaruth@gmail.com"
    "autor_ies" => "SEMED MANAUS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61623
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1003
    "inscrito_id" => 2734
    "titulo" => "O PROGRAMA PNAIC E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS DA PESQUISA REALIZADA NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO, QUE TEVE COMO INTUITO PRINCIPAL ANALISAR O PROGRAMA PNAIC E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. PARA TANTO, DEFINIMOS TRÊS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CARACTERIZAR AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR, CONSIDERANDO SEU PERCURSO FORMATIVO E AS BASES DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PNAIC; DESCREVER E ANALISAR O PROCESSO E AS MEDIAÇÕES DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO E ANALISAR AS IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA PNAIC PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR, TENDO COMO REFERÊNCIA A PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. A TRILHA METODOLÓGICA TEVE COMO BASE AS TÉCNICAS DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ANÁLISE DOCUMENTAL, O LOCAL DA PESQUISA FOI NAS TURMAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA ESCOLA URBANA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM. A PESQUISA REVELOU QUE A PROPOSTA METODOLÓGICA DO PROGRAMA PNAIC, DESENVOLVIDA DURANTE AS FORMAÇÕES CONTINUADAS, INCIDIU DIRETAMENTE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS, POIS ELEMENTOS DA PROPOSTA FORAM INCORPORADOS NA ROTINA DAS PROFESSORAS COM AS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO. VERIFICOU-SE SER VIÁVEL, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, AS IDEIAS E O USO DOS RECURSOS PROPOSTOS PELO PROGRAMA PNAIC. MAS VALE RESSALTAR QUE AS IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA PNAIC AINDA NÃO ALTERARAM, EFETIVAMENTE, A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA PNAIC, CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID2734_07082019123616.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH ARAUJO D ACUNHA"
    "autor_nome_curto" => "RUTH CUNHA"
    "autor_email" => "pedagogaruth@gmail.com"
    "autor_ies" => "SEMED MANAUS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS DA PESQUISA REALIZADA NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO, QUE TEVE COMO INTUITO PRINCIPAL ANALISAR O PROGRAMA PNAIC E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. PARA TANTO, DEFINIMOS TRÊS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CARACTERIZAR AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR, CONSIDERANDO SEU PERCURSO FORMATIVO E AS BASES DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PNAIC; DESCREVER E ANALISAR O PROCESSO E AS MEDIAÇÕES DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO E ANALISAR AS IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA PNAIC PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR, TENDO COMO REFERÊNCIA A PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. A TRILHA METODOLÓGICA TEVE COMO BASE AS TÉCNICAS DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ANÁLISE DOCUMENTAL, O LOCAL DA PESQUISA FOI NAS TURMAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA ESCOLA URBANA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM. A PESQUISA REVELOU QUE A PROPOSTA METODOLÓGICA DO PROGRAMA PNAIC, DESENVOLVIDA DURANTE AS FORMAÇÕES CONTINUADAS, INCIDIU DIRETAMENTE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS, POIS ELEMENTOS DA PROPOSTA FORAM INCORPORADOS NA ROTINA DAS PROFESSORAS COM AS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO. VERIFICOU-SE SER VIÁVEL, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, AS IDEIAS E O USO DOS RECURSOS PROPOSTOS PELO PROGRAMA PNAIC. MAS VALE RESSALTAR QUE AS IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA PNAIC AINDA NÃO ALTERARAM, EFETIVAMENTE, A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.