ESTE RESUMO NARRA A TRAJETÓRIA DE UM “PROJETO” ATIVIDADE QUE INICIOU EM 2018 E TEVE FIM EM 2019, RELACIONANDO QUESTÕES DE GÊNERO, FEMINISMO, EMPODERAMENTO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. A QUESTÃO ORIENTADORA QUE SEGUIU PARA ESTÁ CONSTRUÇÃO FOI: COMO EMPODERAR AS ALUNAS, A PARTIR DOS SEUS CABELOS, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? A PARTIR DESSA INQUIETUDE A PESQUISA SE PROPÔS A DIALOGAR ATRAVÉS DAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS COM REFERÊNCIAS AOS ESTUDOS TEÓRICOS DE GÊNERO E FEMINISMO. ATRAVÉS DE CONVERSAS INFORMAIS EM SALA DE AULA, RELACIONADOS AO CABELO, RELATOS DE PRECONCEITO QUANTO AO CABELO CRESPO FORAM SURGINDO. DE MANEIRA, AO QUE ME PARECE SER POSITIVA, AS ALUNAS COMEÇARAM A SE EMPODERAR A RESPEITO DE SEUS PRÓPRIOS CABELOS, DESSA VEZ USANDO-OS SOLTOS, COM FITAS, LAÇOS E MUITOS CACHOS.