O SER HUMANO SE LIGA AO ESPAÇO DA MESMA FORMA QUE SE LIGA AO TEMPO, FAZ PARTE DA SUA SOBREVIVÊNCIA CONHECER O SEU MEIO, E ESSA PERSPECTIVA INFLUI NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE. A CIDADE ACOMPANHA TODO UM CONTEXTO SOCIOPOLÍTICO, A DINÂMICA CULTURAL VERSA SOBRE ESSE AMBIENTE E É PERCEBIDA PELAS MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS ADVINDAS NO TEMPO. EM UMA CONCEPÇÃO HISTÓRICA, A CIDADE PODE SER PENSADA COMO UM LUGAR DE MEMÓRIA, NESTA PERSPECTIVA, OS TOPÔNIMOS APARECEM COMO UM RECORTE TEMPORAL DESSAS VIVÊNCIAS, ASSIM, VALENDO-SE COMO FERRAMENTAS DA HISTÓRIA. O VIÉS DESTA PESQUISA SE VOLTA PARA REFLETIR NO USO DAS NOMEAÇÕES DOS ESPAÇOS UMA ALTERNATIVA A SE PENSAR O ENSINO DE HISTÓRIA E SUA INTERDISCIPLINARIDADE, ANALISANDO A TOPONÍMIA COMO UM CONCEITO ATRELADO A UM PROCESSO SOCIOCULTURAL E QUE EXPRESSA VIVÊNCIAS DE UMA DADA REALIDADE, INTERAGINDO COM ASPECTOS HISTÓRICOS, GEOGRÁFICOS, EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS. ESTE TRABALHO, PROPÕE O ESTÍMULO DE PESQUISAS TOPONÍMICAS NA ESCOLA BÁSICA, ATUANDO COMO AUXÍLIO METODOLÓGICO AO CAMPO DA HISTÓRIA. INCENTIVAR OS ALUNOS A PROCURAR O CONTEXTO DE PRODUÇÃO DOS TOPÔNIMOS, É CONFRONTÁ-LOS A REFLETIR A HISTÓRIA E AS TEMPORALIDADES CONSTITUÍDAS, PERMITINDO O CONTATO COM VALORES E CARACTERÍSTICAS DE GRUPOS PASSADOS. AS ESCOLHAS SÃO ATOS POLÍTICOS E OS TOPÔNIMOS SÃO FRUTOS DE ESCOLHAS, CONHECER A SUA CONSTRUÇÃO É EXERCER CIDADANIA, AO ENTENDER A PRÓPRIA HISTÓRIA.