A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) ESTRUTUROU-SE NO BRASIL, NA DÉCADA DE 1990 COM A APROVAÇÃO DA ATUAL LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9394/1996 E SUAS ALTERAÇÕES) E GANHA NOVOS CONTORNOS E DIRETRIZES COM A CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM (2008). O OBJETIVO DESTE ARTIGO É COMPREENDER OS SIGNIFICADOS SOCAIS ACERCA DESSA MODALIDADE DE ENSINO QUE SERÁ RESPONDIDO PELO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO ESSA MODALIDADE DE ENSINO TEM CONSTITUÍDO COM A CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO? COMO RECORTE HISTÓRICO, ELEGEMOS O PERÍODO DE 1990 E 2010. ESTE ARTIGO É DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL E TEM COMO APORTE TEÓRICO SAVIANI (2003; 2009; 2012), MANACORDA (2010), FRIGOTTO; CIAVATA E RAMOS (2005) SANTOS (2016), RIBEIRO (2003) BRASIL (1996; 2004; 2008), DENTRE OUTROS. AO FINAL CONSTATA-SE A IMPORTÂNCIAS DAS POLITICAS EDUCACIONAIS PARA A EPT NESSE PERÍODO, E OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO COMO LOCUS PRIVILEGIADO DA MATERIALIZAÇÃO DA OFERTA DESSA MODALIDADE DE ENSINO.