ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO FORNECER ELEMENTOS PRÁTICOS E TEÓRICOS QUE CONTRIBUAM PARA A REFLEXÃO DA TEMÁTICA DA VIOLÊNCIA PRESENTE NO CONTEXTO ESCOLAR E COMO ESSAS RELAÇÕES ACONTECEM. BUSCAMOS ANALISAR COMO A ESCOLA TEM ENFRENTADO ATOS DE VIOLÊNCIA COMETIDOS POR ALUNOS CONTRA PROFESSORES E VICE-VERSA E, AINDA, COMO A FAMÍLIA PODE CONTRIBUIR NA DIMINUIÇÃO OU AUMENTO DESTE FATOR TÃO AGRAVANTE PARA O ESPAÇO ESCOLAR. DESSA FORMA REALIZAMOS UM ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS, SENDO UMA MUNICIPAL E OUTRA ESTADUAL, ONDE A GRANDE MAIORIA DOS ALUNOS SÃO ORIUNDOS DE BAIRROS PERIFÉRICOS, TENDO COMO PRINCIPAL OBJETO DE ESTUDO A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS POR AMOSTRAGENS DE ALUNOS, PAIS, FUNCIONÁRIOS E GESTÃO ESCOLAR. E PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA BASEAMOS NAS SEGUINTES FONTES: LIVROS E ARTIGOS PUBLICADOS NO GOOGLE ACADÊMICO RELACIONADOS À VIOLÊNCIA NA ESCOLA E NA FAMÍLIA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. QUANTO AOS LIVROS, ESTE BASEOU-SE NA PRODUÇÃO DOS SEGUINTES AUTORES: ABRAMOVAY (2003/2005); CORTELLA (2009); CURY (2003); MICHAELIS (2008); PEREIRA (2000); E CHRISPINO (2002) ELIS.PALMA PRIOTTO (2008). CONSTATAMOS, ATRAVÉS DAS LEITURAS PROPOSTAS PELOS AUTORES ACIMA CITADOS, A NECESSIDADE URGENTE DE DISCUTIRMOS COM TODA COMUNIDADE ESCOLAR AÇÕES QUE VENHAM DE ENCONTRO AO COMBATE DA VIOLÊNCIA PRESENTE NO COTIDIANO DAS ESCOLAS.