Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM ECOLOGIA.

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, , ENSINO DE BIOLOGIA, , ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60903
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5513
    "inscrito_id" => 5522
    "titulo" => "JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM ECOLOGIA."
    "resumo" => """
      RESUMO \r\n
      AS FORMAS TRADICIONAIS DE ENSINO TÊM SIDO SUBSTITUÍDAS POR MÉTODOS QUE SE UTILIZEM DE UMA ABORDAGEM NÃO FRAGMENTADA E QUE VALORIZEM A AÇÃO, OS SABERES PRÉVIOS E OS MÉTODOS INVESTIGATIVOS.  A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EMERGE COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO POR SER POTENCIALMENTE ACEITO PELOS ESTUDANTES E POR PERMITIR A LIVRE CRIAÇÃO DENTRO DE UMA TEMÁTICA QUE SE PRETENDA CONSTRUIR. OBJETIVA-SE, COM ISSO, SENSIBILIZAR O ESTUDANTE, A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS, NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, SOBRE SEU PAPEL ENQUANTO CONSUMIDOR, ENFATIZANDO A NECESSIDADE DE SE ATENTAR AOS IMPACTOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E ECONÔMICOS GERADOS QUANDO NÃO HÁ REFLEXÃO NESSE PROCESSO. É UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ETNOGRAFIA ESCOLAR, PELA INTERAÇÃO DO PESQUISADOR COM O OBJETO PESQUISADO. FOI DESENVOLVIDA EM DUAS TURMAS DE TERCEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, TOTALIZANDO CINQUENTA ALUNOS. O DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA “CONSTRUINDO OS JOGOS” GARANTIU A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, DEMONSTRANDO SEU POTENCIAL NA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS E FAVORECENDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES NAS ATIVIDADES. VERIFICAMOS UM APROVEITAMENTO SUPERIOR A 70% NO DESEMPENHO DOS ALUNOS, QUANDO SUA AVALIAÇÃO CONSISTIU NA ELABORAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS PELA ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ESTUDANTES DURANTE O PROCESSO. OBTEVE-SE 98% DE APROVAÇÃO DA METODOLOGIA PELOS EDUCANDOS. O TRABALHO AQUI DESCRITO FAVORECE A APRENDIZAGEM SOBRE ECOLOGIA, A PARTIR DA COMPREENSÃO SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL, ENVOLVENDO OUTRAS TEMÁTICAS, COMO O CONSUMO DE ÁGUA, UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS, RESÍDUOS E OS TRÊS RS, IMPACTOS AMBIENTAIS, CONSUMO DE MATÉRIA PRIMA, DESMATAMENTO, BIORREMEDIAÇÃO, ENTRE OUTROS, SEMPRE CONTEMPLANDO O PROTAGONISMO ESTUDANTIL. CONSIDERA-SE QUE ESTA METODOLOGIA SE CONSTITUI EM PRODUTO INOVADOR EM ENSINO, PORQUANTO SUA APLICAÇÃO TENHA SE MOSTRADO EFICIENTE NO ESTUDO DA TEMÁTICA APRESENTADA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS,, ENSINO DE BIOLOGIA,, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID5522_03102019162255.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLAUDIA MARTINS BALBINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GLÁUDIA MARTINS"
    "autor_email" => "glaudiamartins@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60903
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5513
    "inscrito_id" => 5522
    "titulo" => "JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM ECOLOGIA."
    "resumo" => """
      RESUMO \r\n
      AS FORMAS TRADICIONAIS DE ENSINO TÊM SIDO SUBSTITUÍDAS POR MÉTODOS QUE SE UTILIZEM DE UMA ABORDAGEM NÃO FRAGMENTADA E QUE VALORIZEM A AÇÃO, OS SABERES PRÉVIOS E OS MÉTODOS INVESTIGATIVOS.  A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EMERGE COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO POR SER POTENCIALMENTE ACEITO PELOS ESTUDANTES E POR PERMITIR A LIVRE CRIAÇÃO DENTRO DE UMA TEMÁTICA QUE SE PRETENDA CONSTRUIR. OBJETIVA-SE, COM ISSO, SENSIBILIZAR O ESTUDANTE, A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS, NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, SOBRE SEU PAPEL ENQUANTO CONSUMIDOR, ENFATIZANDO A NECESSIDADE DE SE ATENTAR AOS IMPACTOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E ECONÔMICOS GERADOS QUANDO NÃO HÁ REFLEXÃO NESSE PROCESSO. É UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ETNOGRAFIA ESCOLAR, PELA INTERAÇÃO DO PESQUISADOR COM O OBJETO PESQUISADO. FOI DESENVOLVIDA EM DUAS TURMAS DE TERCEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, TOTALIZANDO CINQUENTA ALUNOS. O DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA “CONSTRUINDO OS JOGOS” GARANTIU A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, DEMONSTRANDO SEU POTENCIAL NA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS E FAVORECENDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES NAS ATIVIDADES. VERIFICAMOS UM APROVEITAMENTO SUPERIOR A 70% NO DESEMPENHO DOS ALUNOS, QUANDO SUA AVALIAÇÃO CONSISTIU NA ELABORAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS PELA ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ESTUDANTES DURANTE O PROCESSO. OBTEVE-SE 98% DE APROVAÇÃO DA METODOLOGIA PELOS EDUCANDOS. O TRABALHO AQUI DESCRITO FAVORECE A APRENDIZAGEM SOBRE ECOLOGIA, A PARTIR DA COMPREENSÃO SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL, ENVOLVENDO OUTRAS TEMÁTICAS, COMO O CONSUMO DE ÁGUA, UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS, RESÍDUOS E OS TRÊS RS, IMPACTOS AMBIENTAIS, CONSUMO DE MATÉRIA PRIMA, DESMATAMENTO, BIORREMEDIAÇÃO, ENTRE OUTROS, SEMPRE CONTEMPLANDO O PROTAGONISMO ESTUDANTIL. CONSIDERA-SE QUE ESTA METODOLOGIA SE CONSTITUI EM PRODUTO INOVADOR EM ENSINO, PORQUANTO SUA APLICAÇÃO TENHA SE MOSTRADO EFICIENTE NO ESTUDO DA TEMÁTICA APRESENTADA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS,, ENSINO DE BIOLOGIA,, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID5522_03102019162255.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLAUDIA MARTINS BALBINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GLÁUDIA MARTINS"
    "autor_email" => "glaudiamartins@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESUMO AS FORMAS TRADICIONAIS DE ENSINO TÊM SIDO SUBSTITUÍDAS POR MÉTODOS QUE SE UTILIZEM DE UMA ABORDAGEM NÃO FRAGMENTADA E QUE VALORIZEM A AÇÃO, OS SABERES PRÉVIOS E OS MÉTODOS INVESTIGATIVOS. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EMERGE COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO POR SER POTENCIALMENTE ACEITO PELOS ESTUDANTES E POR PERMITIR A LIVRE CRIAÇÃO DENTRO DE UMA TEMÁTICA QUE SE PRETENDA CONSTRUIR. OBJETIVA-SE, COM ISSO, SENSIBILIZAR O ESTUDANTE, A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS, NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, SOBRE SEU PAPEL ENQUANTO CONSUMIDOR, ENFATIZANDO A NECESSIDADE DE SE ATENTAR AOS IMPACTOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E ECONÔMICOS GERADOS QUANDO NÃO HÁ REFLEXÃO NESSE PROCESSO. É UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ETNOGRAFIA ESCOLAR, PELA INTERAÇÃO DO PESQUISADOR COM O OBJETO PESQUISADO. FOI DESENVOLVIDA EM DUAS TURMAS DE TERCEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, TOTALIZANDO CINQUENTA ALUNOS. O DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA “CONSTRUINDO OS JOGOS” GARANTIU A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, DEMONSTRANDO SEU POTENCIAL NA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS E FAVORECENDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES NAS ATIVIDADES. VERIFICAMOS UM APROVEITAMENTO SUPERIOR A 70% NO DESEMPENHO DOS ALUNOS, QUANDO SUA AVALIAÇÃO CONSISTIU NA ELABORAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS PELA ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ESTUDANTES DURANTE O PROCESSO. OBTEVE-SE 98% DE APROVAÇÃO DA METODOLOGIA PELOS EDUCANDOS. O TRABALHO AQUI DESCRITO FAVORECE A APRENDIZAGEM SOBRE ECOLOGIA, A PARTIR DA COMPREENSÃO SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL, ENVOLVENDO OUTRAS TEMÁTICAS, COMO O CONSUMO DE ÁGUA, UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS, RESÍDUOS E OS TRÊS RS, IMPACTOS AMBIENTAIS, CONSUMO DE MATÉRIA PRIMA, DESMATAMENTO, BIORREMEDIAÇÃO, ENTRE OUTROS, SEMPRE CONTEMPLANDO O PROTAGONISMO ESTUDANTIL. CONSIDERA-SE QUE ESTA METODOLOGIA SE CONSTITUI EM PRODUTO INOVADOR EM ENSINO, PORQUANTO SUA APLICAÇÃO TENHA SE MOSTRADO EFICIENTE NO ESTUDO DA TEMÁTICA APRESENTADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.