JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM ECOLOGIA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60903 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5513 "inscrito_id" => 5522 "titulo" => "JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM ECOLOGIA." "resumo" => """ RESUMO \r\n AS FORMAS TRADICIONAIS DE ENSINO TÊM SIDO SUBSTITUÍDAS POR MÉTODOS QUE SE UTILIZEM DE UMA ABORDAGEM NÃO FRAGMENTADA E QUE VALORIZEM A AÇÃO, OS SABERES PRÉVIOS E OS MÉTODOS INVESTIGATIVOS. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EMERGE COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO POR SER POTENCIALMENTE ACEITO PELOS ESTUDANTES E POR PERMITIR A LIVRE CRIAÇÃO DENTRO DE UMA TEMÁTICA QUE SE PRETENDA CONSTRUIR. OBJETIVA-SE, COM ISSO, SENSIBILIZAR O ESTUDANTE, A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS, NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, SOBRE SEU PAPEL ENQUANTO CONSUMIDOR, ENFATIZANDO A NECESSIDADE DE SE ATENTAR AOS IMPACTOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E ECONÔMICOS GERADOS QUANDO NÃO HÁ REFLEXÃO NESSE PROCESSO. É UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ETNOGRAFIA ESCOLAR, PELA INTERAÇÃO DO PESQUISADOR COM O OBJETO PESQUISADO. FOI DESENVOLVIDA EM DUAS TURMAS DE TERCEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, TOTALIZANDO CINQUENTA ALUNOS. O DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA “CONSTRUINDO OS JOGOS” GARANTIU A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, DEMONSTRANDO SEU POTENCIAL NA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS E FAVORECENDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES NAS ATIVIDADES. VERIFICAMOS UM APROVEITAMENTO SUPERIOR A 70% NO DESEMPENHO DOS ALUNOS, QUANDO SUA AVALIAÇÃO CONSISTIU NA ELABORAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS PELA ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ESTUDANTES DURANTE O PROCESSO. OBTEVE-SE 98% DE APROVAÇÃO DA METODOLOGIA PELOS EDUCANDOS. O TRABALHO AQUI DESCRITO FAVORECE A APRENDIZAGEM SOBRE ECOLOGIA, A PARTIR DA COMPREENSÃO SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL, ENVOLVENDO OUTRAS TEMÁTICAS, COMO O CONSUMO DE ÁGUA, UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS, RESÍDUOS E OS TRÊS RS, IMPACTOS AMBIENTAIS, CONSUMO DE MATÉRIA PRIMA, DESMATAMENTO, BIORREMEDIAÇÃO, ENTRE OUTROS, SEMPRE CONTEMPLANDO O PROTAGONISMO ESTUDANTIL. CONSIDERA-SE QUE ESTA METODOLOGIA SE CONSTITUI EM PRODUTO INOVADOR EM ENSINO, PORQUANTO SUA APLICAÇÃO TENHA SE MOSTRADO EFICIENTE NO ESTUDO DA TEMÁTICA APRESENTADA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS,, ENSINO DE BIOLOGIA,, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID5522_03102019162255.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAUDIA MARTINS BALBINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLÁUDIA MARTINS" "autor_email" => "glaudiamartins@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60903 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5513 "inscrito_id" => 5522 "titulo" => "JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM ECOLOGIA." "resumo" => """ RESUMO \r\n AS FORMAS TRADICIONAIS DE ENSINO TÊM SIDO SUBSTITUÍDAS POR MÉTODOS QUE SE UTILIZEM DE UMA ABORDAGEM NÃO FRAGMENTADA E QUE VALORIZEM A AÇÃO, OS SABERES PRÉVIOS E OS MÉTODOS INVESTIGATIVOS. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EMERGE COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO POR SER POTENCIALMENTE ACEITO PELOS ESTUDANTES E POR PERMITIR A LIVRE CRIAÇÃO DENTRO DE UMA TEMÁTICA QUE SE PRETENDA CONSTRUIR. OBJETIVA-SE, COM ISSO, SENSIBILIZAR O ESTUDANTE, A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS, NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, SOBRE SEU PAPEL ENQUANTO CONSUMIDOR, ENFATIZANDO A NECESSIDADE DE SE ATENTAR AOS IMPACTOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E ECONÔMICOS GERADOS QUANDO NÃO HÁ REFLEXÃO NESSE PROCESSO. É UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ETNOGRAFIA ESCOLAR, PELA INTERAÇÃO DO PESQUISADOR COM O OBJETO PESQUISADO. FOI DESENVOLVIDA EM DUAS TURMAS DE TERCEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, TOTALIZANDO CINQUENTA ALUNOS. O DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA “CONSTRUINDO OS JOGOS” GARANTIU A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, DEMONSTRANDO SEU POTENCIAL NA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS E FAVORECENDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES NAS ATIVIDADES. VERIFICAMOS UM APROVEITAMENTO SUPERIOR A 70% NO DESEMPENHO DOS ALUNOS, QUANDO SUA AVALIAÇÃO CONSISTIU NA ELABORAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS PELA ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ESTUDANTES DURANTE O PROCESSO. OBTEVE-SE 98% DE APROVAÇÃO DA METODOLOGIA PELOS EDUCANDOS. O TRABALHO AQUI DESCRITO FAVORECE A APRENDIZAGEM SOBRE ECOLOGIA, A PARTIR DA COMPREENSÃO SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL, ENVOLVENDO OUTRAS TEMÁTICAS, COMO O CONSUMO DE ÁGUA, UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS, RESÍDUOS E OS TRÊS RS, IMPACTOS AMBIENTAIS, CONSUMO DE MATÉRIA PRIMA, DESMATAMENTO, BIORREMEDIAÇÃO, ENTRE OUTROS, SEMPRE CONTEMPLANDO O PROTAGONISMO ESTUDANTIL. CONSIDERA-SE QUE ESTA METODOLOGIA SE CONSTITUI EM PRODUTO INOVADOR EM ENSINO, PORQUANTO SUA APLICAÇÃO TENHA SE MOSTRADO EFICIENTE NO ESTUDO DA TEMÁTICA APRESENTADA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS,, ENSINO DE BIOLOGIA,, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID5522_03102019162255.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAUDIA MARTINS BALBINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLÁUDIA MARTINS" "autor_email" => "glaudiamartins@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }