BRITO, Débora Da Silva et al.. Música como instrumento pedagógico de ensino. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61178>. Acesso em: 23/12/2024 00:10
O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR DE QUE FORMA A MÚSICA ESTÁ SENDO UTILIZADA PELOS PROFESSORES SEM DIFERENCIAR A MATÉRIA, ESTILO E FORMA MUSICAL, RESSALTANDO QUE SE TRATA DE UM RECURSO DE BAIXO CUSTO FINANCEIRO, PARA COLABORAR COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FORMA LÚDICA NO ÂMBITO ESCOLAR. PESQUISA DO TIPO DESCRITIVA, DE CAMPO, BIBLIOGRÁFICA E QUANTITATIVA, FOI REALIZADA COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO, COM PERGUNTAS AOS DOCENTES. AS INFORMAÇÕES OBTIDAS REVELAM QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES UTILIZAM A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO, FAZENDO COM QUE SE ENCAIXE BEM EM SEU PLANO DE AULA; NÃO HOUVE DISCUSSÕES POR PARTE DOS PROFESSORES QUANTO AO TEMA. A MAIORIA DOS AUTORES CITA DE FORMA POSITIVA O BENEFÍCIO DO RECURSO MUSICAL NO APRENDIZADO, SENDO ESTE UM GRANDE COLABORADOR PARA PROPORCIONAR FÁCIL ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO E FIXAÇÃO DA MATÉRIA, ALÉM DE FACILITAR MAIOR INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR.