Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE PÚBLICA DE NILÓPOLIS: A ESCOLA COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADES PEQUENAS, ENSINO PÚBLICO, NILÓPOLIS Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CENTRAL, DEBATER SOBRE OS EFEITOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO PÚBLICO E OS IMPACTOS DE SUAS AÇÕES AOS ALUNOS E COMUNIDADE NA CIDADE DE NILÓPOLIS, NO RIO DE JANEIRO. DE MODO QUE FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE, VERIFICANDO A NECESSIDADE URGENTE DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS, SURGEM DIVERSAS POLÍTICAS E LEIS DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL QUE ESTIMULAM A DIMINUIÇÃO DA PRODUÇÃO DE DEJETOS E A COLETA SELETIVA E RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS. TAIS ALTERNATIVAS AMBIENTAIS ENCONTRAM COMO AMBIENTE PROPÍCIO DE ATUAÇÃO AS ESCOLAS, VISANDO FOMENTAR NOS INDIVÍDUOS DESTA FAIXA ETÁRIA A IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE E INCENTIVAR AÇÕES DE PRESERVAÇÃO DE PODEM SER LEVADAS PARA ALÉM DA ESCOLA, TODAVIA, AS AÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PODEM – E DEVEM – SER EMPREENDIDAS TAMBÉM EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES, COMO FORMA DE CONSTRUIR UMA SOCIEDADE COM CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. AGREGANDO INFORMAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR AINDA QUE AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEVEM SER EMPREENDIDAS DE MANEIRA AMPLA NA SOCIEDADE, NO INTUITO DE FORMAR PROFISSIONAIS E, ESPECIALMENTE CIDADÃOS COM CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, PRONTOS PARA PRESERVAR OS RECURSOS NATURAIS, UTILIZÁ-LOS COM RESPONSABILIDADE E RACIONALMENTE E, PRINCIPALMENTE, APTOS A VIVER DE MANEIRA MAIS SUSTENTÁVEL, CAPAZES DE EMPREENDER AÇÕES MAIS EFETIVAS QUE TRATEM DA TEMÁTICA AMBIENTAL. A JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DO TEMA PAIRA SOBRE SUA CONTEMPORANEIDADE, ALÉM DA EXPECTATIVA DE CONTRIBUIR PARA O ÂMBITO ACADÊMICO. O MÉTODO DE PESQUISA EMPREENDIDO SEGUE NATUREZA QUALITATIVA, COM ABORDAGEM EXPLORATÓRIA E PESQUISA DO TIPO BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTADA COM PESQUISA DE CAMPO.

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