AÇÕES EDUCATIVAS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58947 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2526 "inscrito_id" => 8038 "titulo" => "AÇÕES EDUCATIVAS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: AS AÇÕES EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES SÃO FUNDAMENTAIS PARA A APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS NAS MAIS DIFERENCIADAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. PENSANDO NISSO, O ESTADO DE SAÚDE DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO E É POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE, COMO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE QUE SE PODE ORIENTAR QUANTO AS NECESSIDADES BIOPSICOSSOCIAIS PARA A PRÁTICA DO CUIDADO E O DESENVOLVIMENTO DO AUTOCUIDADO. OBJETIVO: ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES EDUCATIVAS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS. METODOLOGIA: ESTUDO DO TIPO REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA, REALIZADO ATRAVÉS DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE, COM A BUSCA DE ARTIGOS NAS BASES DE DADOS LILACS, SCIELO E BDENF, ENTRE OS ANOS DE 2010 A 2019. UTILIZOU-SE OS DESCRITORES: APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM, IDOSO FRAGILIZADO E INSTITUCIONALIZAÇÃO, COMBINADOS COM O OPERADOR BOLEANO “AND”. A PESQUISA OCORREU EM AGOSTO DE 2019. RESULTADOS: FORAM ENCONTRADOS 24 ARTIGOS E APENAS 15 SELECIONADOS PARA A ANÁLISE E DISCUSSÃO. OS ESTUDOS DEMONSTRARAM QUE AS AÇÕES EDUCATIVAS CONTRIBUEM DE FORMA PREVENTIVA COM O COMPROMETIMENTO DA EQUIPE E ADESÃO ATRAVÉS DA HUMANIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE. CONSIDERAÇÕES FINAIS: AS AÇÕES EDUCATIVAS SÃO FERRAMENTAS PARA PROMOVER SAÚDE EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS, POIS ESSA POPULAÇÃO SE ENCONTRA EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE, QUE ENGLOBA OS ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS. ASSIM, O ENFERMEIRO ALÉM DE PRESTAR ASSISTÊNCIA, PODE DESENVOLVER A FUNÇÃO EDUCATIVA, UMA ESTRATÉGIA POTENTE DE DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO, AFIM DE ESTIMULAR O AUTOCUIDADO, TORNANDO O IDOSO CORRESPONSÁVEL PELA SUA SAÚDE, OBJETIVANDO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM, IDOSO FRAGILIZADO, IDOSO FRAGILIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID8038_21082019205937.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE MARIA SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE MARIA" "autor_email" => "jacksil2009@hotmail.com" "autor_ies" => "FAT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58947 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2526 "inscrito_id" => 8038 "titulo" => "AÇÕES EDUCATIVAS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: AS AÇÕES EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES SÃO FUNDAMENTAIS PARA A APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS NAS MAIS DIFERENCIADAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. PENSANDO NISSO, O ESTADO DE SAÚDE DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO E É POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE, COMO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE QUE SE PODE ORIENTAR QUANTO AS NECESSIDADES BIOPSICOSSOCIAIS PARA A PRÁTICA DO CUIDADO E O DESENVOLVIMENTO DO AUTOCUIDADO. OBJETIVO: ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES EDUCATIVAS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS. METODOLOGIA: ESTUDO DO TIPO REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA, REALIZADO ATRAVÉS DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE, COM A BUSCA DE ARTIGOS NAS BASES DE DADOS LILACS, SCIELO E BDENF, ENTRE OS ANOS DE 2010 A 2019. UTILIZOU-SE OS DESCRITORES: APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM, IDOSO FRAGILIZADO E INSTITUCIONALIZAÇÃO, COMBINADOS COM O OPERADOR BOLEANO “AND”. A PESQUISA OCORREU EM AGOSTO DE 2019. RESULTADOS: FORAM ENCONTRADOS 24 ARTIGOS E APENAS 15 SELECIONADOS PARA A ANÁLISE E DISCUSSÃO. OS ESTUDOS DEMONSTRARAM QUE AS AÇÕES EDUCATIVAS CONTRIBUEM DE FORMA PREVENTIVA COM O COMPROMETIMENTO DA EQUIPE E ADESÃO ATRAVÉS DA HUMANIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE. CONSIDERAÇÕES FINAIS: AS AÇÕES EDUCATIVAS SÃO FERRAMENTAS PARA PROMOVER SAÚDE EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS, POIS ESSA POPULAÇÃO SE ENCONTRA EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE, QUE ENGLOBA OS ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS. ASSIM, O ENFERMEIRO ALÉM DE PRESTAR ASSISTÊNCIA, PODE DESENVOLVER A FUNÇÃO EDUCATIVA, UMA ESTRATÉGIA POTENTE DE DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO, AFIM DE ESTIMULAR O AUTOCUIDADO, TORNANDO O IDOSO CORRESPONSÁVEL PELA SUA SAÚDE, OBJETIVANDO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM, IDOSO FRAGILIZADO, IDOSO FRAGILIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID8038_21082019205937.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE MARIA SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE MARIA" "autor_email" => "jacksil2009@hotmail.com" "autor_ies" => "FAT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }