INTRODUÇÃO: AS AÇÕES EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES SÃO FUNDAMENTAIS PARA A APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS NAS MAIS DIFERENCIADAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. PENSANDO NISSO, O ESTADO DE SAÚDE DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO E É POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE, COMO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE QUE SE PODE ORIENTAR QUANTO AS NECESSIDADES BIOPSICOSSOCIAIS PARA A PRÁTICA DO CUIDADO E O DESENVOLVIMENTO DO AUTOCUIDADO. OBJETIVO: ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES EDUCATIVAS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS. METODOLOGIA: ESTUDO DO TIPO REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA, REALIZADO ATRAVÉS DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE, COM A BUSCA DE ARTIGOS NAS BASES DE DADOS LILACS, SCIELO E BDENF, ENTRE OS ANOS DE 2010 A 2019. UTILIZOU-SE OS DESCRITORES: APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM, IDOSO FRAGILIZADO E INSTITUCIONALIZAÇÃO, COMBINADOS COM O OPERADOR BOLEANO “AND”. A PESQUISA OCORREU EM AGOSTO DE 2019. RESULTADOS: FORAM ENCONTRADOS 24 ARTIGOS E APENAS 15 SELECIONADOS PARA A ANÁLISE E DISCUSSÃO. OS ESTUDOS DEMONSTRARAM QUE AS AÇÕES EDUCATIVAS CONTRIBUEM DE FORMA PREVENTIVA COM O COMPROMETIMENTO DA EQUIPE E ADESÃO ATRAVÉS DA HUMANIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE. CONSIDERAÇÕES FINAIS: AS AÇÕES EDUCATIVAS SÃO FERRAMENTAS PARA PROMOVER SAÚDE EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS, POIS ESSA POPULAÇÃO SE ENCONTRA EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE, QUE ENGLOBA OS ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS. ASSIM, O ENFERMEIRO ALÉM DE PRESTAR ASSISTÊNCIA, PODE DESENVOLVER A FUNÇÃO EDUCATIVA, UMA ESTRATÉGIA POTENTE DE DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO, AFIM DE ESTIMULAR O AUTOCUIDADO, TORNANDO O IDOSO CORRESPONSÁVEL PELA SUA SAÚDE, OBJETIVANDO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.