O TRABALHO RESSALTA A IMPORTÂNCIA DO USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DIFERENCIADAS PARA TORNAR O APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO PARA OS ESTUDANTES. UMA POSSIBILIDADE É O SIMULADOR PHET, QUE FOI USADO DEVIDO A SIGNIFICATIVA DIFICULDADE DE ABSTRAÇÃO DOS ESTUDANTES EM CONTEÚDOS DIVERSOS DA QUÍMICA ORGÂNICA, DE MODO MAIS ESPECÍFICO, NAS FUNÇÕES QUÍMICAS ORGÂNICAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUANTI-QUALITATIVA QUE OCORREU EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SIMÕES NO PIAUÍ, COM TRÊS TURMAS DE 3º ANO. INICIALMENTE, O OBJETIVO FOI TESTAR O APRENDIZADO CONCEITUAL DAS FUNÇÕES ESTUDADAS BEM COMO A CAPACIDADE OPERACIONAL DOS ESTUDANTES PARA COM OS RECURSOS COMPUTACIONAIS. OUTRA CONTRIBUIÇÃO FOI O DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE E PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA MINIMIZANDO A REJEIÇÃO DA DISCIPLINA. PARA TANTO, FORAM MINISTRADAS 20 AULAS TEÓRICAS, POR DOIS MESES. EM SEGUIDA CADA TURMA FOI SEPARADA EM GRUPOS QUE FORAM SUBMETIDOS AO SIMULADOR PHET. SEQUENCIALMENTE, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO CONTENDO CINCO PERGUNTAS, A PARTIR DO QUAL FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE MESMO NOSSA SOCIEDADE SENDO TECNOLÓGICA AINDA É EXPRESSIVO O NÚMERO DE PROFESSORES QUE NÃO FAZEM USO DE RECURSOS MULTIMÍDIAS EM SUAS AULAS, FATO QUE CONSEQUENTEMENTE PREJUDICA AOS ESTUDANTES, POIS ESSES, EM SUA MAIORIA DESCONHECIAM O USO DE SIMULADORES E, NÃO SABEM OU TÊM MUITA DIFICULDADE EM MANUSEAR O MOUSE. PARA ALÉM, AINDA É POSSÍVEL DIZER QUE A PESQUISA AO SER CONCLUÍDA ALCANÇOU SEUS OBJETIVOS E AINDA POSSIVELMENTE SUSCITOU NOS ALUNOS O INTERESSE POR CONHECER MELHOR OS SIMULADORES E ESTIMULOU O CONHECIMENTO QUÍMICO ASSOCIADO AO COTIDIANO.