BARROSO, Ari Freitas. Tecnologia inteligentes na educação. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62687>. Acesso em: 22/11/2024 07:10
O PRESENTE REMO EXPANDIDO OCORREU NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2010 A ABRIL DE 2019 E OS TRABALHOS SELECIONADOS FORAM ANALISADOS DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO APRESENTADOS NESTE TRABALHO. O PROCESSO DE SELEÇÃO FOI REALIZADO EM TRÊS ETAPAS. 1) AVALIAÇÃO DO TÍTULO E RESUMO, PROCURANDO ARTIGOS QUE DESCREVEM CHATTERBOTS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO. NESTA ETAPA, OS TRABALHOS DUPLICADOS, ESTUDOS SECUNDÁRIOS E SHORTPAPER FORAM REMOVIDOS; 2) OS ARTIGOS FORAM LIDOS INTEGRALMENTE E AVALIADOS CONFORME OS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO. 3) OS 33 ARTIGOS RESULTANTES NESTA ETAPA FORAM LIDOS NOVAMENTE, APLICANDO O CRITÉRIO DE EXCLUSÃO: ARTIGOS QUE RELATAM O MESMO ESTUDO, SEM AVALIAÇÕES, E RESULTADOS DIFERENTES. NESTA ETAPA, A MAIORIA DOS ESTUDOS FORAM EXCLUÍDOS POR NÃO DEMONSTRAREM CHATTERBOTS EDUCACIONAIS COM RESULTADOS EXPRESSIVOS OU ESTAREM EM ANDAMENTO, E NÃO APRESENTAR UM CHAT POR TEXTO COM O ESTUDANTE. POR FIM, 14 ARTIGOS ATENDERAM OS CRITÉRIOS PROPOSTOS NESTE TRABALHO