NO BRASIL, CADA VEZ MAIS OS ÍNDICES DE EVASÃO ESCOLAR NAS DISCIPLINAS DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO AUMENTAM EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO. ESTE PROBLEMA NA EDUCAÇÃO ESTÁ RELACIONADO EM SUA MAIORIA A ALUNOS QUE APRESENTAM “DEFICIÊNCIAS NA SUA FORMAÇÃO BÁSICA”, QUE, GERALMENTE, ENVOLVEM DIFICULDADES EM INTERPRETAÇÃO DE ENUNCIADOS, HÁBITO DE ESTUDO E, PRINCIPALMENTE, OS CONHECIMENTOS LÓGICO-MATEMÁTICO. A CONSEQUÊNCIA DISSO É O ELEVADO NÚMERO DE PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM, FAVORECENDO A OCORRÊNCIA DE REPROVAÇÕES E DESISTÊNCIAS. DIANTE DA PERCEPÇÃO DAS DIFICULDADES EXISTENTES NO QUE TANGE ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, É IMPORTANTE PERCEBER O QUÃO FUNDAMENTAL É BUSCAR NOVAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE ENSINO APLICADAS À PROGRAMAÇÃO, DESEMPENHANDO NO PROCESSO FORMATIVO UMA MEDIAÇÃO COM UM OLHAR REFLEXIVO VOLTADA PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO. DESSA FORMA, ESTE PROJETO VISA TRAÇAR AS METODOLOGIAS MAIS EFICAZES AO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO, ONDE OS ALUNOS SERÃO OS PRINCIPAIS MOTIVADORES DA PESQUISA. COMO METODOLOGIA, UTILIZAREMOS O MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA PARA ENCONTRAR OS DIVERSOS MÉTODOS DE ENSINO REPORTADOS POR PROFESSORES E PESQUISADORES. PRETENDE-SE COM ESSE PROCESSO, IDENTIFICAR METODOLOGIAS QUE POSSAM CONTRIBUIR NA REDUÇÃO DA EVASÃO NESTAS DISCIPLINAS.