ESTE TRABALHO OBJETIVA REFLETIR SOBRE A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS COMO POSSIBILIDADE DE ESTIMULAR, EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, A CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA E O GOSTO PELAS CIÊNCIAS. O PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PRESENTE ESTUDO FORAM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AO LONGO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB), DURANTE AS QUAIS FORAM IDENTIFICADOS FATORES QUE LIMITAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DESTA ÁREA DO CONHECIMENTO, COMO A DESMOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES, A FALTA DE ESTRUTURA FÍSICA E RECURSOS MATERIAIS NAS ESCOLAS E, AINDA, A FALTA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA OS PROFESSORES. ESTE CONJUNTO DE FATORES ACABAM POR REDUZIR A ABORDAGEM METODOLÓGICA AO USO DO LIVRO DIDÁTICO QUE, DISTANTE DA REALIDADE, ACABA POR ATRELAR O CONTEÚDO À APRESENTAÇÃO DE FÓRMULAS A SEREM MEMORIZADAS. DIANTE DESTE CONTEXTO, E VISANDO COLABORAR COM A MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E O AUMENTO DO INTERESSE DOS ESTUDANTES, PROMOVEMOS COMO ATIVIDADE DE COLABORAÇÃO A DIVULGAÇÃO CIENTIFICA, DURANTE A I SEMANA DE MATEMÁTICA E EXATAS DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PROFESSOR MILTON FAÇANHA ABREU, SITUADA NO MUNICÍPIO DE MULUNGU-CE. O RELATO DESTA EXPERIÊNCIA, ORGANIZADO METODOLOGICAMENTE NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DESCREVE O PROCESSO VIVIDO E OS RESULTADOS ALCANÇADOS, DENTRE OS QUAIS MERECE DESTAQUE O FATO DE A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA O ESTUDO DAS CIÊNCIAS RELACIONAR-SE DE FORMA DIRETA AO DESENVOLVIMENTO DA CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA, QUE SE CONSTITUI COMO OPORTUNIDADE DE ATUAREM COMO PROTAGONISTAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.