NESSE ARTIGO APRESENTAMOS ALGUNS RESULTADOS E REFLEXÕES ORIGINADOS A PARTIR UMA OFICINA PEDAGÓGICA COM ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE JACOBINA - BA. COMO OBJETIVO ESTE TRABALHO PROPÕE DISCUTIR SOBRE IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS PRINCÍPIOS NO CONTEXTO DE REALIDADE DOS ALUNOS ENVOLVIDOS. PARA ISSO, FORAM DESENVOLVIDAS ATIVIDADES DIDÁTICAS DE CARÁTER PRÁTICO E REFLEXIVO A PARTIR DE ENCONTROS PRESENCIAIS E DE ATIVIDADES ONLINE. NESSE CONTEXTO, FORAM ABORDADOS CONCEITOS E ESTRATÉGIAS PARA O USO CONSCIENTE DOS RECURSOS FINANCEIROS, BEM COMO, SUA MELHOR UTILIZAÇÃO E CONTROLE. TAIS ATIVIDADES ENVOLVERAM INTERPRETAÇÃO, DISCUSSÃO E SOLUÇÃO DE QUESTÕES COTIDIANAS DE ORDEM FINANCEIRA, COM AUXÍLIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS, TAIS COMO: APLICATIVO QUE SIMULA CALCULADORA FINANCEIRA HP12C, PLANILHA ELETRÔNICA, UM APLICATIVO MÓVEL DE CONTROLE FINANCEIRO E OUTRO VOLTADO PARA GERENCIAR COMPRAS EM SUPERMERCADOS E AFINS. A ABORDAGEM METODOLÓGICA ADOTADA NESSE TRABALHO SE APROXIMA DE UM ESTUDO DESCRITIVO COM ANÁLISE QUALITATIVA. PARA EFETIVAR A COLETA DE DADOS, UTILIZAMOS QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS, REGISTROS NOS FÓRUNS VIRTUAIS, QUE POSTERIORMENTE SERVIRAM DE OBJETOS DE ANÁLISE E DISCUSSÃO. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A MAIORIA DOS ALUNOS DESCONHECIAM OS PRINCIPAIS ASPECTOS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E POUCO DISCUTIAM SOBRE O ASSUNTO COM FAMILIARES OU COLEGAS, POR ISSO, ACREDITAM QUE OS SABERES ABORDADOS E AS REFLEXÕES LEVANTADAS NESSA INTERVENÇÃO PODERÃO FAVORECER SUAS ATITUDES E AÇÕES, COM RELAÇÃO AO USO DE RECURSOS FINANCEIROS EM SEUS COTIDIANOS.