CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DE NÍVEL MÉDIO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59678 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4255 "inscrito_id" => 13208 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DE NÍVEL MÉDIO" "resumo" => "NESSE ARTIGO APRESENTAMOS ALGUNS RESULTADOS E REFLEXÕES ORIGINADOS A PARTIR UMA OFICINA PEDAGÓGICA COM ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE JACOBINA - BA. COMO OBJETIVO ESTE TRABALHO PROPÕE DISCUTIR SOBRE IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS PRINCÍPIOS NO CONTEXTO DE REALIDADE DOS ALUNOS ENVOLVIDOS. PARA ISSO, FORAM DESENVOLVIDAS ATIVIDADES DIDÁTICAS DE CARÁTER PRÁTICO E REFLEXIVO A PARTIR DE ENCONTROS PRESENCIAIS E DE ATIVIDADES ONLINE. NESSE CONTEXTO, FORAM ABORDADOS CONCEITOS E ESTRATÉGIAS PARA O USO CONSCIENTE DOS RECURSOS FINANCEIROS, BEM COMO, SUA MELHOR UTILIZAÇÃO E CONTROLE. TAIS ATIVIDADES ENVOLVERAM INTERPRETAÇÃO, DISCUSSÃO E SOLUÇÃO DE QUESTÕES COTIDIANAS DE ORDEM FINANCEIRA, COM AUXÍLIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS, TAIS COMO: APLICATIVO QUE SIMULA CALCULADORA FINANCEIRA HP12C, PLANILHA ELETRÔNICA, UM APLICATIVO MÓVEL DE CONTROLE FINANCEIRO E OUTRO VOLTADO PARA GERENCIAR COMPRAS EM SUPERMERCADOS E AFINS. A ABORDAGEM METODOLÓGICA ADOTADA NESSE TRABALHO SE APROXIMA DE UM ESTUDO DESCRITIVO COM ANÁLISE QUALITATIVA. PARA EFETIVAR A COLETA DE DADOS, UTILIZAMOS QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS, REGISTROS NOS FÓRUNS VIRTUAIS, QUE POSTERIORMENTE SERVIRAM DE OBJETOS DE ANÁLISE E DISCUSSÃO. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A MAIORIA DOS ALUNOS DESCONHECIAM OS PRINCIPAIS ASPECTOS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E POUCO DISCUTIAM SOBRE O ASSUNTO COM FAMILIARES OU COLEGAS, POR ISSO, ACREDITAM QUE OS SABERES ABORDADOS E AS REFLEXÕES LEVANTADAS NESSA INTERVENÇÃO PODERÃO FAVORECER SUAS ATITUDES E AÇÕES, COM RELAÇÃO AO USO DE RECURSOS FINANCEIROS EM SEUS COTIDIANOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA, ENSINO TÉCNICO, TECNOLOGIAS DIGITAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID13208_27092019174028.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEMSON OLIVEIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "DEMSON SOUZA" "autor_email" => "demsol10@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59678 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4255 "inscrito_id" => 13208 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DE NÍVEL MÉDIO" "resumo" => "NESSE ARTIGO APRESENTAMOS ALGUNS RESULTADOS E REFLEXÕES ORIGINADOS A PARTIR UMA OFICINA PEDAGÓGICA COM ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE JACOBINA - BA. COMO OBJETIVO ESTE TRABALHO PROPÕE DISCUTIR SOBRE IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS PRINCÍPIOS NO CONTEXTO DE REALIDADE DOS ALUNOS ENVOLVIDOS. PARA ISSO, FORAM DESENVOLVIDAS ATIVIDADES DIDÁTICAS DE CARÁTER PRÁTICO E REFLEXIVO A PARTIR DE ENCONTROS PRESENCIAIS E DE ATIVIDADES ONLINE. NESSE CONTEXTO, FORAM ABORDADOS CONCEITOS E ESTRATÉGIAS PARA O USO CONSCIENTE DOS RECURSOS FINANCEIROS, BEM COMO, SUA MELHOR UTILIZAÇÃO E CONTROLE. TAIS ATIVIDADES ENVOLVERAM INTERPRETAÇÃO, DISCUSSÃO E SOLUÇÃO DE QUESTÕES COTIDIANAS DE ORDEM FINANCEIRA, COM AUXÍLIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS, TAIS COMO: APLICATIVO QUE SIMULA CALCULADORA FINANCEIRA HP12C, PLANILHA ELETRÔNICA, UM APLICATIVO MÓVEL DE CONTROLE FINANCEIRO E OUTRO VOLTADO PARA GERENCIAR COMPRAS EM SUPERMERCADOS E AFINS. A ABORDAGEM METODOLÓGICA ADOTADA NESSE TRABALHO SE APROXIMA DE UM ESTUDO DESCRITIVO COM ANÁLISE QUALITATIVA. PARA EFETIVAR A COLETA DE DADOS, UTILIZAMOS QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS, REGISTROS NOS FÓRUNS VIRTUAIS, QUE POSTERIORMENTE SERVIRAM DE OBJETOS DE ANÁLISE E DISCUSSÃO. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A MAIORIA DOS ALUNOS DESCONHECIAM OS PRINCIPAIS ASPECTOS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E POUCO DISCUTIAM SOBRE O ASSUNTO COM FAMILIARES OU COLEGAS, POR ISSO, ACREDITAM QUE OS SABERES ABORDADOS E AS REFLEXÕES LEVANTADAS NESSA INTERVENÇÃO PODERÃO FAVORECER SUAS ATITUDES E AÇÕES, COM RELAÇÃO AO USO DE RECURSOS FINANCEIROS EM SEUS COTIDIANOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA, ENSINO TÉCNICO, TECNOLOGIAS DIGITAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID13208_27092019174028.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEMSON OLIVEIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "DEMSON SOUZA" "autor_email" => "demsol10@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }