Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE MODELOS E JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ABORDANDO O SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: MODELOS E JOGOS DIDÁTICOS, MATERIAIS ALTERNATIVOS, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TRAZ A PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE MODELOS E JOGOS DIDÁTICOS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, ESPECIFICAMENTE COM A TEMÁTICA: SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR BOLSISTAS DO PIBID INTERDISCIPLINAR BIOLOGIA E QUÍMICA DA UNILAB NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PADRE SARAIVA LEÃO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO-CE. PARA TANTO, A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU EM QUATRO ETAPAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, CONSTRUÇÃO DO MODELO E DO JOGO DIDÁTICO, OFICINA E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. APÓS A OFICINA, OS ALUNOS RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO PARA AVALIAR SUA PERCEPÇÃO SOBRE USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZADA NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO. FOI OBSERVADO QUE OS ALUNOS, EM SUA MAIORIA, APONTARAM QUE O USO DO MODELO E DO JOGO APLICADO CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA A COMPREENSÃO SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO E QUE ESTES SÃO RECURSOS IMPORTANTES PARA APRENDIZAGEM, TORNANDO-A MAIS INTERESSANTE E DIVERTIDO, PELO ENVOLVIMENTO QUE PROPORCIONAM. ALÉM DE SER UMA ALTERNATIVA VIÁVEL E SIMPLES PARA DIVERSIFICAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE E SUPERAÇÃO DE AULAS MONÓTONAS DE CARÁTER EXPOSITIVAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.