O PRESENTE TRABALHO TRAZ A PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE MODELOS E JOGOS DIDÁTICOS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, ESPECIFICAMENTE COM A TEMÁTICA: SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR BOLSISTAS DO PIBID INTERDISCIPLINAR BIOLOGIA E QUÍMICA DA UNILAB NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PADRE SARAIVA LEÃO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO-CE. PARA TANTO, A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU EM QUATRO ETAPAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, CONSTRUÇÃO DO MODELO E DO JOGO DIDÁTICO, OFICINA E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. APÓS A OFICINA, OS ALUNOS RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO PARA AVALIAR SUA PERCEPÇÃO SOBRE USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZADA NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO. FOI OBSERVADO QUE OS ALUNOS, EM SUA MAIORIA, APONTARAM QUE O USO DO MODELO E DO JOGO APLICADO CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA A COMPREENSÃO SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO E QUE ESTES SÃO RECURSOS IMPORTANTES PARA APRENDIZAGEM, TORNANDO-A MAIS INTERESSANTE E DIVERTIDO, PELO ENVOLVIMENTO QUE PROPORCIONAM. ALÉM DE SER UMA ALTERNATIVA VIÁVEL E SIMPLES PARA DIVERSIFICAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE E SUPERAÇÃO DE AULAS MONÓTONAS DE CARÁTER EXPOSITIVAS.