O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP, QUE SE PROJETA ENQUANTO INSTRUMENTO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA SE ESTABELECE COMO VÁLVULA MOTRIZ NO DIRECIONAMENTO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, NESTE CONTEXTO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, FUNDAMENTAR AS CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE DÃO SUSTENTAÇÃO AO DOCUMENTO NORTEADOR A PARTIR DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS, BEM COMO SITUAR A AVALIAÇÃO ESTABELECIDA PELAS CONCEPÇÕES SOMATIVA, NORMATIVA E DIAGNÓSTICA, DESTACANDO A NECESSIDADE DE CONSTRUÇÃO UM TRABALHO COLETIVO E PARTICIPATIVO ATRAVÉS DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS REALIZADAS COM BASE NO TEMA PREESTABELECIDO, O OBJETO DO ESTUDO FOI ESCOLHIDO DE FORMA A REAFIRMAR A NATUREZA BÁSICA, QUE ESTABELECE UM APROFUNDAMENTO DE UM TEMA JÁ ABORDADO. A METODOLOGIA QUALITATIVA FOI ESCOLHIDA PARA QUE PUDESSEM SER REALIZADAS INTERPRETAÇÕES SUBJETIVAS DO ASSUNTO, ATRAVÉS DESTAS INTERPRETAÇÕES CONSIDEROU-SE QUE A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DA COMUNIDADE ESCOLAR NO PROVIMENTO DO PPP POSSIBILITARIA UMA MOBILIZAÇÃO EFETIVA, EM ATENÇÃO AOS OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO.