Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DANÇA COCO NO CHÃO DA ESCOLA

Palavra-chaves: DANÇA, EDUCAÇÃO, ESCOLA, EDUCAÇÃO FÍSICA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A DANÇA SE LEGITIMA COMO OBJETO DE ESTUDO E ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS VÊM SENDO INVESTIGADAS CRESCENTEMENTE CONTRIBUINDO PARA UMA VALORIZAÇÃO NA UTILIZAÇÃO DO CONTEÚDO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA ESCOLA. OBJETIVOU-SE PROPORCIONAR ALTERNATIVAS DE PESQUISA E AÇÃO EDUCACIONAL NUMA PERSPECTIVA DE REDIMENSIONAMENTO DO FAZER AVALIATIVO. PARA A COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE A TÉCNICA DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO. OS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA VIVENCIA, CONSEGUIRAM AMPLIAR SEUS HORIZONTES CONCEITUAIS SOBRE A DANÇA COCO. A APRENDIZAGEM TORNA-SE SIGNIFICATIVA QUANDO O NOVO CONTEÚDO É INCORPORADO ÀS ESTRUTURAS DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS PASSANDO A ADQUIRIR SIGNIFICADO PARA ELE AO MANTER RELAÇÃO COM A SUA VIVÊNCIA. A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE DEVE FORMAR UM SUJEITO CAPAZ DE TER HISTÓRIA PRÓPRIA, FOMENTANDO A LIBERDADE PARA INTERFERIR E TRANSFORMAR, TORNANDO-SE PROTAGONISTA DA SUA APRENDIZAGEM. ESPERAMOS QUE ESTE TRABALHO SUSCITE NOVAS INTERVENÇÕES E PESQUISAS NÃO ÂMBITO DA DANÇA E EDUCAÇÃO.

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