HENRIQUE, Gleiciely Nascimento et al.. A dança coco no chão da escola. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58177>. Acesso em: 23/12/2024 02:57
A DANÇA SE LEGITIMA COMO OBJETO DE ESTUDO E ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS VÊM SENDO INVESTIGADAS CRESCENTEMENTE CONTRIBUINDO PARA UMA VALORIZAÇÃO NA UTILIZAÇÃO DO CONTEÚDO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA ESCOLA. OBJETIVOU-SE PROPORCIONAR ALTERNATIVAS DE PESQUISA E AÇÃO EDUCACIONAL NUMA PERSPECTIVA DE REDIMENSIONAMENTO DO FAZER AVALIATIVO. PARA A COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE A TÉCNICA DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO. OS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA VIVENCIA, CONSEGUIRAM AMPLIAR SEUS HORIZONTES CONCEITUAIS SOBRE A DANÇA COCO. A APRENDIZAGEM TORNA-SE SIGNIFICATIVA QUANDO O NOVO CONTEÚDO É INCORPORADO ÀS ESTRUTURAS DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS PASSANDO A ADQUIRIR SIGNIFICADO PARA ELE AO MANTER RELAÇÃO COM A SUA VIVÊNCIA. A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE DEVE FORMAR UM SUJEITO CAPAZ DE TER HISTÓRIA PRÓPRIA, FOMENTANDO A LIBERDADE PARA INTERFERIR E TRANSFORMAR, TORNANDO-SE PROTAGONISTA DA SUA APRENDIZAGEM. ESPERAMOS QUE ESTE TRABALHO SUSCITE NOVAS INTERVENÇÕES E PESQUISAS NÃO ÂMBITO DA DANÇA E EDUCAÇÃO.