MORAES, Patrícia Pena. O autorretrato da constituição docente. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61240>. Acesso em: 22/11/2024 12:20
ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO TECER UMA NARRATIVA, NOS TERMOS DE UM MEMORIAL DE FORMAÇÃO, SOBRE A CONSTITUIÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE UMA DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA. AS REFLEXÕES TECIDAS NESTE TRABALHO PARTE DO PRESSUPOSTO DE QUE AO NARRAR EXPERIÊNCIAS DE VIDA E DE FORMAÇÃO O SUJEITO REVELA SIGNIFICADOS E FORMAS MÚLTIPLAS QUE SE MANIFESTAM EM SUAS AÇÕES DOCENTES. ASSIM, AS NARRATIVAS SÃO ASSUMIDAS, NA PERSPECTIVA DE JOSSO E NÓVOA, COMO UM CONTRIBUTO NECESSÁRIO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. ENTRETANTO, AS MEMÓRIAS QUE CONSTITUÍRAM ESTA NARRATIVA CENTRARAM-SE NAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELA AUTORA NO CURSO DE ENSINO MÉDIO MAGISTÉRIO (NA CONDIÇÃO DE ALUNA) E NA PRÁTICA COMO PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PORTANTO, FOI NO ENTRELAÇAMENTO DE EXPERIÊNCIAS DE PESSOAIS, ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS QUE SE DEU A TESSITURA DESSE MEMORIAL.