A EDUCAÇÃO PRISIONAL É NOTADAMENTE UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE RESSOCIALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES AUXILIARES A PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE NA RECONSTRUÇÃO DE UM FUTURO MELHOR DURANTE E APÓS O CUMPRIMENTO DA SUA PENA. NESTE CONTEXTO, A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TEM SE REVELADO UMA MODALIDADE APROPRIADA À OFERTA, SOBRETUDO PELA SUA CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO DE BARREIRAS FÍSICAS E SIMBÓLICAS. ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE REGISTRAR O PERCURSO DESENVOLVIDO PELO IFRN NA OFERTA DE EDUCAÇÃO PRISIONAL A DISTÂNCIA E REFLETIR SOBRE AS POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DA EAD COMO ALTERNATIVA ÀS LIMITAÇÕES DIVERSAS DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL. POR MEIO DE UMA REVISÃO CONCEITUAL SUCEDIDA DE PESQUISA CAMPO, ELENCAMOS A TRAJETÓRIA DA EAD PRISIONAL E AS POSSIBILIDADES A SEREM CONSTRUÍDAS. NESTE ESTUDO, CONTRIBUÍMOS COM A REFLEXÃO SOBRE INCLUSÃO DA MASSA CARCERÁRIA NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS FORMAIS E INFORMAIS, SOBRE O USO DA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO POSSIBILIDADE DE ENCURTAMENTO DE BARREIRAS FÍSICAS E SIMBÓLICAS E AFIRMAMOS A EDUCAÇÃO COMO UM DIREITO HUMANO PRIORITÁRIO E CAPAZ DE PROMOVER A CIDADANIA.