Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE A NATUREZA DA ESCRITA NA(S) SUA(S) RELAÇÃO(/ÕES) COM A LÍNGUA ORAL. REVISITANDO O(S) PROCESSO(S) DE ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA, GRAFEMÁTICA, ALFABETIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62422
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5284
    "inscrito_id" => 14548
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A NATUREZA DA ESCRITA NA(S) SUA(S) RELAÇÃO(/ÕES) COM A LÍNGUA ORAL. REVISITANDO O(S) PROCESSO(S) DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "NOSSO TRABALHO VISA REVISITAR ALGUNS CONCEITOS REFERENTES AO EIXO ALFABETIZAÇÃO / LETRAMENTO, ENVOLVENDO NOVAS E VELHAS VISÕES E COMPREENSÕES SOBRE O QUE É LER – ESCREVER / FALAR, FACE ÀS ATIVIDADES E ROTINAS QUE TODO PROFESSOR DESENVOLVE NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO, E MAIS TARDE, DE LETRAMENTO. PARA TANTO, PERCORREREMOS AS INTERFACES QUE, NO PORTUGUÊS DE BRASIL, SE PRODUZEM ENTRE ORALIDADE E ESCRITA E AS CONSEQUÊNCIAS DE TAIS INTERFACES NO PROCESSO DE LETRAMENTO. NESSE PONTO, PERGUNTAR-NOS-EMOS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NO ENSINO DO PORTUGUÊS QUE, DO NOSSO PONTO DE VISTA, DEVERIA LEVAR PREFERENCIALMENTE À REFLEXÃO (DE DOCENTE E DISCENTE) SOBRE A PRÓPRIA LÍNGUA ALÉM DO ROL DE USUÁRIO E NÃO APENAS SE CONTENTAR COM DESCRIÇÕES ATRELADAS ÀS FUNÇÕES DERIVADAS DO USO. É A PARTIR DESSAS CONTRIBUIÇÕES QUE EMBASAMOS NOSSA CRENÇA DE QUE HÁ UMA NECESSIDADE DE REFLEXÃO NA CONCEPÇÃO DOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, MAS NO SENTIDO DA (DES)CONSTRUÇÃO / (RE)CONSTRUÇÃO CONCEITUAL, MAS TOMANDO ESSAS CRÍTICAS PRELIMINARES DE FORMA CAUTELOSA, POIS HOJE INSISTE-SE MUITO MAIS E FALA-SE MUITO MAIS NA ACADEMIA EM LETRAMENTO QUE EM ALFABETIZAÇÃO E QUANDO SE FALA DE ALFABETIZAÇÃO, UMA VEZ CONSTATADO UM CERTO FRACASSO, BUSCAM-SE JUSTIFICATIVAS E ESCUSAS – ALIÁS, FORTEMENTE IDEOLOGIZADAS – (BAGNO, 2007; 2016) QUE NÃO EXPLICAM O PORQUÊ DO FRACASSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA, GRAFEMÁTICA, ALFABETIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID14548_02102019194611.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ALBERTO MIRANDA POZA"
    "autor_nome_curto" => "POZA"
    "autor_email" => "ampoza@globo.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62422
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5284
    "inscrito_id" => 14548
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A NATUREZA DA ESCRITA NA(S) SUA(S) RELAÇÃO(/ÕES) COM A LÍNGUA ORAL. REVISITANDO O(S) PROCESSO(S) DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "NOSSO TRABALHO VISA REVISITAR ALGUNS CONCEITOS REFERENTES AO EIXO ALFABETIZAÇÃO / LETRAMENTO, ENVOLVENDO NOVAS E VELHAS VISÕES E COMPREENSÕES SOBRE O QUE É LER – ESCREVER / FALAR, FACE ÀS ATIVIDADES E ROTINAS QUE TODO PROFESSOR DESENVOLVE NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO, E MAIS TARDE, DE LETRAMENTO. PARA TANTO, PERCORREREMOS AS INTERFACES QUE, NO PORTUGUÊS DE BRASIL, SE PRODUZEM ENTRE ORALIDADE E ESCRITA E AS CONSEQUÊNCIAS DE TAIS INTERFACES NO PROCESSO DE LETRAMENTO. NESSE PONTO, PERGUNTAR-NOS-EMOS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NO ENSINO DO PORTUGUÊS QUE, DO NOSSO PONTO DE VISTA, DEVERIA LEVAR PREFERENCIALMENTE À REFLEXÃO (DE DOCENTE E DISCENTE) SOBRE A PRÓPRIA LÍNGUA ALÉM DO ROL DE USUÁRIO E NÃO APENAS SE CONTENTAR COM DESCRIÇÕES ATRELADAS ÀS FUNÇÕES DERIVADAS DO USO. É A PARTIR DESSAS CONTRIBUIÇÕES QUE EMBASAMOS NOSSA CRENÇA DE QUE HÁ UMA NECESSIDADE DE REFLEXÃO NA CONCEPÇÃO DOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, MAS NO SENTIDO DA (DES)CONSTRUÇÃO / (RE)CONSTRUÇÃO CONCEITUAL, MAS TOMANDO ESSAS CRÍTICAS PRELIMINARES DE FORMA CAUTELOSA, POIS HOJE INSISTE-SE MUITO MAIS E FALA-SE MUITO MAIS NA ACADEMIA EM LETRAMENTO QUE EM ALFABETIZAÇÃO E QUANDO SE FALA DE ALFABETIZAÇÃO, UMA VEZ CONSTATADO UM CERTO FRACASSO, BUSCAM-SE JUSTIFICATIVAS E ESCUSAS – ALIÁS, FORTEMENTE IDEOLOGIZADAS – (BAGNO, 2007; 2016) QUE NÃO EXPLICAM O PORQUÊ DO FRACASSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA, GRAFEMÁTICA, ALFABETIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID14548_02102019194611.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ALBERTO MIRANDA POZA"
    "autor_nome_curto" => "POZA"
    "autor_email" => "ampoza@globo.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

NOSSO TRABALHO VISA REVISITAR ALGUNS CONCEITOS REFERENTES AO EIXO ALFABETIZAÇÃO / LETRAMENTO, ENVOLVENDO NOVAS E VELHAS VISÕES E COMPREENSÕES SOBRE O QUE É LER – ESCREVER / FALAR, FACE ÀS ATIVIDADES E ROTINAS QUE TODO PROFESSOR DESENVOLVE NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO, E MAIS TARDE, DE LETRAMENTO. PARA TANTO, PERCORREREMOS AS INTERFACES QUE, NO PORTUGUÊS DE BRASIL, SE PRODUZEM ENTRE ORALIDADE E ESCRITA E AS CONSEQUÊNCIAS DE TAIS INTERFACES NO PROCESSO DE LETRAMENTO. NESSE PONTO, PERGUNTAR-NOS-EMOS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NO ENSINO DO PORTUGUÊS QUE, DO NOSSO PONTO DE VISTA, DEVERIA LEVAR PREFERENCIALMENTE À REFLEXÃO (DE DOCENTE E DISCENTE) SOBRE A PRÓPRIA LÍNGUA ALÉM DO ROL DE USUÁRIO E NÃO APENAS SE CONTENTAR COM DESCRIÇÕES ATRELADAS ÀS FUNÇÕES DERIVADAS DO USO. É A PARTIR DESSAS CONTRIBUIÇÕES QUE EMBASAMOS NOSSA CRENÇA DE QUE HÁ UMA NECESSIDADE DE REFLEXÃO NA CONCEPÇÃO DOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, MAS NO SENTIDO DA (DES)CONSTRUÇÃO / (RE)CONSTRUÇÃO CONCEITUAL, MAS TOMANDO ESSAS CRÍTICAS PRELIMINARES DE FORMA CAUTELOSA, POIS HOJE INSISTE-SE MUITO MAIS E FALA-SE MUITO MAIS NA ACADEMIA EM LETRAMENTO QUE EM ALFABETIZAÇÃO E QUANDO SE FALA DE ALFABETIZAÇÃO, UMA VEZ CONSTATADO UM CERTO FRACASSO, BUSCAM-SE JUSTIFICATIVAS E ESCUSAS – ALIÁS, FORTEMENTE IDEOLOGIZADAS – (BAGNO, 2007; 2016) QUE NÃO EXPLICAM O PORQUÊ DO FRACASSO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.