REFLEXÕES SOBRE A NATUREZA DA ESCRITA NA(S) SUA(S) RELAÇÃO(/ÕES) COM A LÍNGUA ORAL. REVISITANDO O(S) PROCESSO(S) DE ALFABETIZAÇÃO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62422 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5284 "inscrito_id" => 14548 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A NATUREZA DA ESCRITA NA(S) SUA(S) RELAÇÃO(/ÕES) COM A LÍNGUA ORAL. REVISITANDO O(S) PROCESSO(S) DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "NOSSO TRABALHO VISA REVISITAR ALGUNS CONCEITOS REFERENTES AO EIXO ALFABETIZAÇÃO / LETRAMENTO, ENVOLVENDO NOVAS E VELHAS VISÕES E COMPREENSÕES SOBRE O QUE É LER – ESCREVER / FALAR, FACE ÀS ATIVIDADES E ROTINAS QUE TODO PROFESSOR DESENVOLVE NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO, E MAIS TARDE, DE LETRAMENTO. PARA TANTO, PERCORREREMOS AS INTERFACES QUE, NO PORTUGUÊS DE BRASIL, SE PRODUZEM ENTRE ORALIDADE E ESCRITA E AS CONSEQUÊNCIAS DE TAIS INTERFACES NO PROCESSO DE LETRAMENTO. NESSE PONTO, PERGUNTAR-NOS-EMOS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NO ENSINO DO PORTUGUÊS QUE, DO NOSSO PONTO DE VISTA, DEVERIA LEVAR PREFERENCIALMENTE À REFLEXÃO (DE DOCENTE E DISCENTE) SOBRE A PRÓPRIA LÍNGUA ALÉM DO ROL DE USUÁRIO E NÃO APENAS SE CONTENTAR COM DESCRIÇÕES ATRELADAS ÀS FUNÇÕES DERIVADAS DO USO. É A PARTIR DESSAS CONTRIBUIÇÕES QUE EMBASAMOS NOSSA CRENÇA DE QUE HÁ UMA NECESSIDADE DE REFLEXÃO NA CONCEPÇÃO DOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, MAS NO SENTIDO DA (DES)CONSTRUÇÃO / (RE)CONSTRUÇÃO CONCEITUAL, MAS TOMANDO ESSAS CRÍTICAS PRELIMINARES DE FORMA CAUTELOSA, POIS HOJE INSISTE-SE MUITO MAIS E FALA-SE MUITO MAIS NA ACADEMIA EM LETRAMENTO QUE EM ALFABETIZAÇÃO E QUANDO SE FALA DE ALFABETIZAÇÃO, UMA VEZ CONSTATADO UM CERTO FRACASSO, BUSCAM-SE JUSTIFICATIVAS E ESCUSAS – ALIÁS, FORTEMENTE IDEOLOGIZADAS – (BAGNO, 2007; 2016) QUE NÃO EXPLICAM O PORQUÊ DO FRACASSO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA, GRAFEMÁTICA, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID14548_02102019194611.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ALBERTO MIRANDA POZA" "autor_nome_curto" => "POZA" "autor_email" => "ampoza@globo.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62422 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5284 "inscrito_id" => 14548 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A NATUREZA DA ESCRITA NA(S) SUA(S) RELAÇÃO(/ÕES) COM A LÍNGUA ORAL. REVISITANDO O(S) PROCESSO(S) DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "NOSSO TRABALHO VISA REVISITAR ALGUNS CONCEITOS REFERENTES AO EIXO ALFABETIZAÇÃO / LETRAMENTO, ENVOLVENDO NOVAS E VELHAS VISÕES E COMPREENSÕES SOBRE O QUE É LER – ESCREVER / FALAR, FACE ÀS ATIVIDADES E ROTINAS QUE TODO PROFESSOR DESENVOLVE NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO, E MAIS TARDE, DE LETRAMENTO. PARA TANTO, PERCORREREMOS AS INTERFACES QUE, NO PORTUGUÊS DE BRASIL, SE PRODUZEM ENTRE ORALIDADE E ESCRITA E AS CONSEQUÊNCIAS DE TAIS INTERFACES NO PROCESSO DE LETRAMENTO. NESSE PONTO, PERGUNTAR-NOS-EMOS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NO ENSINO DO PORTUGUÊS QUE, DO NOSSO PONTO DE VISTA, DEVERIA LEVAR PREFERENCIALMENTE À REFLEXÃO (DE DOCENTE E DISCENTE) SOBRE A PRÓPRIA LÍNGUA ALÉM DO ROL DE USUÁRIO E NÃO APENAS SE CONTENTAR COM DESCRIÇÕES ATRELADAS ÀS FUNÇÕES DERIVADAS DO USO. É A PARTIR DESSAS CONTRIBUIÇÕES QUE EMBASAMOS NOSSA CRENÇA DE QUE HÁ UMA NECESSIDADE DE REFLEXÃO NA CONCEPÇÃO DOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, MAS NO SENTIDO DA (DES)CONSTRUÇÃO / (RE)CONSTRUÇÃO CONCEITUAL, MAS TOMANDO ESSAS CRÍTICAS PRELIMINARES DE FORMA CAUTELOSA, POIS HOJE INSISTE-SE MUITO MAIS E FALA-SE MUITO MAIS NA ACADEMIA EM LETRAMENTO QUE EM ALFABETIZAÇÃO E QUANDO SE FALA DE ALFABETIZAÇÃO, UMA VEZ CONSTATADO UM CERTO FRACASSO, BUSCAM-SE JUSTIFICATIVAS E ESCUSAS – ALIÁS, FORTEMENTE IDEOLOGIZADAS – (BAGNO, 2007; 2016) QUE NÃO EXPLICAM O PORQUÊ DO FRACASSO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA, GRAFEMÁTICA, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID14548_02102019194611.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ALBERTO MIRANDA POZA" "autor_nome_curto" => "POZA" "autor_email" => "ampoza@globo.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }