O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA ABORDAGEM À COMPREENSÃO DAS CARACTERÍSTICAS E AÇÃO DIDÁTICA METODOLÓGICA DO GÊNERO FANFIC OU FANFICTION. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA COM ESTUDANTES DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO GOMES DE SOUZA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SOLIDÃO/PE. DIANTE DAS VISÍVEIS DIFICULDADES APRESENTADAS NAS HABILIDADES DE PRODUÇÃO DE TEXTO NO ESPAÇO ESCOLAR, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE INCORPORAR NOVOS DIRECIONAMENTOS DIDÁTICOS OPORTUNIZANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E PRAZEROSA. NESSE CONTEXTO, A FINALIDADE PRIMORDIAL FOI OPORTUNIZAR UMA PRÁTICA FAVORÁVEL NA PRODUÇÃO TEXTUAL E DESPERTAR O PRAZER DE ESCRITA DOS ESTUDANTES A PARTIR DE UM GÊNERO QUE UNIFICA O GOSTO LITERÁRIO, SOCIAL E COTIDIANO DOS ESTUDANTES, O USO DAS REDES SOCIAIS E TECNOLOGIA; BEM COMO, O FÃ FAVORITO PRESENTE NA MÚSICA, MINISSÉRIE, TELEJORNAL, NOVELAS, CANAL DE YOUTUBE, ENTRE OUTROS CANAIS DE COMUNICAÇÃO. ATRAVÉS DAS ATIVIDADES REALIZADAS FOI POSSÍVEL REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DE BUSCAR INOVAÇÕES METODOLÓGICAS QUE FAVOREÇA AOS ESTUDANTES O PRAZER DE ESCREVER BEM E DIVULGAR SUAS PRODUÇÕES ESCRITAS ATRAVÉS DE VISITAÇÃO ITINERANTE A OUTROS ESTUDANTES, REDES SOCIAIS, FINALIZANDO COM A CONSTRUÇÃO E PRODUÇÃO DE LIVRETO DISTRIBUÍDO NA COMUNIDADE ESCOLAR.