Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PESQUISA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E INTERDISCIPLINARIDADE: ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Palavra-chaves: PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA, INTERDISCIPLINARIDADE, LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO É FRUTO UM ESTUDO QUALITATIVO EM QUE ABORDAREMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS NUMA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DO RECIFE, COMO REQUISITO DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE PESQUISA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS IV (PPP IV), DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, COM ÊNFASE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. PARA ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO FOI NECESSÁRIO UM EMBASAMENTO TEÓRICO EM TEXTOS UTILIZADOS NAS DISCIPLINAS DE FUNDAMENTOS DO ENSINO DA HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA E DA PRÓPRIA DISCIPLINA PPP IV. NO DECORRER DESTE ESTUDO, RELATAREMOS AS CARACTERÍSTICAS DO NOSSO CAMPO DE ESTÁGIO, SEUS ASPECTOS ADMINISTRATIVO-INSTITUCIONAIS, COMO INSTALAÇÕES FÍSICAS, ETAPAS DE ESCOLARIZAÇÃO ENTRE OUTROS; ASPECTOS PEDAGÓGICOS, ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PPP (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO), E CONTEXTO DE ATUAÇÃO COMO RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE/ESCOLA. TRAREMOS TAMBÉM O RELATO DE NOSSA EXPERIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO; DESCRIÇÃO, ELABORAÇÃO, JUSTIFICATIVA, ATUAÇÃO E MÉTODOS UTILIZADOS EM NOSSO PLANO DE AULA DURANTE AS REGÊNCIAS MINISTRADAS. A TURMA OBSERVADA ENCONTRA-SE NO MODULO III DA EJA. NOSSOS PLANOS DE AULA FORAM BASEADOS A PARTIR DO TEMA: MULHERES E HOMENS NA HISTÓRIA-DIREITOS, DEVERES E PAPEIS SOCIAIS. O FATOR QUE NOS MOTIVOU A ESCOLHA DESSE TEMA FOI POR SE TRATAR DE UMA TURMA MAJORITARIAMENTE COMPOSTA POR MULHERES E QUE, HISTORICAMENTE SOFRERAM, E AINDA SOFREM DISCRIMINAÇÕES DURANTE A EXECUÇÃO DO SEU PAPEL NA SOCIEDADE. SENDO ASSIM, PRETENDÍAMOS CONSCIENTIZAR A TODOS SOBRE A POSTURA E ATUAÇÃO DA MULHER NO MEIO SOCIAL, ASSIM COMO SEUS DIREITOS E DEVERES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.