Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PESQUISA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E INTERDISCIPLINARIDADE: ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Palavra-chaves: PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA, INTERDISCIPLINARIDADE, LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62014
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5055
    "inscrito_id" => 5236
    "titulo" => "PESQUISA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E INTERDISCIPLINARIDADE: ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É FRUTO UM ESTUDO QUALITATIVO EM QUE ABORDAREMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS NUMA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DO RECIFE, COMO REQUISITO DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE PESQUISA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS IV (PPP IV), DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, COM ÊNFASE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. PARA ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO FOI NECESSÁRIO UM EMBASAMENTO TEÓRICO EM TEXTOS UTILIZADOS NAS DISCIPLINAS DE FUNDAMENTOS DO ENSINO DA HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA E DA PRÓPRIA DISCIPLINA PPP IV. NO DECORRER DESTE ESTUDO, RELATAREMOS AS CARACTERÍSTICAS DO NOSSO CAMPO DE ESTÁGIO, SEUS ASPECTOS ADMINISTRATIVO-INSTITUCIONAIS, COMO INSTALAÇÕES FÍSICAS, ETAPAS DE ESCOLARIZAÇÃO ENTRE OUTROS; ASPECTOS PEDAGÓGICOS,  ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PPP (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO), E CONTEXTO DE ATUAÇÃO COMO RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE/ESCOLA. TRAREMOS TAMBÉM O RELATO DE NOSSA EXPERIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO; DESCRIÇÃO, ELABORAÇÃO, JUSTIFICATIVA, ATUAÇÃO E MÉTODOS UTILIZADOS EM NOSSO PLANO DE AULA DURANTE AS REGÊNCIAS MINISTRADAS. A TURMA OBSERVADA ENCONTRA-SE NO MODULO III DA EJA.  NOSSOS PLANOS DE AULA FORAM BASEADOS A PARTIR DO TEMA: MULHERES E HOMENS NA HISTÓRIA-DIREITOS, DEVERES E PAPEIS SOCIAIS. O FATOR QUE NOS MOTIVOU A ESCOLHA DESSE TEMA FOI POR SE TRATAR DE UMA TURMA MAJORITARIAMENTE COMPOSTA POR MULHERES E QUE, HISTORICAMENTE SOFRERAM, E AINDA SOFREM DISCRIMINAÇÕES DURANTE A EXECUÇÃO DO SEU PAPEL NA SOCIEDADE.  SENDO ASSIM, PRETENDÍAMOS CONSCIENTIZAR A TODOS SOBRE A POSTURA E ATUAÇÃO DA MULHER NO MEIO SOCIAL, ASSIM COMO SEUS DIREITOS E DEVERES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA, INTERDISCIPLINARIDADE, LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID5236_30092019200554.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RONIERO DIODATO"
    "autor_nome_curto" => "RONIERO DIODATO"
    "autor_email" => "joseroniero@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62014
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5055
    "inscrito_id" => 5236
    "titulo" => "PESQUISA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E INTERDISCIPLINARIDADE: ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É FRUTO UM ESTUDO QUALITATIVO EM QUE ABORDAREMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS NUMA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DO RECIFE, COMO REQUISITO DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE PESQUISA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS IV (PPP IV), DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, COM ÊNFASE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. PARA ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO FOI NECESSÁRIO UM EMBASAMENTO TEÓRICO EM TEXTOS UTILIZADOS NAS DISCIPLINAS DE FUNDAMENTOS DO ENSINO DA HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA E DA PRÓPRIA DISCIPLINA PPP IV. NO DECORRER DESTE ESTUDO, RELATAREMOS AS CARACTERÍSTICAS DO NOSSO CAMPO DE ESTÁGIO, SEUS ASPECTOS ADMINISTRATIVO-INSTITUCIONAIS, COMO INSTALAÇÕES FÍSICAS, ETAPAS DE ESCOLARIZAÇÃO ENTRE OUTROS; ASPECTOS PEDAGÓGICOS,  ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PPP (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO), E CONTEXTO DE ATUAÇÃO COMO RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE/ESCOLA. TRAREMOS TAMBÉM O RELATO DE NOSSA EXPERIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO; DESCRIÇÃO, ELABORAÇÃO, JUSTIFICATIVA, ATUAÇÃO E MÉTODOS UTILIZADOS EM NOSSO PLANO DE AULA DURANTE AS REGÊNCIAS MINISTRADAS. A TURMA OBSERVADA ENCONTRA-SE NO MODULO III DA EJA.  NOSSOS PLANOS DE AULA FORAM BASEADOS A PARTIR DO TEMA: MULHERES E HOMENS NA HISTÓRIA-DIREITOS, DEVERES E PAPEIS SOCIAIS. O FATOR QUE NOS MOTIVOU A ESCOLHA DESSE TEMA FOI POR SE TRATAR DE UMA TURMA MAJORITARIAMENTE COMPOSTA POR MULHERES E QUE, HISTORICAMENTE SOFRERAM, E AINDA SOFREM DISCRIMINAÇÕES DURANTE A EXECUÇÃO DO SEU PAPEL NA SOCIEDADE.  SENDO ASSIM, PRETENDÍAMOS CONSCIENTIZAR A TODOS SOBRE A POSTURA E ATUAÇÃO DA MULHER NO MEIO SOCIAL, ASSIM COMO SEUS DIREITOS E DEVERES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA, INTERDISCIPLINARIDADE, LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID5236_30092019200554.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RONIERO DIODATO"
    "autor_nome_curto" => "RONIERO DIODATO"
    "autor_email" => "joseroniero@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO É FRUTO UM ESTUDO QUALITATIVO EM QUE ABORDAREMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS NUMA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DO RECIFE, COMO REQUISITO DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE PESQUISA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS IV (PPP IV), DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, COM ÊNFASE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. PARA ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO FOI NECESSÁRIO UM EMBASAMENTO TEÓRICO EM TEXTOS UTILIZADOS NAS DISCIPLINAS DE FUNDAMENTOS DO ENSINO DA HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA E DA PRÓPRIA DISCIPLINA PPP IV. NO DECORRER DESTE ESTUDO, RELATAREMOS AS CARACTERÍSTICAS DO NOSSO CAMPO DE ESTÁGIO, SEUS ASPECTOS ADMINISTRATIVO-INSTITUCIONAIS, COMO INSTALAÇÕES FÍSICAS, ETAPAS DE ESCOLARIZAÇÃO ENTRE OUTROS; ASPECTOS PEDAGÓGICOS, ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PPP (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO), E CONTEXTO DE ATUAÇÃO COMO RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE/ESCOLA. TRAREMOS TAMBÉM O RELATO DE NOSSA EXPERIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO; DESCRIÇÃO, ELABORAÇÃO, JUSTIFICATIVA, ATUAÇÃO E MÉTODOS UTILIZADOS EM NOSSO PLANO DE AULA DURANTE AS REGÊNCIAS MINISTRADAS. A TURMA OBSERVADA ENCONTRA-SE NO MODULO III DA EJA. NOSSOS PLANOS DE AULA FORAM BASEADOS A PARTIR DO TEMA: MULHERES E HOMENS NA HISTÓRIA-DIREITOS, DEVERES E PAPEIS SOCIAIS. O FATOR QUE NOS MOTIVOU A ESCOLHA DESSE TEMA FOI POR SE TRATAR DE UMA TURMA MAJORITARIAMENTE COMPOSTA POR MULHERES E QUE, HISTORICAMENTE SOFRERAM, E AINDA SOFREM DISCRIMINAÇÕES DURANTE A EXECUÇÃO DO SEU PAPEL NA SOCIEDADE. SENDO ASSIM, PRETENDÍAMOS CONSCIENTIZAR A TODOS SOBRE A POSTURA E ATUAÇÃO DA MULHER NO MEIO SOCIAL, ASSIM COMO SEUS DIREITOS E DEVERES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.