O ARTIGO A SEGUIR PROPÕE DISCORRER SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE NESTE PAÍS ONDE CONSECUTIVAMENTE FORAM CONDUZIDOS PELAS NECESSIDADES DO MOMENTO E VAI CONTINUAR ACONTECENDO DILEMAS EM RELAÇÃO A SUA FORMAÇÃO E FUNÇÃO SOCIAL. EM CERTOS MOMENTOS É ATENDER AS NECESSIDADES EM OUTROS MOMENTOS É PARA AJUDAR O EDUCANDO, A PENSAR E SER CIDADÃO. A ABORDAGEM NESTE TEXTO É REFLETIR SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE APRESENTADO POR IMBERNÓN (2006) E RAMALHO (2004) E OUTRAS LEITURAS.
PODEMOS CONFIRMAR OS VALORES DE UM PROFESSOR, OS DESAFIOS ENFRENTADOS SÃO DINÂMICOS COMO NA PRÓPRIA VIDA ORGÂNICA. AS MUDANÇAS ACONTECEM DE ACORDO COM A REALIDADE SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DA SOCIEDADE. CONSTATA-SE QUE, O SER HUMANO MERECE DESTAQUE NO CONJUNTO SOCIAL E POLÍTICO. POR TANTO, OS AUTORES TRAZEM TAMBÉM ALGUMAS ABORDAGENS EM REFERÊNCIA AS COMPETÊNCIAS E DO PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PEDAGOGOS. NESTE TRABALHO TAMBÉM TRAGO UMA PREVÊ DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, ALGO QUE NÃO ESTÁ DESVINCULADO DO PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO. NÃO ADENTRO MUITO NA QUESTÃO POIS É ASSUNTO PARA TRABALHOS FUTUROS. OBJETIVO DESTE TRABALHO É EXPLORAR ATRAVÉS DOS TEXTOS OS CONCEITOS DE ÉTICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FIRMAÇÃO E SOLIDIFICAÇÃO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DO DOCENTE. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO HISTÓRICO DESSES PROFISSIONAIS.