COM O PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CONSTATOU-SE QUE A E.E.M. AMÁLIA XAVIER,
ATUALMENTE BENEFICIADA COM UM SUBPROJETO DE MATEMÁTICA, VIVENCIA UM ELEVADO DÉFICIT DE APRENDIZAGEM
EM DIVERSOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, PRINCIPALMENTE NO ASSUNTO DE LOGARITMOS. EM CONSEQUÊNCIA DISSO
OS BOLSISTAS DO PIBID PESQUISARAM ESTRATÉGIAS QUE SANASSEM AS DEFASAGENS ENCONTRADAS NA ESCOLA,
LOCALIZADA EM JUAZEIRO DO NORTE E NO INTERIOR DO CEARÁ, EM ESPECIAL A TENDÊNCIA CONTEMPORÂNEA DE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOMEADA COMO MODELAGEM MATEMÁTICA. ESSA FERRAMENTA É UMA FORMA DE LIGAR O
COTIDIANO DO ALUNO COM O ENSINO ATRAVÉS DAS AULAS AUXILIANDO NO APRENDIZADO, OU SEJA, VEM A DEIXAR
EXPLÍCITO QUE DIANTE DA ABSTRAÇÃO QUE TEM A DISCIPLINA PODEMOS ENCONTRAR UMA UTILIDADE PRÁTICA NO
MUNDO REAL. DESSA MANEIRA, OS BOLSISTAS TÊM COMO OBJETIVO ELIMINAR A CONCEPÇÃO QUE MUITOS ESTUDANTES
TÊM DA MESMA, COMO POR EXEMPLO, MATÉRIA CHATA, SEM UTILIDADE E CONFUSA, ALÉM DE BUSCAR MECANISMOS
QUE LEVEM A EFETIVA APRENDIZAGEM. PARA TANTO, CULMINOU EM RELACIONAR A ABSTRAÇÃO QUE CONVÉM A
MATEMÁTICA COM OUTRAS ÁREAS, OU MELHOR, RESULTOU EM UMA APLICAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE A MATEMÁTICA
E GEOGRAFIA.