ENSINAR É UM GRANDE DESAFIO. PARA ESSE FIM, O DOCENTE DEVE UTILIZAR MÉTODOS DE ENSINO QUE VALORIZEM O PROTAGONISMO E A CRIATIVIDADE DOS ESTUDANTES. COM BASE NESSE PRESSUPOSTO, NOSSO ESTUDO OBJETIVOU INVESTIGAR METODOLOGIAS INOVADORAS, MATERIAIS E MÉTODOS DE INSTRUÇÃO UTILIZADOS NO ENSINO DA QUÍMICA, NO NÍVEL MÉDIO, NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA MICRORREGIÃO DA SERRA DA IBIAPABA-CE. A METODOLOGIA DE PESQUISA UTILIZADA FOI A DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS DIFERENTES METODOLOGIAS APLICADAS PARA DIVERSIFICAR MÉTODOS DE ENSINO DE QUÍMICA QUE OPORTUNIZAM A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. FORAM PESQUISADOS TEXTOS DE AUTORES COMO: BORGES (2015), LIMA (2013), SOUSA (2018) E SOUZA (2017), ENTRE OUTROS ESTUDIOSOS NA ÁREA, PARA ASSIM FORTALECER A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE A TEMÁTICA DE ESTUDO. TAMBÉM OCORREU A PESQUISA EMPÍRICA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS COM OS DOCENTES DE QUÍMICA, VISANDO IDENTIFICAR QUAIS ERAM AS METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS EM CADA MUNICÍPIO. FORAM REALIZADAS, AO TOTAL, NOVE ENTREVISTAS. AS ESCOLAS VISITADAS SÃO DE RESPONSABILIDADE DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO ESTADO DO CEARÁ, ELAS ERAM PERTENCENTES ÀS CIDADES DE CROATÁ, GUARACIABA DO NORTE, IBIAPINA, IPU, SÃO BENEDITO, TIANGUÁ, UBAJARA E VIÇOSA DO CEARÁ. AS METODOLOGIAS ENCONTRADAS NA SEARA DA PESQUISA FORAM: A UTILIZAÇÃO DE FILMES, USO DE MATERIAIS DO DIA A DIA DO ALUNO EM EXPERIMENTOS LABORATORIAIS, PROJETOS DE FEIRA DE CIÊNCIA, A CRIAÇÃO DE APLICATIVO DE CÁLCULO DE MATURAÇÃO DE FRUTAS, ENTRE OUTROS. PRÁTICAS DOCENTES QUE FAZEM DO ENSINO DE QUÍMICA UMA EXPERIÊNCIA PRAZEROSA, CONSOLIDAM O APRENDIZADO COLABORATIVO, CONTRIBUINDO DE MANEIRA EFICIENTE PARA DAR SIGNIFICADO À APRENDIZAGEM.