TODOS OS INDIVÍDUOS TÊM DIREITOS À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, SAÚDE, CONHECIMENTO, AO TRABALHO, LAZER E DEMAIS RECURSOS QUE LHES SÃO NECESSÁRIOS AO PLENO DESENVOLVIMENTO E CONVÍVIO EM SOCIEDADE COMO SER HUMANO. ENTRETANTO OS SURDOS TIVERAM ESSES DIREITOS NEGADOS, AO LONGO DA HISTÓRIA, POR SEREM JULGADOS MENOS CAPAZES QUE QUAISQUER OUTROS INDIVÍDUOS CONSIDERADOS NORMAIS. NO CAMPO EDUCACIONAL, VÁRIAS METODOLOGIAS FORAM INTRODUZIDAS NO ENSINO DE SURDOS NO BRASIL, ENTRE AS QUAIS O ORALISMO, A COMUNICAÇÃO TOTAL, O BILINGUISMO E A PEDAGOGIA SURDA SÃO EXEMPLOS. COM BASE NISSO, ESTE ESTUDO BUSCA APRESENTAR AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL, DESDE A SUA PROCEDÊNCIA HISTÓRICA ÀS APLICAÇÕES EFETIVAS ATUAIS, ALÉM DE SEUS ASSUNTOS RELACIONADOS, COMO, ALGUNS FATORES QUE CONTRIBUÍRAM POSITIVAMENTE PARA A APLICAÇÃO DESSAS METODOLOGIAS E PROMOVER A DISCUSSÃO SOBRE UMA NOVA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO.