Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

CONCEPÇÃO SOBRE MITOS E LENDAS RELACIONADOS À FAUNA DA CAATINGA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SOBRAL-CE.

Palavra-chaves: MITOS, LENDAS, CRENÇAS, ETNOZOOLOGIA, ETNOZOOLOGIA Pôster (PO) AT 06: Ciências Biológicas
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57543
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 270
    "inscrito_id" => 586
    "titulo" => """
      CONCEPÇÃO SOBRE MITOS E LENDAS RELACIONADOS À FAUNA\r\n
      DA CAATINGA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE\r\n
      SOBRAL-CE.
      """
    "resumo" => "A ETNOBIOLOGIA TEM COMO OBJETIVO DE ESTUDO AS DIVERSAS FORMAS COMO AS VÁRIAS SOCIEDADES SE RELACIONAM COM A NATUREZA. ELA É UM CAMPO MULTIDISCIPLINAR DE ESTUDO. UM DOS RAMOS DA ETNOBIOLOGIA É A ETNOZOOLOGIA, E ELA SE DEFINE COMO O ESTUDO DAS RELAÇÕES QUE O SER HUMANO TEM COM AS VÁRIAS ESPÉCIES ANIMAIS. ESTE ESTUDO PROCURA SABER QUAIS SÃO, COMO SURGEM E SE MANTÉM OS MITOS E LENDAS RELACIONADOS AOS ANIMAIS DA CAATINGA, NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM CINCO ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SOBRAL, CEARÁ, A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA OS ESTUDANTES; O QUESTIONÁRIO CONTINHA DEZ QUESTÕES OBJETIVAS E UMA QUESTÃO ABERTA. OS RESULTADOS FORAM TABELADOS EM PLANILHAS E GRÁFICOS, E A QUESTÃO SUBJETIVA FOI ANALISADA PELA TÉCNICA DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO. OS RESULTADOS SUGEREM QUE AINDA HOJE EXISTEM MUITOS MITOS INTRICADOS NA CULTURA, E QUE ESSES MITOS SÃO DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS, E DE SUAS FAMÍLIAS, EMBORA A MAIORIA NÃO ACREDITE QUE ELES SEJAM VERDADE. AS CRENÇAS MAIS CONHECIDAS SÃO: A CORUJA RASGA-MORTALHA TRAZ MAU AGOURO, A COBRA PRETA QUE MAMA EM MULHERES EM PERÍODO DE ALEITAMENTO, O CANTO DA ACAUÃ É UM CHAMADO DE MORTE/SECA PARA O SERTÃO E A COBRA DE VEADO BERRA PARA CHAMAR CHUVA. FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE OS ALUNOS SABEM QUE A MATANÇA AFETA NEGATIVAMENTE OS ECOSSISTEMAS DA CAATINGA, MAS QUE ESTE TEMA AINDA NECESSITA SER MAIS TRABALHADO NAS ESCOLAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Ciências Biológicas"
    "palavra_chave" => "MITOS, LENDAS, CRENÇAS, ETNOZOOLOGIA, ETNOZOOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA6_ID586_15072019181541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILLA EVELYN DE SOUZA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILLA SILVEIRA"
    "autor_email" => "prievelyn012@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57543
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 270
    "inscrito_id" => 586
    "titulo" => """
      CONCEPÇÃO SOBRE MITOS E LENDAS RELACIONADOS À FAUNA\r\n
      DA CAATINGA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE\r\n
      SOBRAL-CE.
      """
    "resumo" => "A ETNOBIOLOGIA TEM COMO OBJETIVO DE ESTUDO AS DIVERSAS FORMAS COMO AS VÁRIAS SOCIEDADES SE RELACIONAM COM A NATUREZA. ELA É UM CAMPO MULTIDISCIPLINAR DE ESTUDO. UM DOS RAMOS DA ETNOBIOLOGIA É A ETNOZOOLOGIA, E ELA SE DEFINE COMO O ESTUDO DAS RELAÇÕES QUE O SER HUMANO TEM COM AS VÁRIAS ESPÉCIES ANIMAIS. ESTE ESTUDO PROCURA SABER QUAIS SÃO, COMO SURGEM E SE MANTÉM OS MITOS E LENDAS RELACIONADOS AOS ANIMAIS DA CAATINGA, NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM CINCO ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SOBRAL, CEARÁ, A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA OS ESTUDANTES; O QUESTIONÁRIO CONTINHA DEZ QUESTÕES OBJETIVAS E UMA QUESTÃO ABERTA. OS RESULTADOS FORAM TABELADOS EM PLANILHAS E GRÁFICOS, E A QUESTÃO SUBJETIVA FOI ANALISADA PELA TÉCNICA DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO. OS RESULTADOS SUGEREM QUE AINDA HOJE EXISTEM MUITOS MITOS INTRICADOS NA CULTURA, E QUE ESSES MITOS SÃO DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS, E DE SUAS FAMÍLIAS, EMBORA A MAIORIA NÃO ACREDITE QUE ELES SEJAM VERDADE. AS CRENÇAS MAIS CONHECIDAS SÃO: A CORUJA RASGA-MORTALHA TRAZ MAU AGOURO, A COBRA PRETA QUE MAMA EM MULHERES EM PERÍODO DE ALEITAMENTO, O CANTO DA ACAUÃ É UM CHAMADO DE MORTE/SECA PARA O SERTÃO E A COBRA DE VEADO BERRA PARA CHAMAR CHUVA. FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE OS ALUNOS SABEM QUE A MATANÇA AFETA NEGATIVAMENTE OS ECOSSISTEMAS DA CAATINGA, MAS QUE ESTE TEMA AINDA NECESSITA SER MAIS TRABALHADO NAS ESCOLAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Ciências Biológicas"
    "palavra_chave" => "MITOS, LENDAS, CRENÇAS, ETNOZOOLOGIA, ETNOZOOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA6_ID586_15072019181541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILLA EVELYN DE SOUZA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILLA SILVEIRA"
    "autor_email" => "prievelyn012@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

A ETNOBIOLOGIA TEM COMO OBJETIVO DE ESTUDO AS DIVERSAS FORMAS COMO AS VÁRIAS SOCIEDADES SE RELACIONAM COM A NATUREZA. ELA É UM CAMPO MULTIDISCIPLINAR DE ESTUDO. UM DOS RAMOS DA ETNOBIOLOGIA É A ETNOZOOLOGIA, E ELA SE DEFINE COMO O ESTUDO DAS RELAÇÕES QUE O SER HUMANO TEM COM AS VÁRIAS ESPÉCIES ANIMAIS. ESTE ESTUDO PROCURA SABER QUAIS SÃO, COMO SURGEM E SE MANTÉM OS MITOS E LENDAS RELACIONADOS AOS ANIMAIS DA CAATINGA, NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM CINCO ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SOBRAL, CEARÁ, A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA OS ESTUDANTES; O QUESTIONÁRIO CONTINHA DEZ QUESTÕES OBJETIVAS E UMA QUESTÃO ABERTA. OS RESULTADOS FORAM TABELADOS EM PLANILHAS E GRÁFICOS, E A QUESTÃO SUBJETIVA FOI ANALISADA PELA TÉCNICA DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO. OS RESULTADOS SUGEREM QUE AINDA HOJE EXISTEM MUITOS MITOS INTRICADOS NA CULTURA, E QUE ESSES MITOS SÃO DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS, E DE SUAS FAMÍLIAS, EMBORA A MAIORIA NÃO ACREDITE QUE ELES SEJAM VERDADE. AS CRENÇAS MAIS CONHECIDAS SÃO: A CORUJA RASGA-MORTALHA TRAZ MAU AGOURO, A COBRA PRETA QUE MAMA EM MULHERES EM PERÍODO DE ALEITAMENTO, O CANTO DA ACAUÃ É UM CHAMADO DE MORTE/SECA PARA O SERTÃO E A COBRA DE VEADO BERRA PARA CHAMAR CHUVA. FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE OS ALUNOS SABEM QUE A MATANÇA AFETA NEGATIVAMENTE OS ECOSSISTEMAS DA CAATINGA, MAS QUE ESTE TEMA AINDA NECESSITA SER MAIS TRABALHADO NAS ESCOLAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.