A ETNOBIOLOGIA TEM COMO OBJETIVO DE ESTUDO AS DIVERSAS FORMAS COMO AS VÁRIAS SOCIEDADES SE RELACIONAM COM A NATUREZA. ELA É UM CAMPO MULTIDISCIPLINAR DE ESTUDO. UM DOS RAMOS DA ETNOBIOLOGIA É A ETNOZOOLOGIA, E ELA SE DEFINE COMO O ESTUDO DAS RELAÇÕES QUE O SER HUMANO TEM COM AS VÁRIAS ESPÉCIES ANIMAIS. ESTE ESTUDO PROCURA SABER QUAIS SÃO, COMO SURGEM E SE MANTÉM OS MITOS E LENDAS RELACIONADOS AOS ANIMAIS DA CAATINGA, NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM CINCO ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SOBRAL, CEARÁ, A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA OS ESTUDANTES; O QUESTIONÁRIO CONTINHA DEZ QUESTÕES OBJETIVAS E UMA QUESTÃO ABERTA. OS RESULTADOS FORAM TABELADOS EM PLANILHAS E GRÁFICOS, E A QUESTÃO SUBJETIVA FOI ANALISADA PELA TÉCNICA DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO. OS RESULTADOS SUGEREM QUE AINDA HOJE EXISTEM MUITOS MITOS INTRICADOS NA CULTURA, E QUE ESSES MITOS SÃO DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS, E DE SUAS FAMÍLIAS, EMBORA A MAIORIA NÃO ACREDITE QUE ELES SEJAM VERDADE. AS CRENÇAS MAIS CONHECIDAS SÃO: A CORUJA RASGA-MORTALHA TRAZ MAU AGOURO, A COBRA PRETA QUE MAMA EM MULHERES EM PERÍODO DE ALEITAMENTO, O CANTO DA ACAUÃ É UM CHAMADO DE MORTE/SECA PARA O SERTÃO E A COBRA DE VEADO BERRA PARA CHAMAR CHUVA. FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE OS ALUNOS SABEM QUE A MATANÇA AFETA NEGATIVAMENTE OS ECOSSISTEMAS DA CAATINGA, MAS QUE ESTE TEMA AINDA NECESSITA SER MAIS TRABALHADO NAS ESCOLAS.