O ENSINO TÉCNICO, NA MAIORIA DAS VEZES, É VISTO COMO UMA ÁREA DA EDUCAÇÃO DE CARÁTER ESTRITAMENTE CONTEUDISTA, VISANDO APENAS À REPRODUÇÃO DE CONCEITOS E A FORMAÇÃO PARA ATENDER DEMANDAS DO MERCADO DE TRABALHO SEM CONSIDERAR A FORMAÇÃO HUMANÍSTICA E CIDADÃ DO ALUNO. PORÉM, DURANTE MUITO TEMPO (E ATÉ HOJE), EXISTE UMA DISCUSSÃO ACERCA DESSA CONCEPÇÃO, ONDE SE COMPREENDE QUE A FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL SÃO INTERDEPENDENTES E, DESTA FORMA, DEVEM ESTAR ESTRUTURADAS DE MODO QUE PERMITA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA DE JOVENS E ADULTOS SOBRE SEU PAPEL NA SOCIEDADE ENQUANTO, NESTE CASO, TÉCNICOS EM QUÍMICA. O PRESENTE TRABALHO BUSCA A APRESENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA NÃO FORMAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES TÉCNICAS/LABORAIS, AO MESMO PASSO QUE TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL A PROMOÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DE AULAS EXPERIMENTAIS APLICADAS ÀS TURMAS DE PRIMEIRO ANO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA DO IFPB – CAMPUS CAMPINA GRANDE, ONDE OS ALUNOS FORAM INSTIGADOS A PERCEBER O COMPORTAMENTO DE DOIS GASES DISTINTOS SEM A UTILIZAÇÃO DE ROTEIRO, EXPLORANDO SUAS CAPACIDADES COGNITIVAS E ENRIQUECENDO SUAS CARGAS CONTEUDISTAS AO PROPOR APROFUNDAMENTO TEÓRICO SOBRE A TEORIA CINÉTICA DOS GASES E A LEI DE GRAHAM. AS CONSIDERAÇÕES FINAIS APRESENTADAS POR MEIO DE RELATÓRIOS FORAM DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA AVALIAÇÃO DO OBJETIVO DA AULA, EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DE ESTIMULAR A CONSCIÊNCIA DOS ALUNOS A RESPEITO DAS SUAS COMPETÊNCIAS E DA APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS PARA GERAÇÃO DE RESULTADOS POSITIVOS E ÚTEIS A SOCIEDADE.