INTRODUÇÃO: DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA SÃO UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, ATINGINDO ELEVADO NÚMERO DA POPULAÇÃO GLOBAL. NESSA PERSPECTIVA, É FUNDAMENTAL TRAÇAR FORMAS DE LEVAR À POPULAÇÃO À MUDANÇA NO ESTILO DE VIDA, COMO AS INTERVENÇÕES EDUCATIVAS, POIS SE CONSTITUEM ESPAÇOS NOS QUAIS HÁ PRODUÇÃO E ASSIMILAÇÃO DE SABERES, DESEMPENHANDO UM RELEVANTE PAPEL NA PROMOÇÃO DA SAÚDE. ASSIM, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É RELATAR A EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM FRENTE À INTERVENÇÕES EDUCATIVAS SOBRE ATIVIDADE FÍSICA PARA DIABÉTICOS E HIPERTENSOS ATENDIDOS NO HIPERDIA. METODOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA REALIZADA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO INTERIOR DO PIAUÍ EM SETEMBRO DE 2018, POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DURANTE A DISCIPLINA DE SAÚDE DO ADULTO E IDOSO I. PARTICIPARAM DA AÇÃO ACADÊMICOS, IDOSOS CADASTRADOS NO HIPERDIA E PROFISSIONAIS DA UNIDADE. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A EXECUÇÃO DA INTERVENÇÃO FOI EXITOSA, UMA VEZ QUE CONTOU, CONSTANTEMENTE, COM A PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS ENVOLVIDAS. PERCEBEU-SE QUE TODOS OS OUVINTES E PARTICIPANTES SENTIAM-SE BEM EM ESTAREM SENDO ORIENTADOS E POR TEREM AS DÚVIDAS RELACIONADAS À SAÚDE SANADAS. FORAM FEITAS ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE FÍSICA PARA A PESSOA COM HAS E DM, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO E DIABETES. CONCLUSÃO: AS ORIENTAÇÕES ACERCA DO ESTÍMULO À ATIVIDADE FÍSICA DEVEM SER PRECONIZADAS, UMA VEZ QUE TRATA-SE DE UMA MEDIDA QUE COMPROVADAMENTE DIMINUI OS RISCOS DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES E MELHORA A QUALIDADE DE VIDA DA COMUNIDADE.