A PRODUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE É CONSTRUÍDA SOB DIVERSAS MATRIZES DE SÍMBOLOS. EM CADA MOMENTO DE UMA SOCIEDADE SÃO PRODUZIDAS EM SUAS CULTURAS SIGNIFICADOS QUE OS SUJEITOS VÃO ATRIBUINDO DURANTE SUAS VIDAS. NESSE SENTIDO, ESSE ESTUDO SE JUSTIFICA NA MEDIDA EM QUE TRAZ PARA FRENTE DA DISCUSSÃO QUAL O LUGAR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PELO MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS?PRINCIPALMENTE PORQUE BUSCA IDENTIFICAR OS ARTIGOS DE DOIS ANOS DE UMA REVISTA CUJA TEMÁTICA É TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. PROCURA, NESSE SENTIDO, PELO ESTUDO DO TIPO ESTADO DA ARTE MAPEAR COMO SE DEU A PRODUÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO NOS ANOS DESTACADOS NESSA REVISTA, PRINCIPALMENTE POR MEIO DAS CATEGORIAS: LOCAL DA PESQUISA, TEMA TRABALHADO, TIPO DE TECNOLOGIA UTILIZADA, ÁREAS DA PESQUISA, MODALIDADE DE ENSINO E SUJEITOS DA PESQUISA. ALÉM DE VERIFICAR ALGUNS DOS PRINCIPAIS ACHADOS NESSES TRABALHOS EM RELAÇÃO AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. SOBRE OS PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS, OBSERVA-SE UMA PRODUÇÃO RELACIONADA COM O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ENTRE OS TIPOS CENTRAIS DE TECNOLOGIA UTILIZADA SÃO SALIENTADAS AS DE ORIENTAÇÃO DA WEB 2.0 E 3.0, PRINCIPALMENTE ÀQUELAS QUE TRAZEM O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO COMO FOCO PRIMEIRO. ALÉM DAS ÁREAS DE PESQUISA SEREM INTERDISCIPLINARES, DESDE A EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR E DE PÓS-GRADUAÇÃO. ASSIM, A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES, MAS COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, PÕE EM EVIDÊNCIA A NECESSIDADE DE ESTUDOS EM DIVERSAS REVISTAS DO TIPO “ESTADO DA ARTE” QUE FOQUEM NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS COLABORATIVAS.