SOUZA, Naiara Ramos. A implicação da cultura na política educacional. Anais VI JOIN / Brasil - Portugal... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/57369>. Acesso em: 22/12/2024 19:28
O PRESENTE TRABALHO PROCUROU DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DE CONHECER A REALIDADE DOS ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, CONSIDERANDO QUE CADA UM TEM SUA PRÓPRIA IDENTIDADE CONSTRUÍDA EM UM TERRITÓRIO. PRIMEIRAMENTE, BUSCA-SE APRESENTAR A DISCUSSÃO SOBRE A CENTRALIDADE DA CULTURA SOB O PONTO DE VISTA DE STUART HALL, MOSTRANDO COMO A IDENTIDADE DO SUJEITO É CONSTITUÍDA. EM SEGUIDA, A IDENTIDADE TERRITORIAL É DISCUTIDA PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE A SOCIEDADE ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DAS RELAÇÕES SOCIAIS DO COTIDIANO, QUE PODE RESULTAR EM DIVERSAS CULTURAS. POR FIM, A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA É CONTEXTUALIZADA PARA DEMONSTRAR A MANEIRA COMO A ESCOLA PRECISA ADOTAR MECANISMOS A FIM DE CONHECER AS DIFERENÇAS CULTURAIS PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS DE ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS ESTUDANTIS. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, EM FUNÇÃO DA NECESSIDADE DE ATUALIZAÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO PARA OS ESTUDOS DE MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE A ESCOLA É UM ESPAÇO CONSTITUÍDO DE DIVERSAS CULTURAS, ESTANDO PROPÍCIO AO DESENVOLVIMENTO DE RELAÇÕES SOCIAIS QUE TRANSFORMAM O SEU HUMANO, DEVENDO ENTÃO A GESTÃO POSSIBILITAR O CONHECIMENTO SOBRE O SEU PÚBLICO PARA A PROMOÇÃO DE POLÍTICAS QUE AUXILIEM NA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO.