DESDE O PRINCÍPIO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL OS SERES HUMANOS DELIMITAM PERSONALIDADES DE DESTAQUE E IMPORTÂNCIA COM BASE EM DETERMINADAS CARACTERÍSTICAS. AO FAZERMOS ESSA ANÁLISE HISTÓRICA SURGIU PARA NÓS A NECESSIDADE DE ELABORAÇÃO DE UMA PESQUISA QUE RESPONDESSE À PROBLEMÁTICA: QUAL(IS) O(S) FATOR(ES) QUE MODELA(M) O TIPO SOCIALMENTE PRIVILEGIADO DE INTELIGÊNCIA AOS INDIVÍDUOS REQUERIDO E CELEBRADO PELA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL – DE MATRIZ EUROPEIA – A PARTIR DA EMERGÊNCIA DO FENÔMENO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL? DIANTE DISSO, OBJETIVAMOS, PORTANTO, IDENTIFICAR CRITICAMENTE TANTO A TIPOLOGIA IDEAL DE INDIVÍDUO INTELIGENTE DEFINIDA PELA CULTURA OCIDENTAL DERIVADA DA EXPERIÊNCIA SOCIAL EUROPEIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL COMO AS RAZÕES FUNDANTES DESSA DEFINIÇÃO. PARA ALCANÇAR ESSA META GERAL, NOSSO ESTUDO SE ORGANIZA A PARTIR DAS SEGUINTES ETAPAS ESPECÍFICAS DE ANÁLISE: PRIMEIRAMENTE, IDENTIFICAR QUAIS OS FATORES QUE GUIARAM A SOCIEDADE ANTERIOR E POSTERIOR À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A FAZER UMA IDEALIZAÇÃO DA “PESSOA INTELIGENTE” E TORNÁ-LA UM PARÂMETRO A SER SEGUIDO, NA SEGUNDA FASE DA PESQUISA, E EM SEGUIDA EXPOR AS CARACTERÍSTICAS DA(S) INTELIGÊNCIA(S) VALORIZADA(S) PELA SOCIEDADE OCIDENTAL, POR FIM, REALIZAR UMA ANÁLISE DE COMO ESSA IDEALIZAÇÃO INFLUENCIA O ENSINO DAS NOSSAS INSTITUIÇÕES. PARA ATINGIR NOSSO OBJETIVO, UTILIZAMOS COMO FONTES BIBLIOGRÁFICAS PRINCIPAIS AS OBRAS SOBRE O FUTURO DOS NOSSOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO, DE NIETZSCHE (2004), INTELIGÊNCIA UM CONCEITO REFORMULADO, DE HOWARD GARDNER (2000), INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, DE DANIEL GOLEMAN (2000), A ALEGRIA DE ENSINAR, DE RUBEM ALVES (1994). EM TERMOS CONCLUSIVOS CONSTATAMOS QUE DURANTE TODO O PROCESSO CIVILIZATÓRIO OCIDENTAL DUAS INTELIGÊNCIAS FORAM AMPLAMENTE VALORIZADAS: LÓGICO-MATEMÁTICA E LINGUÍSTICA DEVIDO A INFLUÊNCIAS MERCADOLÓGICAS E SOCIAIS.