RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SISTEMAS LINEARES: UMA EXPERIÊNCIA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57198 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 294 "inscrito_id" => 1054 "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SISTEMAS LINEARES: UMA EXPERIÊNCIA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "ESTE RELATO APRESENTA A ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA TURMA DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA EM CUITÉ/PB. A ATIVIDADE AQUI DESCRITA FOI DESENVOLVIDA COM O OBJETIVO DE ANALISAR COMO SE DÁ A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO CONTEÚDO DE SISTEMAS LINEARES UTILIZANDO COMO METODOLOGIA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. ESSA METODOLOGIA DE ENSINO É CONHECIDA COMO “ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS” E VEM SENDO ALVO DE MUITAS PESQUISAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. DEVIDO SUAS NOTÓRIAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA TAMBÉM TEM AUMENTADO CONSIDERAVELMENTE. NO ENTANTO, A UTILIZAÇÃO DESSA METODOLOGIA TAMBÉM TEM SUAS LIMITAÇÕES, DENTRE ELAS, PUDEMOS DESTACAR EM NOSSA ATIVIDADE ALGUMAS DIFICULDADES DOS ALUNOS RELACIONADAS À INTERPRETAÇÃO E RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS. ASSIM, EMBORA NÃO TENHAMOS ATINGIDO NOSSOS OBJETIVOS EM SUA TOTALIDADE, POR MOTIVOS COMO INSUFICIÊNCIA DE BASE POR PARTE DE ALGUNS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DESSA PESQUISA NO CONTEÚDO DESENVOLVIDO, PERCEBEMOS ALGUNS AVANÇOS QUE SE APRESENTA COMO ALGO MUITO POSITIVO PARA NÓS. CONCLUÍMOS QUE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS APRESENTA GRANDES CONTRIBUIÇÕES NA COMPREENSÃO E ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO AO CONTEÚDO MATEMÁTICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, SISTEMAS LINEARES, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1054_30062019161103.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA SILVA MARTINS DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "BRENDA ALBUQUERQUE" "autor_email" => "balbuquerq@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57198 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 294 "inscrito_id" => 1054 "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SISTEMAS LINEARES: UMA EXPERIÊNCIA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "ESTE RELATO APRESENTA A ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA TURMA DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA EM CUITÉ/PB. A ATIVIDADE AQUI DESCRITA FOI DESENVOLVIDA COM O OBJETIVO DE ANALISAR COMO SE DÁ A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO CONTEÚDO DE SISTEMAS LINEARES UTILIZANDO COMO METODOLOGIA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. ESSA METODOLOGIA DE ENSINO É CONHECIDA COMO “ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS” E VEM SENDO ALVO DE MUITAS PESQUISAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. DEVIDO SUAS NOTÓRIAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA TAMBÉM TEM AUMENTADO CONSIDERAVELMENTE. NO ENTANTO, A UTILIZAÇÃO DESSA METODOLOGIA TAMBÉM TEM SUAS LIMITAÇÕES, DENTRE ELAS, PUDEMOS DESTACAR EM NOSSA ATIVIDADE ALGUMAS DIFICULDADES DOS ALUNOS RELACIONADAS À INTERPRETAÇÃO E RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS. ASSIM, EMBORA NÃO TENHAMOS ATINGIDO NOSSOS OBJETIVOS EM SUA TOTALIDADE, POR MOTIVOS COMO INSUFICIÊNCIA DE BASE POR PARTE DE ALGUNS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DESSA PESQUISA NO CONTEÚDO DESENVOLVIDO, PERCEBEMOS ALGUNS AVANÇOS QUE SE APRESENTA COMO ALGO MUITO POSITIVO PARA NÓS. CONCLUÍMOS QUE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS APRESENTA GRANDES CONTRIBUIÇÕES NA COMPREENSÃO E ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO AO CONTEÚDO MATEMÁTICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, SISTEMAS LINEARES, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1054_30062019161103.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA SILVA MARTINS DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "BRENDA ALBUQUERQUE" "autor_email" => "balbuquerq@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }