ESTE RELATO APRESENTA A ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA TURMA DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA EM CUITÉ/PB. A ATIVIDADE AQUI DESCRITA FOI DESENVOLVIDA COM O OBJETIVO DE ANALISAR COMO SE DÁ A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO CONTEÚDO DE SISTEMAS LINEARES UTILIZANDO COMO METODOLOGIA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. ESSA METODOLOGIA DE ENSINO É CONHECIDA COMO “ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS” E VEM SENDO ALVO DE MUITAS PESQUISAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. DEVIDO SUAS NOTÓRIAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA TAMBÉM TEM AUMENTADO CONSIDERAVELMENTE. NO ENTANTO, A UTILIZAÇÃO DESSA METODOLOGIA TAMBÉM TEM SUAS LIMITAÇÕES, DENTRE ELAS, PUDEMOS DESTACAR EM NOSSA ATIVIDADE ALGUMAS DIFICULDADES DOS ALUNOS RELACIONADAS À INTERPRETAÇÃO E RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS. ASSIM, EMBORA NÃO TENHAMOS ATINGIDO NOSSOS OBJETIVOS EM SUA TOTALIDADE, POR MOTIVOS COMO INSUFICIÊNCIA DE BASE POR PARTE DE ALGUNS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DESSA PESQUISA NO CONTEÚDO DESENVOLVIDO, PERCEBEMOS ALGUNS AVANÇOS QUE SE APRESENTA COMO ALGO MUITO POSITIVO PARA NÓS. CONCLUÍMOS QUE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS APRESENTA GRANDES CONTRIBUIÇÕES NA COMPREENSÃO E ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO AO CONTEÚDO MATEMÁTICO.