Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

“FÍSICA: VAI ENCARAR?”: UMA PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA.

Palavra-chaves: GAMIFICAÇÃO, DESIGN EXPERIMENTS, PRODUÇÃO DE ARTEFATOS EDUCACIONAIS Comunicação Oral (CO) AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O ESTUDO AQUI APRESENTADO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR O ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES DA 1A SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PARA A CONSTRUÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE ARTEFATOS EDUCACIONAIS POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO, PROCESSO QUE TRAZ ELEMENTOS DOS GAMES PARA OUTROS CONTEXTOS COM BASE EM MOTIVAÇÕES INTRÍNSECAS. PARA ISSO, FOI PENSADO, CONSTRUÍDO E VALIDADO UM ARTEFATO EDUCACIONAL QUE FACILITASSE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DA FÍSICA PARA TODOS OS ENVOLVIDOS, EDUCADOR E ESTUDANTES. TAL ARTEFATO FOI CONSTRUÍDO POR MEIO DA INSTRUMENTAÇÃO, TENDO COMO METODOLOGIA O DESIGN EXPERIMENTS, O QUE PERMITIU A ANÁLISE DO PROCESSO LÚDICO E A REPRODUÇÃO POR OUTROS PROFESSORES OU ESTUDANTES INTERESSADOS NA DINÂMICA. ASSIM, O INSTRUMENTO REVELOU-SE CAPAZ DE ESTIMULAR O ALUNO A SUPERAR SUAS DIFICULDADES COM O ASSUNTO, TRABALHANDO COMPONENTES DA ÁREA DE CIÊNCIA DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DA BNCC E AS HABILIDADES DO SÉCULO XIX.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.