VIEIRA, Camila Barbosa et al.. . Anais IV CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/57345>. Acesso em: 05/11/2024 15:42
O ESTUDO AQUI APRESENTADO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR O ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES DA 1A SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PARA A CONSTRUÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE ARTEFATOS EDUCACIONAIS POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO, PROCESSO QUE TRAZ ELEMENTOS DOS GAMES PARA OUTROS CONTEXTOS COM BASE EM MOTIVAÇÕES INTRÍNSECAS. PARA ISSO, FOI PENSADO, CONSTRUÍDO E VALIDADO UM ARTEFATO EDUCACIONAL QUE FACILITASSE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DA FÍSICA PARA TODOS OS ENVOLVIDOS, EDUCADOR E ESTUDANTES. TAL ARTEFATO FOI CONSTRUÍDO POR MEIO DA INSTRUMENTAÇÃO, TENDO COMO METODOLOGIA O DESIGN EXPERIMENTS, O QUE PERMITIU A ANÁLISE DO PROCESSO LÚDICO E A REPRODUÇÃO POR OUTROS PROFESSORES OU ESTUDANTES INTERESSADOS NA DINÂMICA. ASSIM, O INSTRUMENTO REVELOU-SE CAPAZ DE ESTIMULAR O ALUNO A SUPERAR SUAS DIFICULDADES COM O ASSUNTO, TRABALHANDO COMPONENTES DA ÁREA DE CIÊNCIA DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DA BNCC E AS HABILIDADES DO SÉCULO XIX.