Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NA CONTRUÇÃO DO SABER MÉDICO

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, PROBLEMATIZAÇÃO, APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMA Comunicação Oral (CO) AT 10: Ciências da Saúde: abordagens na pesquisa e no ensino
"2019-09-02 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56989
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 880
    "inscrito_id" => 1382
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NA CONTRUÇÃO DO SABER MÉDICO"
    "resumo" => "O ENSINO MÉDICO VEM MUDANDO SUA CONFORMAÇÃO AO LONGO DO TEMPO, O MODELO ANTES ENGESSADO DE ENSINO NO QUAL O PROFESSOR É PROTAGONISTA DO CONHECIMENTO VEM MUDANDO PARA UM MODELO NO QUAL O ALUNO APRENDE A APRENDER E CONSEGUE TRANSPOR SEU TEMPO DE ENSINO PARA ALÉM DAQUELE PROPOSTO PELA UNIVERSIDADE. POR ISSO, AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO VÊM GANHADO DESTAQUE QUANDO ASSUNTO ENSINO MÉDICO É MENCIONADO. PARA AVERIGUAR AS MUDANÇAS QUE ESSAS NOVAS METODOLOGIAS TRAZEM PARA FORMAÇÃO MÉDICA FOI REALIZADO UMA REVISÃO LITERÁRIA NAS BASES DO PUBMED, SCIELO E BVS UTILIZANDO OS FILTROS “METODOLOGIAS ATIVAS”, “PROBLEMATIZAÇÃO”, “APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMA”, ARTIGOS PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS (2015-2019) ALÉM DE 2 ARTIGOS PREVIAMENTE SELECIONADOS DEVIDO A RELEVÂNCIA DOS MESMO PARA O ASSUNTO. FOI AVERIGUADO QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NÃO TRAZEM NENHUM PREJUÍZO A FORMAÇÃO MÉDICAS EM NENHUM CAMPO DO APRENDIZADO, PORÉM, NEM TODOS OS AUTORES CONCORDAM QUE ESSAS TRAGAM MELHORIAS SIGNIFICATIVAS PARA A FORMAÇÃO. AQUELES QUE DISCORDAM DAS MELHORIAS ARGUMENTAM QUE AS MUDANÇAS ESTÃO FOCADAS NO MODELO PEDAGÓGICO DE ENSINO E NÃO NA RUPTURA DO PARADIGMA BIOMÉDICO. JÁ AQUELES QUE VEEM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NO ENSINO ARGUMENTAM QUE O ESTUDANTE APRENDE A APRENDER E LEVA A PESQUISA, O ESTUDO E A NECESSIDADE DO APRENDIZADO PARA ALÉM DO QUE O CONTEÚDO EXPOSTO PELO PROFESSOR, PROCURANDO EM DIFERENTES REFERENCIAS CONTEÚDO SOBRE O MESMO TEMA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10: Ciências da Saúde: abordagens na pesquisa e no ensino"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, PROBLEMATIZAÇÃO, APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA10_ID1382_01082019004212.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITOR DE LIMA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "VITOR"
    "autor_email" => "vitordelima_bezerra@hotma"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56989
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 880
    "inscrito_id" => 1382
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NA CONTRUÇÃO DO SABER MÉDICO"
    "resumo" => "O ENSINO MÉDICO VEM MUDANDO SUA CONFORMAÇÃO AO LONGO DO TEMPO, O MODELO ANTES ENGESSADO DE ENSINO NO QUAL O PROFESSOR É PROTAGONISTA DO CONHECIMENTO VEM MUDANDO PARA UM MODELO NO QUAL O ALUNO APRENDE A APRENDER E CONSEGUE TRANSPOR SEU TEMPO DE ENSINO PARA ALÉM DAQUELE PROPOSTO PELA UNIVERSIDADE. POR ISSO, AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO VÊM GANHADO DESTAQUE QUANDO ASSUNTO ENSINO MÉDICO É MENCIONADO. PARA AVERIGUAR AS MUDANÇAS QUE ESSAS NOVAS METODOLOGIAS TRAZEM PARA FORMAÇÃO MÉDICA FOI REALIZADO UMA REVISÃO LITERÁRIA NAS BASES DO PUBMED, SCIELO E BVS UTILIZANDO OS FILTROS “METODOLOGIAS ATIVAS”, “PROBLEMATIZAÇÃO”, “APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMA”, ARTIGOS PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS (2015-2019) ALÉM DE 2 ARTIGOS PREVIAMENTE SELECIONADOS DEVIDO A RELEVÂNCIA DOS MESMO PARA O ASSUNTO. FOI AVERIGUADO QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NÃO TRAZEM NENHUM PREJUÍZO A FORMAÇÃO MÉDICAS EM NENHUM CAMPO DO APRENDIZADO, PORÉM, NEM TODOS OS AUTORES CONCORDAM QUE ESSAS TRAGAM MELHORIAS SIGNIFICATIVAS PARA A FORMAÇÃO. AQUELES QUE DISCORDAM DAS MELHORIAS ARGUMENTAM QUE AS MUDANÇAS ESTÃO FOCADAS NO MODELO PEDAGÓGICO DE ENSINO E NÃO NA RUPTURA DO PARADIGMA BIOMÉDICO. JÁ AQUELES QUE VEEM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NO ENSINO ARGUMENTAM QUE O ESTUDANTE APRENDE A APRENDER E LEVA A PESQUISA, O ESTUDO E A NECESSIDADE DO APRENDIZADO PARA ALÉM DO QUE O CONTEÚDO EXPOSTO PELO PROFESSOR, PROCURANDO EM DIFERENTES REFERENCIAS CONTEÚDO SOBRE O MESMO TEMA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10: Ciências da Saúde: abordagens na pesquisa e no ensino"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, PROBLEMATIZAÇÃO, APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA10_ID1382_01082019004212.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITOR DE LIMA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "VITOR"
    "autor_email" => "vitordelima_bezerra@hotma"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O ENSINO MÉDICO VEM MUDANDO SUA CONFORMAÇÃO AO LONGO DO TEMPO, O MODELO ANTES ENGESSADO DE ENSINO NO QUAL O PROFESSOR É PROTAGONISTA DO CONHECIMENTO VEM MUDANDO PARA UM MODELO NO QUAL O ALUNO APRENDE A APRENDER E CONSEGUE TRANSPOR SEU TEMPO DE ENSINO PARA ALÉM DAQUELE PROPOSTO PELA UNIVERSIDADE. POR ISSO, AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO VÊM GANHADO DESTAQUE QUANDO ASSUNTO ENSINO MÉDICO É MENCIONADO. PARA AVERIGUAR AS MUDANÇAS QUE ESSAS NOVAS METODOLOGIAS TRAZEM PARA FORMAÇÃO MÉDICA FOI REALIZADO UMA REVISÃO LITERÁRIA NAS BASES DO PUBMED, SCIELO E BVS UTILIZANDO OS FILTROS “METODOLOGIAS ATIVAS”, “PROBLEMATIZAÇÃO”, “APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMA”, ARTIGOS PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS (2015-2019) ALÉM DE 2 ARTIGOS PREVIAMENTE SELECIONADOS DEVIDO A RELEVÂNCIA DOS MESMO PARA O ASSUNTO. FOI AVERIGUADO QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NÃO TRAZEM NENHUM PREJUÍZO A FORMAÇÃO MÉDICAS EM NENHUM CAMPO DO APRENDIZADO, PORÉM, NEM TODOS OS AUTORES CONCORDAM QUE ESSAS TRAGAM MELHORIAS SIGNIFICATIVAS PARA A FORMAÇÃO. AQUELES QUE DISCORDAM DAS MELHORIAS ARGUMENTAM QUE AS MUDANÇAS ESTÃO FOCADAS NO MODELO PEDAGÓGICO DE ENSINO E NÃO NA RUPTURA DO PARADIGMA BIOMÉDICO. JÁ AQUELES QUE VEEM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NO ENSINO ARGUMENTAM QUE O ESTUDANTE APRENDE A APRENDER E LEVA A PESQUISA, O ESTUDO E A NECESSIDADE DO APRENDIZADO PARA ALÉM DO QUE O CONTEÚDO EXPOSTO PELO PROFESSOR, PROCURANDO EM DIFERENTES REFERENCIAS CONTEÚDO SOBRE O MESMO TEMA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.