Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM NA CIDADE DO RECIFE (PE): PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: ESPAÇOS NÃO FORMAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CIDADE DO RECIFE Comunicação Oral (CO) AT 14: Ciência, Educação e Popularização Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

CONSIDERANDO QUE A EXPLORAÇÃO DE NOVOS ESPAÇOS EM BUSCA DE ENRIQUECIMENTO CULTURAL, SOCIAL E TECNOLÓGICO É PASSO FUNDAMENTAL PARA SE TRABALHAR AS LINGUAGENS E PRÁTICAS ESPECÍFICAS DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS E QUE DEVE OCORRER NOS CURSOS DE FORMAÇÃO, UMA VEZ QUE OS PROFESSORES PODEM EXERCITAR UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE AS EXPOSIÇÕES. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM, PRESENTES NA CIDADE DO RECIFE (PE), PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE UMA TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS. PARA TANTO, FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO NO FORMULÁRIO GOOGLE COM CINCO QUESTÕES, RESPONDIDAS POR 23 PARTICIPANTES DA TURMA DE TEORIA E PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE, OFERTADA PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA UFRPE. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE 65,2% RESIDEM OU ESTUDAM HÁ MAIS DE CINCO ANOS NA CIDADE DO RECIFE, FACILITANDO ASSIM A EXPERIÊNCIA COM ESSES ESPAÇOS NÃO FORMAIS. AO OBSERVAR OS DADOS PERCEBE-SE, QUE METADE DOS PARTICIPANTES CONHECEM CINCO ESPAÇOS DOS CATORZE LISTADOS NESTA PESQUISA, APESAR DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS (DESLOCAMENTO, RECURSOS E ADAPTAÇÃO DO CONTEÚDO). ESSAS PERCEPÇÕES ASSOCIADAS AOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS VISITADOS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DESSES SUJEITOS REFLETIU NA QUANTIDADE DE PROFESSORES QUE DESENVOLVERAM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, COM SEUS ALUNOS, NESSES ESPAÇOS. TODOS OS PARTICIPANTES ACREDITAM QUE OS MESMOS PODEM SER UTILIZADOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, DEMONSTRANDO ASSIM SUAS POTENCIALIDADES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.