A INTENSIFICAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS PELAS ATIVIDADES ANTRÓPICAS VEM ACARRETANDO IMPACTOS NEGATIVOS COMO A POLUIÇÃO, O DESFLORESTAMENTO, OS USOS INCORRETOS DA TERRA, A DEGRADAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E A PERDA DE BIODIVERSIDADE. O ESTUDO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL É IMPORTANTE PARA QUE POSSA SER POSSÍVEL ENTENDER A COMPREENSÃO DO ALUNO COM O AMBIENTE QUE O CERCA CONTRIBUINDO COM A EA, FORNECENDO INFORMAÇÕES NORTEADORAS DE AÇÕES PARA SEREM APLICADOS NA COMUNIDADE ESCOLAR. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL DUQUE DE CAXIAS, MACAU, RN, PERMITINDO COMPREENDER A INTERAÇÃO QUE OS ALUNOS ESTABELECEM COM O MEIO AMBIENTE EM QUE ESTÃO INSERIDOS. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO QUANTO AO ECOSSISTEMA MANGUEZAL APLICADO NO 6° ANO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE OS ALUNOS DO APRESENTAM UM CONHECIMENTO PRÉVIO PARCIALMENTE SATISFATÓRIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS MANGUEZAIS, ONDE 78% RESPONDERAM QUE CONHECEM O ECOSSISTEMA MANGUEZAL E 56% DESCREVERAM SOBRE SUA IMPORTÂNCIA EM QUE CITAVAM A PESCA COMO RENDA. OS ALUNOS RESPONDERAM QUE O LIXO E POLUIÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DOS MANGUEZAIS CAUSADOS PELA PRÓPRIA POPULAÇÃO AO REDOR DE MACAU. DE UMA MANEIRA GERAL, OS ESTUDANTES COMPREENDEM QUE É NECESSÁRIO PRESERVAR O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEM. ENTRETANTO, OS DADOS REVELAM E FAZEM REFLETIR SOBRE A NECESSIDADE DA ATUAÇÃO DOS EDUCADORES FRENTE ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS NAS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO, COM PROPOSTAS DE AÇÕES EDUCACIONAIS QUE ENVOLVA OS ESTUDANTES COMO SUJEITO ATIVOS FRENTES A TEMÁTICA AMBIENTAL.