Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS NO ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS

Palavra-chaves: SISTEMA DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO PRIMEIRO GRAU, REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO DE ÁLGEBRA Comunicação Oral (CO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57197
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 483
    "inscrito_id" => 1716
    "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS NO ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO EVIDENCIA AS POTENCIALIDADES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ALIADA AO USO DAS REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS, NO ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS. PARA TANTO, A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO A RESPEITO DE PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE ÁLGEBRA, MAIS ESPECIFICAMENTE, NO QUE SE REFERE AO ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS, NA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL, DECIDIU-SE TRABALHAR COM O USO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALIADA ÀS IDEIAS SOBRE REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS, CONFORME GOLDIN E SHTEINGOLD (2001) E FRIEDLANDER E TABACH (2001). PARA ALCANÇAR O OBJETIVO PROPOSTO, A PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, FOI REALIZADA NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE MARI, ESTADO DA PARAÍBA, NUMA TURMA DE 8º ANO, UTILIZANDO-SE DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, BASEADA, ESPECIALMENTE, NAS CONTRIBUIÇÕES DE ANDRADE E ONUCHIC (2017). AO TÉRMINO DE TODA EXPERIÊNCIA, E COM OS DADOS COLETADOS ATRAVÉS DE UM DIÁRIO DE CAMPO E DOS REGISTROS FEITOS PELOS ALUNOS, OBSERVOU-SE QUE OS MOMENTOS DAS PLENÁRIAS, CONSENSOS E FORMALIZAÇÃO DE CONTEÚDO DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SE DEMONSTRARAM MUITO IMPORTANTES PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS; TAMBÉM FOI CONSTATADO A CONTRIBUIÇÃO E A NECESSIDADE DE OUVIR OS MESMOS QUANDO EXPÕEM ORALMENTE SUAS REPRESENTAÇÕES VERBAIS A RESPEITO DO QUE ENTENDERAM, A FIM DE COMPREENDER MELHOR OS SEUS REGISTROS ESCRITOS TANTO NUMÉRICA, COMO ALGÉBRICA OU GRAFICAMENTE E ENTÃO PERCEBER SE CONSEGUIRAM ASSIMILAR AS IDEIAS QUE FORAM ENSINADAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "SISTEMA DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO PRIMEIRO GRAU, REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO DE ÁLGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1716_01072019184520.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSCELINO DE ARAÚJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JUSCELINO"
    "autor_email" => "juscelinoaspf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57197
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 483
    "inscrito_id" => 1716
    "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS NO ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO EVIDENCIA AS POTENCIALIDADES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ALIADA AO USO DAS REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS, NO ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS. PARA TANTO, A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO A RESPEITO DE PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE ÁLGEBRA, MAIS ESPECIFICAMENTE, NO QUE SE REFERE AO ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS, NA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL, DECIDIU-SE TRABALHAR COM O USO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALIADA ÀS IDEIAS SOBRE REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS, CONFORME GOLDIN E SHTEINGOLD (2001) E FRIEDLANDER E TABACH (2001). PARA ALCANÇAR O OBJETIVO PROPOSTO, A PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, FOI REALIZADA NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE MARI, ESTADO DA PARAÍBA, NUMA TURMA DE 8º ANO, UTILIZANDO-SE DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, BASEADA, ESPECIALMENTE, NAS CONTRIBUIÇÕES DE ANDRADE E ONUCHIC (2017). AO TÉRMINO DE TODA EXPERIÊNCIA, E COM OS DADOS COLETADOS ATRAVÉS DE UM DIÁRIO DE CAMPO E DOS REGISTROS FEITOS PELOS ALUNOS, OBSERVOU-SE QUE OS MOMENTOS DAS PLENÁRIAS, CONSENSOS E FORMALIZAÇÃO DE CONTEÚDO DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SE DEMONSTRARAM MUITO IMPORTANTES PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS; TAMBÉM FOI CONSTATADO A CONTRIBUIÇÃO E A NECESSIDADE DE OUVIR OS MESMOS QUANDO EXPÕEM ORALMENTE SUAS REPRESENTAÇÕES VERBAIS A RESPEITO DO QUE ENTENDERAM, A FIM DE COMPREENDER MELHOR OS SEUS REGISTROS ESCRITOS TANTO NUMÉRICA, COMO ALGÉBRICA OU GRAFICAMENTE E ENTÃO PERCEBER SE CONSEGUIRAM ASSIMILAR AS IDEIAS QUE FORAM ENSINADAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "SISTEMA DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO PRIMEIRO GRAU, REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO DE ÁLGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1716_01072019184520.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSCELINO DE ARAÚJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JUSCELINO"
    "autor_email" => "juscelinoaspf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO EVIDENCIA AS POTENCIALIDADES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ALIADA AO USO DAS REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS, NO ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS. PARA TANTO, A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO A RESPEITO DE PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE ÁLGEBRA, MAIS ESPECIFICAMENTE, NO QUE SE REFERE AO ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS, NA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL, DECIDIU-SE TRABALHAR COM O USO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALIADA ÀS IDEIAS SOBRE REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS, CONFORME GOLDIN E SHTEINGOLD (2001) E FRIEDLANDER E TABACH (2001). PARA ALCANÇAR O OBJETIVO PROPOSTO, A PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, FOI REALIZADA NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE MARI, ESTADO DA PARAÍBA, NUMA TURMA DE 8º ANO, UTILIZANDO-SE DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, BASEADA, ESPECIALMENTE, NAS CONTRIBUIÇÕES DE ANDRADE E ONUCHIC (2017). AO TÉRMINO DE TODA EXPERIÊNCIA, E COM OS DADOS COLETADOS ATRAVÉS DE UM DIÁRIO DE CAMPO E DOS REGISTROS FEITOS PELOS ALUNOS, OBSERVOU-SE QUE OS MOMENTOS DAS PLENÁRIAS, CONSENSOS E FORMALIZAÇÃO DE CONTEÚDO DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SE DEMONSTRARAM MUITO IMPORTANTES PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS; TAMBÉM FOI CONSTATADO A CONTRIBUIÇÃO E A NECESSIDADE DE OUVIR OS MESMOS QUANDO EXPÕEM ORALMENTE SUAS REPRESENTAÇÕES VERBAIS A RESPEITO DO QUE ENTENDERAM, A FIM DE COMPREENDER MELHOR OS SEUS REGISTROS ESCRITOS TANTO NUMÉRICA, COMO ALGÉBRICA OU GRAFICAMENTE E ENTÃO PERCEBER SE CONSEGUIRAM ASSIMILAR AS IDEIAS QUE FORAM ENSINADAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.