ESTE TRABALHO EVIDENCIA AS POTENCIALIDADES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ALIADA AO USO DAS REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS, NO ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS. PARA TANTO, A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO A RESPEITO DE PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE ÁLGEBRA, MAIS ESPECIFICAMENTE, NO QUE SE REFERE AO ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS, NA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL, DECIDIU-SE TRABALHAR COM O USO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALIADA ÀS IDEIAS SOBRE REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS, CONFORME GOLDIN E SHTEINGOLD (2001) E FRIEDLANDER E TABACH (2001). PARA ALCANÇAR O OBJETIVO PROPOSTO, A PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, FOI REALIZADA NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE MARI, ESTADO DA PARAÍBA, NUMA TURMA DE 8º ANO, UTILIZANDO-SE DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, BASEADA, ESPECIALMENTE, NAS CONTRIBUIÇÕES DE ANDRADE E ONUCHIC (2017). AO TÉRMINO DE TODA EXPERIÊNCIA, E COM OS DADOS COLETADOS ATRAVÉS DE UM DIÁRIO DE CAMPO E DOS REGISTROS FEITOS PELOS ALUNOS, OBSERVOU-SE QUE OS MOMENTOS DAS PLENÁRIAS, CONSENSOS E FORMALIZAÇÃO DE CONTEÚDO DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SE DEMONSTRARAM MUITO IMPORTANTES PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS; TAMBÉM FOI CONSTATADO A CONTRIBUIÇÃO E A NECESSIDADE DE OUVIR OS MESMOS QUANDO EXPÕEM ORALMENTE SUAS REPRESENTAÇÕES VERBAIS A RESPEITO DO QUE ENTENDERAM, A FIM DE COMPREENDER MELHOR OS SEUS REGISTROS ESCRITOS TANTO NUMÉRICA, COMO ALGÉBRICA OU GRAFICAMENTE E ENTÃO PERCEBER SE CONSEGUIRAM ASSIMILAR AS IDEIAS QUE FORAM ENSINADAS.