A ESCOLA É FORMADA POR PESSOAS DE VÁRIAS REALIDADES E ESTAS, TRARÃO PARA O GESTOR UMA GRANDE RESPONSABILIDADE E UM GRANDE DESAFIO. ASSIM, A ESCOLA PRECISA PROMOVER UMA AÇÃO INTENCIONAL, UMA CONEXÃO ENTRE A GESTÃO E UM TRABALHO COLETIVO QUE ENVOLVA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR. A ESCOLA NO QUE LHE COMPETE PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO TEM UM IMPORTANTE PAPEL SOCIAL. ELA PRECISA SER VALORIZADA POR TODOS, POIS REFLETE A SOCIEDADE ONDE ESTÁ LOCALIZADA. O GESTOR PRECISA OBSERVAR FATORES DIFERENCIADOS, COMO: LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA, CONTEXTO SOCIAL, ÍNDICE DE CRIMINALIDADE PRÓXIMO A ESCOLA, ETC. É NECESSÁRIO QUE O GESTOR ASSUMA PARTICULARMENTE UMA POSTURA DE COMPROMISSO, CRIANDO A CADA DIA PRÁTICAS DE CARÁTER DEMOCRÁTICAS QUE POSSAM CONTER NA BASE DA SUA ESTRUTURA VIESES QUE POSSIBILITEM A TODOS OS ENVOLVIDOS POSSIBILIDADES E GARANTIAS DE CRESCIMENTO NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. SERÁ NECESSÁRIO ACONTECER UMA DESCENTRALIZAÇÃO DAS DECISÕES, BUSCANDO EFETIVAR UMA GESTÃO BEM PARTICIPADA POR MEIO DE REUNIÕES E DISCUSSÕES. A UNIÃO ENTRE COMUNIDADE/FAMÍLIA/ESCOLA E VICE-VERSA É UM PROCESSO QUE SE ENCONTRA EM CONSTANTE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO, PORÉM CABERÁ AO GESTOR PROMOVER SITUAÇÕES QUE POSSAM AGREGAR DE FORMA ATIVA TODOS OS INTERESSADOS. SEMPRE OCORRERÁ NOVOS DESAFIOS QUE TRARÁ CONSIGO NOVAS POSSIBILIDADES DE CRESCIMENTO E APRIMORAMENTO PARA A ESCOLA, MAS, PRINCIPALMENTE PARA OS APRENDIZES, POIS, É PARA ELES QUE ESTÁ DIRECIONADO TODO O TRABALHO DA GESTÃO E TODAS AS EXPECTATIVAS DA COMUNIDADE ESCOLAR.