O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR UM VÍDEO VOLTADO AO ENSINO DOS PROCESSOS DE TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO À LUZ DA TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA (TCAM). O DISTANCIAMENTO ENTRE OS EDUCANDOS E ALGUNS CONTEÚDOS OCASIONA UM DESESTÍMULO E CRIAÇÃO DE OBSTÁCULOS NA APRENDIZAGEM. O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SE TORNA UMA ALTERNATIVA VIÁVEL AO ENSINO E NORMALMENTE É UTILIZADA COMO RECURSO DIDÁTICO, TRAZENDO RELATOS REAIS OU FICTÍCIOS. NA BUSCA DE SUPORTE A ESSES DESAFIOS, OS PROFESSORES VÊM RECORRENDO AO USO DE VÍDEOS PARA AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DO ENSINO DE CONTEÚDOS, PRINCIPALMENTE OS ABSTRATOS. O VÍDEO, SOBRE O CONTEÚDO SÍNTESE PROTEICA, O QUAL ABORDAVA OS PROCESSOS DE TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO, SENDO CAPTADO A PARTIR DA PLATAFORMA YOU TUBE, FOI SUBMETIDO À ANÁLISE MULTIMÍDIA À LUZ DA TEORIA DA TCAM. NELE FORAM APLICADOS OS PRINCÍPIOS E APÓS A ANÁLISE, O MATERIAL FOI CLASSIFICADO COMO SATISFATÓRIO NA MAIORIA DOS PRINCÍPIOS ANALISADOS, SENDO APENAS INSATISFATÓRIO NA COERÊNCIA E IMAGEM. PERCEBEMOS QUE AINDA EXISTEM DÚVIDAS CONCEITUAIS NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS QUE ABORDEM O CONCEITO DE CÉLULA. TODAVIA, O VÍDEO TEM POTENCIAL PARA O USO NAS AULAS DE BIOLOGIA CELULAR. TAMBÉM, ENTENDEMOS QUE O USO DOS CRITÉRIOS TEÓRICOS SE MOSTRA UM CAMINHO PARA OPORTUNIZAR UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PARA OS EDUCANDOS.