Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UTILIZAÇÃO DO EXTRATO DA CASCA DO JATOBÁ (HYMENAEA COUBARIL L), PARA O RETARDAMENTO OU INIBIÇÃO DE DOENÇAS FÚNGICAS PÓS-COLHEITA DA LARANJA (CITRUS SINENSIES)

Palavra-chaves: RETARDAMENTO, INIBIÇÃO, LARANJA Comunicação Oral (CO) AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O JATOBÁ (HYMENAEA COUBARIL L) É UMA ÁRVORE MEDICINAL PERTENCENTE À FAMÍLIA DAS FABACEAE, COMUMENTE UTILIZADA NA MEDICINA POPULAR, SUA DURABILIDADE NA PÓS-COLHEITA VARIA MUITO POUCO, DEVIDO A SUA CASCA SÓ POSSUIR 40% DE ÁGUA NA SUA COMPOSIÇÃO. UMA DAS FRUTAS QUE TEM A PRESENÇA DA VITAMINA A EM SUA COMPOSIÇÃO E É BASTANTE UTILIZADA NA MEDICINA POPULAR É A LARANJA, SENDO UMA DAS FRUTAS MAIS POPULARES E CONSUMIDAS DA FAMÍLIA RUTACEAE. FACILMENTE ENCONTRAMOS AGROTÓXICOS NOS ALIMENTOS, ISTO FAZ COM QUE AFETE A SAÚDE DO SER HUMANO E A RESISTÊNCIA NATURAL, AS CONSEQUÊNCIAS NA SAÚDE ATINGEM OS APLICADORES DO PRODUTO E INDIVÍDUOS DA SOCIEDADE QUE CONSUME O PRODUTO. A EXECUÇÃO DO PROCEDIMENTO PARA OBTENÇÃO DO EXTRATO DO JATOBÁ INICIOU-SE NO LABORATÓRIO DO IFPB-CG, A CASCA DO JATOBÁ FOI ADQUIRIDA DO COMERCIO DA REGIÃO, A QUAL FOI CORTADA E PESADA 150G, POSTERIORMENTE, COLOCOU-SE A QUANTIA PESADA PARA UM RECIPIENTE E ADICIONOU-SE 500ML DE ÁLCOOL 70%, APÓS SETE DIAS FEZ A FILTRAÇÃO E OBTEVE O EXTRATO. COM O AUXÍLIO DE CINCO RECIPIENTES GRANDES ADICIONOU-SE 900ML DE ÁGUA E COLOCOU-SE TRÊS LARANJAS EM CADA, ADICIONOU-SE CONCENTRAÇÕES DE 0ML, 60ML, 70ML, 80ML E 90ML, RESPECTIVAMENTE, DEIXOU AS LARANJAS MERGULHADAS POR 2 HORAS E AS RETIROU-SE COLOCANDO EXPOSTA NA BANCADA. A APLICAÇÃO DO EXTRATO DESENVOLVEU UMA RESPOSTA SATISFATÓRIA NA SUA APLICAÇÃO, AJUDANDO AGRICULTORES QUE CULTIVA O FRUTO, APROVEITAR UMA MAIOR DURABILIDADE E MENOR PERDA NA SUA CULTIVAÇÃO, SENDO POSSÍVEL IDENTIFICAR SE TINHA FUNGOS E BACTÉRIAS QUE PREJUDICARIA O DESENVOLVIMENTO DO FRUTO ATRAVÉS DO EXTRATO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.