O TRABALHO BUSCA APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIENCIA REALIZADO NUMA ESCOLA ESTADUAL DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DO AGRESTE PERNAMBUCANO, ANALISANDO A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES TOMANDO COMO BASE A ABORDAGEM CTS. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS EM QUATRO ENCONTROS. NO PRIMEIRO E SEGUNDO ENCONTRO, FOI REALIZADO UMA AULA EXPOSITIVA DIALOGADA COM OS ESTUDANTES AO FINAL DESSES ENCONTROS OS ESTUDANTES ELABORARAM UMA SÍNTESE DOS CONCEITOS APRENDIDOS E UMA RESPOSTA PARA A PROBLEMÁTICA PROPOSTA. NO TERCEIRO ENCONTRO, FOI PROPORCIONADO AOS ESTUDANTES UMA VISITA A PROPRIEDADE DE UM PRODUTOR DE ALFACE DA CIDADE. NO QUARTO ENCONTRO FOI UM MOMENTO EXCLUSIVO PARA DISCUSSÕES E ANÁLISE DAS FALAS DOS ESTUDANTES. PARA ANÁLISE DAS FALAS DOS ESTUDANTES FORAM UTILIZADAS TRÊS CATEGORIAS QUE INDICARAM CONEXÕES ENTRE OS ASPECTOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E SOCIAIS. FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE MESMO OS ESTUDANTES QUE AINDA NÃO TIVERAM CONTATO COM O CONTEÚDO DE QUÍMICA ORGÂNICA NÃO IMPEDIRAM QUE, HOUVESSE APRENDIZAGEM CONSIDERÁVEL DOS CONCEITOS. POIS FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE OS ESTUDANTES FIZERAM RELAÇÕES ENTRE OS CONCEITOS CIENTÍFICOS, A APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA E NA PROBLEMÁTICA SOCIAL. AS RESPOSTAS EM ALGUNS MOMENTOS FORAM RESTRITAS PELO FATO DE NÃO SER TRABALHADO O ENSINO DE QUÍMICA DENTRO DESSA ABORDAGEM OS ESTUDANTES RESPONDERAM POSITIVAMENTE A INTERVENÇÃO PROPOSTA. ISSO NOS LEVA A CONCLUIR QUE, O ENSINO CTS OPORTUNIZA ABORDAR OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA RELACIONANDO COM A REALIDADE SOCIAL DO ESTUDANTE. PROPORCIONANDO QUE O MESMO SEJA CAPAZ DE SOLUCIONAR E TOMAR DECISÕES INDIVIDUAL E COLETIVAMENTE DE FORMA CRÍTICA E REFLEXIVA. UTILIZANDO OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS DENTRO DA SUA REALIDADE SOCIAL.