O PRESENTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS BOLSISTAS DO SUBPROJETO DA ÁREA DE MATEMÁTICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). ESTÁ CONCENTRADO NA AMBIENTAÇÃO E IMERSÃO DE TRÊS BOLSISTAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB), CAMPUS CAJAZEIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR DA UNIDADE CAMPO E.M.E.I.F. LUIZ CARTAXO ROLIM. NOSSO OBJETIVO CONSISTE EM APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E O CURRÍCULO ESCOLAR ENQUANTO INSTRUMENTO POTENCIAL PARA AS AÇÕES DO PIBID/IFPB – SUBPROJETO MATEMÁTICA – CAMPUS CAJAZEIRAS. INICIALMENTE FORAM REALIZADAS VISITAS IN LOCO PARA A AMBIENTAÇÃO DOS ALUNOS BOLSISTAS ENVOLVIDOS NESTA PESQUISA. PARALELAMENTE, FORAM REALIZADOS ESTUDOS SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO APLICADAS À ÁREA DO SUBPROJETO. POR ÚLTIMO, FORAM REALIZADAS ATIVIDADES DE ENSINO EM UMA TURMA DO 7º ANO, SENDO ABORDADO O ESTUDO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMA DE FRAÇÃO. PARA OS ALUNOS BOLSISTAS, O PPP É UM DOCUMENTO NORTEADOR PARA A ESCOLA E QUE DEVE ESTAR SEMPRE EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO, POIS É NELE QUE CONTÉM OS CAMINHOS QUE A ESCOLA DEVE SEGUIR, BEM COMO O TIPO DE ALUNO QUE TEMOS E QUE QUEREMOS FORMAR, SENDO QUE NÃO É CRIADO APENAS PELA GESTÃO ESCOLAR, MAS, POR REPRESENTANTES DE TODA SUA COMUNIDADE. ADEMAIS, O CURRÍCULO ESCOLAR É A ESPINHA DORSAL DE TODO PROCESSO EDUCATIVO, DANDO AO PROFESSOR A DIRETRIZ PARA O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM, E QUE ASSIM, COMO O PPP TAMBÉM NÃO É ESTÁTICO, OU SEJA, ESTÁ SEMPRE EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.