Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O CURÍCULO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO POTENCIAL PARA AS AÇÕES DO PIBID

Palavra-chaves: PPP, CURRÍCULO ESCOLAR, PIBID, MATEMÁTICA. Comunicação Oral (CO) AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57046
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 116
    "inscrito_id" => 1364
    "titulo" => "O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O CURÍCULO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO POTENCIAL PARA AS AÇÕES DO PIBID"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS BOLSISTAS DO SUBPROJETO DA ÁREA DE MATEMÁTICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). ESTÁ CONCENTRADO NA AMBIENTAÇÃO E IMERSÃO DE TRÊS BOLSISTAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB), CAMPUS CAJAZEIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR DA UNIDADE CAMPO E.M.E.I.F. LUIZ CARTAXO ROLIM. NOSSO OBJETIVO CONSISTE EM APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E O CURRÍCULO ESCOLAR ENQUANTO INSTRUMENTO POTENCIAL PARA AS AÇÕES DO PIBID/IFPB – SUBPROJETO MATEMÁTICA – CAMPUS CAJAZEIRAS. INICIALMENTE FORAM REALIZADAS VISITAS IN LOCO PARA A AMBIENTAÇÃO DOS ALUNOS BOLSISTAS ENVOLVIDOS NESTA PESQUISA. PARALELAMENTE, FORAM REALIZADOS ESTUDOS SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO APLICADAS À ÁREA DO SUBPROJETO. POR ÚLTIMO, FORAM REALIZADAS ATIVIDADES DE ENSINO EM UMA TURMA DO 7º ANO, SENDO ABORDADO O ESTUDO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMA DE FRAÇÃO. PARA OS ALUNOS BOLSISTAS, O PPP É UM DOCUMENTO NORTEADOR PARA A ESCOLA E QUE DEVE ESTAR SEMPRE EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO, POIS É NELE QUE CONTÉM OS CAMINHOS QUE A ESCOLA DEVE SEGUIR, BEM COMO O TIPO DE ALUNO QUE TEMOS E QUE QUEREMOS FORMAR, SENDO QUE NÃO É CRIADO APENAS PELA GESTÃO ESCOLAR, MAS, POR REPRESENTANTES DE TODA SUA COMUNIDADE. ADEMAIS, O CURRÍCULO ESCOLAR É A ESPINHA DORSAL DE TODO PROCESSO EDUCATIVO, DANDO AO PROFESSOR A DIRETRIZ PARA O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM, E QUE ASSIM, COMO O PPP TAMBÉM NÃO É ESTÁTICO, OU SEJA, ESTÁ SEMPRE EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "PPP, CURRÍCULO ESCOLAR, PIBID, MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1364_12062019123640.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMIRES SANTOS ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "THAMIRES ANDRADE"
    "autor_email" => "thamiressantus1@hotmail.c"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57046
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 116
    "inscrito_id" => 1364
    "titulo" => "O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O CURÍCULO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO POTENCIAL PARA AS AÇÕES DO PIBID"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS BOLSISTAS DO SUBPROJETO DA ÁREA DE MATEMÁTICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). ESTÁ CONCENTRADO NA AMBIENTAÇÃO E IMERSÃO DE TRÊS BOLSISTAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB), CAMPUS CAJAZEIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR DA UNIDADE CAMPO E.M.E.I.F. LUIZ CARTAXO ROLIM. NOSSO OBJETIVO CONSISTE EM APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E O CURRÍCULO ESCOLAR ENQUANTO INSTRUMENTO POTENCIAL PARA AS AÇÕES DO PIBID/IFPB – SUBPROJETO MATEMÁTICA – CAMPUS CAJAZEIRAS. INICIALMENTE FORAM REALIZADAS VISITAS IN LOCO PARA A AMBIENTAÇÃO DOS ALUNOS BOLSISTAS ENVOLVIDOS NESTA PESQUISA. PARALELAMENTE, FORAM REALIZADOS ESTUDOS SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO APLICADAS À ÁREA DO SUBPROJETO. POR ÚLTIMO, FORAM REALIZADAS ATIVIDADES DE ENSINO EM UMA TURMA DO 7º ANO, SENDO ABORDADO O ESTUDO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMA DE FRAÇÃO. PARA OS ALUNOS BOLSISTAS, O PPP É UM DOCUMENTO NORTEADOR PARA A ESCOLA E QUE DEVE ESTAR SEMPRE EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO, POIS É NELE QUE CONTÉM OS CAMINHOS QUE A ESCOLA DEVE SEGUIR, BEM COMO O TIPO DE ALUNO QUE TEMOS E QUE QUEREMOS FORMAR, SENDO QUE NÃO É CRIADO APENAS PELA GESTÃO ESCOLAR, MAS, POR REPRESENTANTES DE TODA SUA COMUNIDADE. ADEMAIS, O CURRÍCULO ESCOLAR É A ESPINHA DORSAL DE TODO PROCESSO EDUCATIVO, DANDO AO PROFESSOR A DIRETRIZ PARA O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM, E QUE ASSIM, COMO O PPP TAMBÉM NÃO É ESTÁTICO, OU SEJA, ESTÁ SEMPRE EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "PPP, CURRÍCULO ESCOLAR, PIBID, MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1364_12062019123640.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMIRES SANTOS ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "THAMIRES ANDRADE"
    "autor_email" => "thamiressantus1@hotmail.c"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS BOLSISTAS DO SUBPROJETO DA ÁREA DE MATEMÁTICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). ESTÁ CONCENTRADO NA AMBIENTAÇÃO E IMERSÃO DE TRÊS BOLSISTAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB), CAMPUS CAJAZEIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR DA UNIDADE CAMPO E.M.E.I.F. LUIZ CARTAXO ROLIM. NOSSO OBJETIVO CONSISTE EM APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E O CURRÍCULO ESCOLAR ENQUANTO INSTRUMENTO POTENCIAL PARA AS AÇÕES DO PIBID/IFPB – SUBPROJETO MATEMÁTICA – CAMPUS CAJAZEIRAS. INICIALMENTE FORAM REALIZADAS VISITAS IN LOCO PARA A AMBIENTAÇÃO DOS ALUNOS BOLSISTAS ENVOLVIDOS NESTA PESQUISA. PARALELAMENTE, FORAM REALIZADOS ESTUDOS SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO APLICADAS À ÁREA DO SUBPROJETO. POR ÚLTIMO, FORAM REALIZADAS ATIVIDADES DE ENSINO EM UMA TURMA DO 7º ANO, SENDO ABORDADO O ESTUDO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMA DE FRAÇÃO. PARA OS ALUNOS BOLSISTAS, O PPP É UM DOCUMENTO NORTEADOR PARA A ESCOLA E QUE DEVE ESTAR SEMPRE EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO, POIS É NELE QUE CONTÉM OS CAMINHOS QUE A ESCOLA DEVE SEGUIR, BEM COMO O TIPO DE ALUNO QUE TEMOS E QUE QUEREMOS FORMAR, SENDO QUE NÃO É CRIADO APENAS PELA GESTÃO ESCOLAR, MAS, POR REPRESENTANTES DE TODA SUA COMUNIDADE. ADEMAIS, O CURRÍCULO ESCOLAR É A ESPINHA DORSAL DE TODO PROCESSO EDUCATIVO, DANDO AO PROFESSOR A DIRETRIZ PARA O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM, E QUE ASSIM, COMO O PPP TAMBÉM NÃO É ESTÁTICO, OU SEJA, ESTÁ SEMPRE EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.