A BIOLOGIA É CONSIDERADA DIFÍCIL EM VIRTUDE DAS NOMENCLATURAS. A INSERÇÃO DO LÚDICO SURGE COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA FACILITADORA DO ENSINO. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PARCERIA CES/UFCG, E A E.E.E.F.M. JOSÉ ROLDERICK DE OLIVEIRA, NOVA FLORESTA-PB), JULGOU NECESSÁRIO A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS, PARA FACILITAR O ENSINO DA BIOLOGIA. ESSE TRABALHO OBJETIVOU A ELABORAÇÃO DO “BIOSSÁRIO: O JOGO DAS PALAVRAS” PARA CONTRIBUIR NO PROCESSO DE COMPREENSÃO DA ETIMOLOGIA, APRENDIZAGEM, CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO NO COTIDIANO, UMA VEZ QUE OS LIVROS ATUAIS NÃO TRAZEM O GLOSSÁRIO. FORAM ENTREVISTADOS 57 ESTUDANTES DOS 1ºS ANOS (ENSINO MÉDIO), A PARTIR DE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO. VERIFICOU-SE QUE 81% DOS ENTREVISTADOS AFIRMARAM QUE GOSTAM DE ESTUDAR BIOLOGIA, ENTRETANTO 37% ALEGARAM QUE A MAIOR DIFICULDADE PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA BIOLOGIA SÃO AS PALAVRAS DIFÍCEIS. DOS ENTREVISTADOS 36% APLICARAM ADEQUADAMENTE ESTUDO DA VIDA PARA PALAVRA ASSOCIADA À BIOLOGIA. SOBRE ATIVIDADES LÚDICAS, 91% AFIRMARAM QUE FACILITAM A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. A PARTIR DESTES DADOS FORAM ELABORADOS JOGOS A SEREM APLICADOS QUE INCLUÍRAM: ESTUDO ETIMOLÓGICO/GLOSSÁRIO; TABULEIRO-BIO; RODA-BIO E BIO-TRILHA DO CONHECIMENTO. NOTORIAMENTE, 70% DOS ESTUDANTES, APÓS O TERCEIRO JOGO APLICADO CONSEGUIU ASSOCIAR PALAVRAS, SIGNIFICADOS E RESPECTIVAS DEFINIÇÕES NO CONTEXTO BIOLÓGICO E COTIDIANO. ESSE TRABALHO CONTRIBUIU PARA O FAVORECIMENTO DE VÁRIOS ASPECTOS COMO SOCIALIZAÇÃO, ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO, BEM COMO ENTENDIMENTO SOBRE A NECESSIDADE DE IMPLANTAR O BIOSSÁRIO COMO CONTEÚDO BÁSICO NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO.