Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA BIOLOGIA ATRAVÉS DO BIOSSÁRIO: O JOGO DAS PALAVRAS.

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, LÚDICO, ETIMOLOGIA Comunicação Oral (CO) AT 13: Educação em debate
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56688
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 248
    "inscrito_id" => 840
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA BIOLOGIA ATRAVÉS DO BIOSSÁRIO: O JOGO DAS PALAVRAS."
    "resumo" => "A BIOLOGIA É CONSIDERADA DIFÍCIL EM VIRTUDE DAS NOMENCLATURAS. A INSERÇÃO DO LÚDICO SURGE COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA FACILITADORA DO ENSINO. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PARCERIA CES/UFCG, E A E.E.E.F.M. JOSÉ ROLDERICK DE OLIVEIRA, NOVA FLORESTA-PB), JULGOU NECESSÁRIO A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS, PARA FACILITAR O ENSINO DA BIOLOGIA. ESSE TRABALHO OBJETIVOU A ELABORAÇÃO DO “BIOSSÁRIO: O JOGO DAS PALAVRAS” PARA CONTRIBUIR NO PROCESSO DE COMPREENSÃO DA ETIMOLOGIA, APRENDIZAGEM, CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO NO COTIDIANO, UMA VEZ QUE OS LIVROS ATUAIS NÃO TRAZEM O GLOSSÁRIO. FORAM ENTREVISTADOS 57 ESTUDANTES DOS 1ºS ANOS (ENSINO MÉDIO), A PARTIR DE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO. VERIFICOU-SE QUE 81% DOS ENTREVISTADOS AFIRMARAM QUE GOSTAM DE ESTUDAR BIOLOGIA, ENTRETANTO 37% ALEGARAM QUE A MAIOR DIFICULDADE PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA BIOLOGIA SÃO AS PALAVRAS DIFÍCEIS. DOS ENTREVISTADOS 36% APLICARAM ADEQUADAMENTE ESTUDO DA VIDA PARA PALAVRA ASSOCIADA À BIOLOGIA. SOBRE ATIVIDADES LÚDICAS, 91% AFIRMARAM QUE FACILITAM A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. A PARTIR DESTES DADOS FORAM ELABORADOS JOGOS A SEREM APLICADOS QUE INCLUÍRAM: ESTUDO ETIMOLÓGICO/GLOSSÁRIO; TABULEIRO-BIO; RODA-BIO E BIO-TRILHA DO CONHECIMENTO. NOTORIAMENTE, 70% DOS ESTUDANTES, APÓS O TERCEIRO JOGO APLICADO CONSEGUIU ASSOCIAR PALAVRAS, SIGNIFICADOS E RESPECTIVAS DEFINIÇÕES NO CONTEXTO BIOLÓGICO E COTIDIANO. ESSE TRABALHO CONTRIBUIU PARA O FAVORECIMENTO DE VÁRIOS ASPECTOS COMO SOCIALIZAÇÃO, ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO, BEM COMO ENTENDIMENTO SOBRE A NECESSIDADE DE IMPLANTAR O BIOSSÁRIO COMO CONTEÚDO BÁSICO NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, LÚDICO, ETIMOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID840_29062019145535.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIANE MONTEIRO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LAIANE MONTEIRO"
    "autor_email" => "laianemdl@outlook.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56688
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 248
    "inscrito_id" => 840
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA BIOLOGIA ATRAVÉS DO BIOSSÁRIO: O JOGO DAS PALAVRAS."
    "resumo" => "A BIOLOGIA É CONSIDERADA DIFÍCIL EM VIRTUDE DAS NOMENCLATURAS. A INSERÇÃO DO LÚDICO SURGE COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA FACILITADORA DO ENSINO. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PARCERIA CES/UFCG, E A E.E.E.F.M. JOSÉ ROLDERICK DE OLIVEIRA, NOVA FLORESTA-PB), JULGOU NECESSÁRIO A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS, PARA FACILITAR O ENSINO DA BIOLOGIA. ESSE TRABALHO OBJETIVOU A ELABORAÇÃO DO “BIOSSÁRIO: O JOGO DAS PALAVRAS” PARA CONTRIBUIR NO PROCESSO DE COMPREENSÃO DA ETIMOLOGIA, APRENDIZAGEM, CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO NO COTIDIANO, UMA VEZ QUE OS LIVROS ATUAIS NÃO TRAZEM O GLOSSÁRIO. FORAM ENTREVISTADOS 57 ESTUDANTES DOS 1ºS ANOS (ENSINO MÉDIO), A PARTIR DE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO. VERIFICOU-SE QUE 81% DOS ENTREVISTADOS AFIRMARAM QUE GOSTAM DE ESTUDAR BIOLOGIA, ENTRETANTO 37% ALEGARAM QUE A MAIOR DIFICULDADE PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA BIOLOGIA SÃO AS PALAVRAS DIFÍCEIS. DOS ENTREVISTADOS 36% APLICARAM ADEQUADAMENTE ESTUDO DA VIDA PARA PALAVRA ASSOCIADA À BIOLOGIA. SOBRE ATIVIDADES LÚDICAS, 91% AFIRMARAM QUE FACILITAM A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. A PARTIR DESTES DADOS FORAM ELABORADOS JOGOS A SEREM APLICADOS QUE INCLUÍRAM: ESTUDO ETIMOLÓGICO/GLOSSÁRIO; TABULEIRO-BIO; RODA-BIO E BIO-TRILHA DO CONHECIMENTO. NOTORIAMENTE, 70% DOS ESTUDANTES, APÓS O TERCEIRO JOGO APLICADO CONSEGUIU ASSOCIAR PALAVRAS, SIGNIFICADOS E RESPECTIVAS DEFINIÇÕES NO CONTEXTO BIOLÓGICO E COTIDIANO. ESSE TRABALHO CONTRIBUIU PARA O FAVORECIMENTO DE VÁRIOS ASPECTOS COMO SOCIALIZAÇÃO, ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO, BEM COMO ENTENDIMENTO SOBRE A NECESSIDADE DE IMPLANTAR O BIOSSÁRIO COMO CONTEÚDO BÁSICO NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, LÚDICO, ETIMOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID840_29062019145535.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIANE MONTEIRO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LAIANE MONTEIRO"
    "autor_email" => "laianemdl@outlook.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

A BIOLOGIA É CONSIDERADA DIFÍCIL EM VIRTUDE DAS NOMENCLATURAS. A INSERÇÃO DO LÚDICO SURGE COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA FACILITADORA DO ENSINO. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PARCERIA CES/UFCG, E A E.E.E.F.M. JOSÉ ROLDERICK DE OLIVEIRA, NOVA FLORESTA-PB), JULGOU NECESSÁRIO A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS, PARA FACILITAR O ENSINO DA BIOLOGIA. ESSE TRABALHO OBJETIVOU A ELABORAÇÃO DO “BIOSSÁRIO: O JOGO DAS PALAVRAS” PARA CONTRIBUIR NO PROCESSO DE COMPREENSÃO DA ETIMOLOGIA, APRENDIZAGEM, CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO NO COTIDIANO, UMA VEZ QUE OS LIVROS ATUAIS NÃO TRAZEM O GLOSSÁRIO. FORAM ENTREVISTADOS 57 ESTUDANTES DOS 1ºS ANOS (ENSINO MÉDIO), A PARTIR DE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO. VERIFICOU-SE QUE 81% DOS ENTREVISTADOS AFIRMARAM QUE GOSTAM DE ESTUDAR BIOLOGIA, ENTRETANTO 37% ALEGARAM QUE A MAIOR DIFICULDADE PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA BIOLOGIA SÃO AS PALAVRAS DIFÍCEIS. DOS ENTREVISTADOS 36% APLICARAM ADEQUADAMENTE ESTUDO DA VIDA PARA PALAVRA ASSOCIADA À BIOLOGIA. SOBRE ATIVIDADES LÚDICAS, 91% AFIRMARAM QUE FACILITAM A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. A PARTIR DESTES DADOS FORAM ELABORADOS JOGOS A SEREM APLICADOS QUE INCLUÍRAM: ESTUDO ETIMOLÓGICO/GLOSSÁRIO; TABULEIRO-BIO; RODA-BIO E BIO-TRILHA DO CONHECIMENTO. NOTORIAMENTE, 70% DOS ESTUDANTES, APÓS O TERCEIRO JOGO APLICADO CONSEGUIU ASSOCIAR PALAVRAS, SIGNIFICADOS E RESPECTIVAS DEFINIÇÕES NO CONTEXTO BIOLÓGICO E COTIDIANO. ESSE TRABALHO CONTRIBUIU PARA O FAVORECIMENTO DE VÁRIOS ASPECTOS COMO SOCIALIZAÇÃO, ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO, BEM COMO ENTENDIMENTO SOBRE A NECESSIDADE DE IMPLANTAR O BIOSSÁRIO COMO CONTEÚDO BÁSICO NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.