Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO DO SEMIÁRIDO

Palavra-chaves: RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, SEMIÁRIDO Comunicação Oral (CO) AT 09: Geociências e Geografia: pesquisa, ensino e novas metodologias
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56848
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 632
    "inscrito_id" => 2090
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE  RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO DO SEMIÁRIDO"
    "resumo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO DO SEMIÁRIDO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESPAÇO GEOGRÁFICO, OU SEJA, O MUNDO E SUAS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS. CONTUDO, PARA QUE O ENSINO DESSA DISCIPLINA SEJA PROVEITOSO, DEVEM-SE CONSIDERAR AS NECESSIDADES DOS ALUNOS E O DIA A DIA, POIS É FAZENDO A RELAÇÃO COM O MEIO EM QUE CONVIVEM QUE É POSSÍVEL TER UM ENSINO DE QUALIDADE NA REFERIDA DISCIPLINA. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR OS RECURSOS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DO CAMPO DO SEMIÁRIDO  E RELATAR A CONTRIBUIÇÃO DESSES RECURSOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO NA  ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA ILDEFONSO ANSELMO DA SILVA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE AMPARO – PB. A PESQUISA É IMPORTANTE, POIS CONSIDERAMOS QUE O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESPAÇO GEOGRÁFICO, OU SEJA, O MUNDO E SUAS PROBLEMÁTICAS, PROBLEMAS SOCIAIS E AMBIENTAIS, MAS QUE ATENDA ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS E DO SEU DIA A DIA, POIS É FAZENDO A RELAÇÃO COM O MEIO EM QUE CONVIVEM QUE É POSSÍVEL TER UM ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUALIDADE NA GEOGRAFIA. PARA EXECUÇÃO DESSA PESQUISA, UTILIZAMOS OS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO, QUE FOI DIVIDIDA EM MOMENTOS DE CAPACITAÇÕES/PRODUÇÕES E EXPERIMENTAÇÃO NOS CONTEXTOS ACADÊMICO E ESCOLAR. VERIFICAMOS, AO CONCLUIRMOS O PROJETO DE EXTENSÃO, QUE OS RECURSOS DIDÁTICOS PRODUZIDOS E EXPERIMENTADOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA, EM ARTICULAÇÃO COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO, TORNARAM-SE UM POTENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: pesquisa, ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, SEMIÁRIDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA9_ID2090_11072019201047.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANO CUSTÓDIO"
    "autor_email" => "fabiano.geografia@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56848
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 632
    "inscrito_id" => 2090
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE  RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO DO SEMIÁRIDO"
    "resumo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO DO SEMIÁRIDO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESPAÇO GEOGRÁFICO, OU SEJA, O MUNDO E SUAS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS. CONTUDO, PARA QUE O ENSINO DESSA DISCIPLINA SEJA PROVEITOSO, DEVEM-SE CONSIDERAR AS NECESSIDADES DOS ALUNOS E O DIA A DIA, POIS É FAZENDO A RELAÇÃO COM O MEIO EM QUE CONVIVEM QUE É POSSÍVEL TER UM ENSINO DE QUALIDADE NA REFERIDA DISCIPLINA. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR OS RECURSOS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DO CAMPO DO SEMIÁRIDO  E RELATAR A CONTRIBUIÇÃO DESSES RECURSOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO NA  ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA ILDEFONSO ANSELMO DA SILVA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE AMPARO – PB. A PESQUISA É IMPORTANTE, POIS CONSIDERAMOS QUE O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESPAÇO GEOGRÁFICO, OU SEJA, O MUNDO E SUAS PROBLEMÁTICAS, PROBLEMAS SOCIAIS E AMBIENTAIS, MAS QUE ATENDA ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS E DO SEU DIA A DIA, POIS É FAZENDO A RELAÇÃO COM O MEIO EM QUE CONVIVEM QUE É POSSÍVEL TER UM ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUALIDADE NA GEOGRAFIA. PARA EXECUÇÃO DESSA PESQUISA, UTILIZAMOS OS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO, QUE FOI DIVIDIDA EM MOMENTOS DE CAPACITAÇÕES/PRODUÇÕES E EXPERIMENTAÇÃO NOS CONTEXTOS ACADÊMICO E ESCOLAR. VERIFICAMOS, AO CONCLUIRMOS O PROJETO DE EXTENSÃO, QUE OS RECURSOS DIDÁTICOS PRODUZIDOS E EXPERIMENTADOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA, EM ARTICULAÇÃO COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO, TORNARAM-SE UM POTENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: pesquisa, ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, SEMIÁRIDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA9_ID2090_11072019201047.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANO CUSTÓDIO"
    "autor_email" => "fabiano.geografia@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO DO SEMIÁRIDO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESPAÇO GEOGRÁFICO, OU SEJA, O MUNDO E SUAS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS. CONTUDO, PARA QUE O ENSINO DESSA DISCIPLINA SEJA PROVEITOSO, DEVEM-SE CONSIDERAR AS NECESSIDADES DOS ALUNOS E O DIA A DIA, POIS É FAZENDO A RELAÇÃO COM O MEIO EM QUE CONVIVEM QUE É POSSÍVEL TER UM ENSINO DE QUALIDADE NA REFERIDA DISCIPLINA. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR OS RECURSOS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DO CAMPO DO SEMIÁRIDO E RELATAR A CONTRIBUIÇÃO DESSES RECURSOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA ILDEFONSO ANSELMO DA SILVA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE AMPARO – PB. A PESQUISA É IMPORTANTE, POIS CONSIDERAMOS QUE O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESPAÇO GEOGRÁFICO, OU SEJA, O MUNDO E SUAS PROBLEMÁTICAS, PROBLEMAS SOCIAIS E AMBIENTAIS, MAS QUE ATENDA ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS E DO SEU DIA A DIA, POIS É FAZENDO A RELAÇÃO COM O MEIO EM QUE CONVIVEM QUE É POSSÍVEL TER UM ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUALIDADE NA GEOGRAFIA. PARA EXECUÇÃO DESSA PESQUISA, UTILIZAMOS OS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO, QUE FOI DIVIDIDA EM MOMENTOS DE CAPACITAÇÕES/PRODUÇÕES E EXPERIMENTAÇÃO NOS CONTEXTOS ACADÊMICO E ESCOLAR. VERIFICAMOS, AO CONCLUIRMOS O PROJETO DE EXTENSÃO, QUE OS RECURSOS DIDÁTICOS PRODUZIDOS E EXPERIMENTADOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA, EM ARTICULAÇÃO COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO, TORNARAM-SE UM POTENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.