O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO DO SEMIÁRIDO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESPAÇO GEOGRÁFICO, OU SEJA, O MUNDO E SUAS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS. CONTUDO, PARA QUE O ENSINO DESSA DISCIPLINA SEJA PROVEITOSO, DEVEM-SE CONSIDERAR AS NECESSIDADES DOS ALUNOS E O DIA A DIA, POIS É FAZENDO A RELAÇÃO COM O MEIO EM QUE CONVIVEM QUE É POSSÍVEL TER UM ENSINO DE QUALIDADE NA REFERIDA DISCIPLINA. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR OS RECURSOS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DO CAMPO DO SEMIÁRIDO E RELATAR A CONTRIBUIÇÃO DESSES RECURSOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA ILDEFONSO ANSELMO DA SILVA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE AMPARO – PB. A PESQUISA É IMPORTANTE, POIS CONSIDERAMOS QUE O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESPAÇO GEOGRÁFICO, OU SEJA, O MUNDO E SUAS PROBLEMÁTICAS, PROBLEMAS SOCIAIS E AMBIENTAIS, MAS QUE ATENDA ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS E DO SEU DIA A DIA, POIS É FAZENDO A RELAÇÃO COM O MEIO EM QUE CONVIVEM QUE É POSSÍVEL TER UM ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUALIDADE NA GEOGRAFIA. PARA EXECUÇÃO DESSA PESQUISA, UTILIZAMOS OS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO, QUE FOI DIVIDIDA EM MOMENTOS DE CAPACITAÇÕES/PRODUÇÕES E EXPERIMENTAÇÃO NOS CONTEXTOS ACADÊMICO E ESCOLAR. VERIFICAMOS, AO CONCLUIRMOS O PROJETO DE EXTENSÃO, QUE OS RECURSOS DIDÁTICOS PRODUZIDOS E EXPERIMENTADOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA, EM ARTICULAÇÃO COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO, TORNARAM-SE UM POTENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA.