Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

TRILHA PEDOLÓGICA: A PEDAGOGIA DO SOLO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM SOLOS, ENSINO DE SOLOS, METODOLOGIAS INOVADORAS Pôster (PO) AT 14: Ciência, Educação e Popularização
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57275
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 510
    "inscrito_id" => 1394
    "titulo" => "TRILHA PEDOLÓGICA: A PEDAGOGIA DO SOLO"
    "resumo" => "O AVANÇO DA DEGRADAÇÃO DO SOLO É EXPRESIVO E COMPROMETE A MANUTENÇÃO DA VIDA SOBRE A TERRA, SENDO URGENTES ATIVIDADES QUE BUSQUEM A POPULARIZAÇÃO DOS CONCEITOS SOBRE ESSE RECURSO AMBIENTAL PARA MINIMIZAR OS PROCESSOS DE DEVASTAÇÃO E PERDAS DE SOLO E A ESCOLA É O ESPAÇO IDEAL PARA INICIAR ESSA ATIVIDADE DE SENSIBILIZAÇÃO E DESPERTAMENTO. NA INCESSANTE BUSCA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE SOLOS, QUE ATENDA AOS PRESSUPOSTOS DOS PARÂMETROS DE CURRICULARES NACIONAL (PCNS), E DE FUGA DO ENSINO TRADICIONAL, O TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS AÇÕES DO PROJETO SOLO NA ESCOLA/UFCG, FOCANDO NAS TRILHAS PEDOLÓGICAS INTERPRETATIVAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DIALÓGICA PARA SOCIALIZAR CONCEITOS SOBRE O SOLO E FAZER UMA ANALISE DO USO DESTA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA. AS ATIVIDADES SÃO DESENVOLVIDAS ROTINEIRAMENTE NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFCG, NO CARIRI PARAIBANO, E TEM COMO REFERÊNCIA O ESPAÇO DE EDUCAÇÃO EM SOLOS. OS RESULTADOS OBTIDOS TEM SIDO EXPRESSIVOS E SURPREENDENTES, MOSTRANDO-SE UM CAMINHO FRUTÍFERO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTAIS DO ENSINO DE SOLOS PARA AS TURMAS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL E MÉDIO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 14: Ciência, Educação e Popularização"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SOLOS, ENSINO DE SOLOS, METODOLOGIAS INOVADORAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA14_ID1394_01072019201418.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVSON DE SOUSA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "IVSON SOUSA"
    "autor_email" => "ivsonsousa33@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57275
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 510
    "inscrito_id" => 1394
    "titulo" => "TRILHA PEDOLÓGICA: A PEDAGOGIA DO SOLO"
    "resumo" => "O AVANÇO DA DEGRADAÇÃO DO SOLO É EXPRESIVO E COMPROMETE A MANUTENÇÃO DA VIDA SOBRE A TERRA, SENDO URGENTES ATIVIDADES QUE BUSQUEM A POPULARIZAÇÃO DOS CONCEITOS SOBRE ESSE RECURSO AMBIENTAL PARA MINIMIZAR OS PROCESSOS DE DEVASTAÇÃO E PERDAS DE SOLO E A ESCOLA É O ESPAÇO IDEAL PARA INICIAR ESSA ATIVIDADE DE SENSIBILIZAÇÃO E DESPERTAMENTO. NA INCESSANTE BUSCA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE SOLOS, QUE ATENDA AOS PRESSUPOSTOS DOS PARÂMETROS DE CURRICULARES NACIONAL (PCNS), E DE FUGA DO ENSINO TRADICIONAL, O TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS AÇÕES DO PROJETO SOLO NA ESCOLA/UFCG, FOCANDO NAS TRILHAS PEDOLÓGICAS INTERPRETATIVAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DIALÓGICA PARA SOCIALIZAR CONCEITOS SOBRE O SOLO E FAZER UMA ANALISE DO USO DESTA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA. AS ATIVIDADES SÃO DESENVOLVIDAS ROTINEIRAMENTE NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFCG, NO CARIRI PARAIBANO, E TEM COMO REFERÊNCIA O ESPAÇO DE EDUCAÇÃO EM SOLOS. OS RESULTADOS OBTIDOS TEM SIDO EXPRESSIVOS E SURPREENDENTES, MOSTRANDO-SE UM CAMINHO FRUTÍFERO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTAIS DO ENSINO DE SOLOS PARA AS TURMAS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL E MÉDIO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 14: Ciência, Educação e Popularização"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SOLOS, ENSINO DE SOLOS, METODOLOGIAS INOVADORAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA14_ID1394_01072019201418.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVSON DE SOUSA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "IVSON SOUSA"
    "autor_email" => "ivsonsousa33@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O AVANÇO DA DEGRADAÇÃO DO SOLO É EXPRESIVO E COMPROMETE A MANUTENÇÃO DA VIDA SOBRE A TERRA, SENDO URGENTES ATIVIDADES QUE BUSQUEM A POPULARIZAÇÃO DOS CONCEITOS SOBRE ESSE RECURSO AMBIENTAL PARA MINIMIZAR OS PROCESSOS DE DEVASTAÇÃO E PERDAS DE SOLO E A ESCOLA É O ESPAÇO IDEAL PARA INICIAR ESSA ATIVIDADE DE SENSIBILIZAÇÃO E DESPERTAMENTO. NA INCESSANTE BUSCA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE SOLOS, QUE ATENDA AOS PRESSUPOSTOS DOS PARÂMETROS DE CURRICULARES NACIONAL (PCNS), E DE FUGA DO ENSINO TRADICIONAL, O TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS AÇÕES DO PROJETO SOLO NA ESCOLA/UFCG, FOCANDO NAS TRILHAS PEDOLÓGICAS INTERPRETATIVAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DIALÓGICA PARA SOCIALIZAR CONCEITOS SOBRE O SOLO E FAZER UMA ANALISE DO USO DESTA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA. AS ATIVIDADES SÃO DESENVOLVIDAS ROTINEIRAMENTE NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFCG, NO CARIRI PARAIBANO, E TEM COMO REFERÊNCIA O ESPAÇO DE EDUCAÇÃO EM SOLOS. OS RESULTADOS OBTIDOS TEM SIDO EXPRESSIVOS E SURPREENDENTES, MOSTRANDO-SE UM CAMINHO FRUTÍFERO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTAIS DO ENSINO DE SOLOS PARA AS TURMAS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.