NO TOCANTE AO ENSINO DE BIOLOGIA, TRABALHOS QUE IDENTIFIQUEM OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES PODEM AUXILIAR O PROFESSOR NO PLANEJAMENTO DE SUAS AULAS RELACIONANDO O CONTEÚDO AOS INTERESSES DOS ALUNOS, CONTRIBUINDO PARA UMA MELHOR MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS EM SALA DE AULA. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DO TRABALHO CONSISTIU EM IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ABELHAS E FLORES JUNTO AOS INGRESSANTES NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM APICULTURA DO IFRN, DO CAMPUS PAU DO FERROS, RN. O TRABALHO FOI REALIZADO NO IFRN, JUNTO AOS ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM APICULTURA. A METODOLOGIA BASEOU-SE NOS TRABALHOS DE OLIVEIRA, AZEVEDO E SODRÉ-NETO (2016) E SANTOS ET AL. (2019), REALIZADA EM TRÊS ETAPAS: ETAPA 1→ ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO; ETAPA 2→ APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO NA ESCOLA; ETAPA 3→ ANÁLISE DOS DADOS. OS DADOS QUALI E QUANTITATIVOS FORAM CATEGORIZADOS E ORGANIZADOS DE ACORDO COM A PROPORÇÃO DA APRESENTAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS. A PESQUISA FOI REALIZADA JUNTO A 62 ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 14 A 15 ANOS. OS ALUNOS FORAM QUESTIONADOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AS ABELHAS E AS FLORES. OBSERVAMOS QUE OS ALUNOS ATRIBUÍRAM CONHECIMENTO BIOLÓGICOS IMPORTANTES QUE PODEM SER MELHOR FUNDAMENTADOS E APROFUNDADOS JUNTO AOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA (ZOOLOGIA, ECOLOGIA E DE COMPORTAMENTO ANIMAL), UMA VEZ QUE ESTES POSSUEM CONHECIMENTO PRÉVIOS SIGNIFICATIVOS PARA MUDANÇA CONCEITUAL E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA JUNTO À DISCIPLINA DE BIOLOGIA..